Aula | 6° ano • Geologia • 4° bimestre

Aula | 6° ano • Geologia • 4° bimestre 

0. Sondagem



Eixo: Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida

Objetos de Conhecimento:

A formação geológica da Terra e seus fenômenos endógenos (camadas da Terra, tempo geológico, tectonismo etc.)
Fenômenos exógenos da Terra (dinâmica climática, erosão/intemperismo, agentes modeladores do relevo, ciclo hidrológico etc.)
Sistema Solar: posição da Terra, seus movimentos e as estações do ano

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EF06G11) Desenvolver as primeiras noções de tempo geológico.
(EF06G12) Identificar e analisar as interações da dinâmica interna e externa da Terra.
(EF06G13) Compreender a origem da crosta e a formação dos continentes.
(EF06G14) Analisar e compreender os fenômenos internos e externos modificadores dos relevos.
(EF06G15) Relacionar os movimentos da Terra com as estações do ano.
Metodologias Ativas:

Parte 1: Introdução aos Fenômenos Geológicos 

Vamos ler o texto: 


Vamos para área interna da terra, ou seja, para os fenômenos endógenos. Lembre-se de anotar perguntas no processo, aqueles que tiverem as melhores perguntas ganham mais pontos:

 

Imaginando o interior da terra: 






Vamos as imagens: 

E se pudéssemos cortar o mundo como uma fatia de melancia? 

E o que isso causa? 

A) Tectonismo. Veja o movimento que ocorre no manto: 

i. Corrente de convecção
ii. Placas tectônicas: 

B. Vulcanismo. Veja a representação abaixo: 


C. Terremotos. Veja a ilustração abaixo:
como isso influência o relevo? 
Parte  2: Fenômenos Exógenos e Modelagem de Relevo
Quais os tipos de intemperismos? 
Exemplos de intemperismo físico: 

exemplos de intemperismo químico e biológico: 
Tipos de erosão moldados por fenômenos exógenos:

Dividir os alunos em grupos pequenos.
Fornecer massinha de modelar e pedaços de papelão.

Os alunos devem criar maquetes representando diferentes relevos e identificar os fenômenos externos que os moldaram. Confirme imagem acima.

Apresentação em grupo para compartilhar descobertas, com questionário para turma.

Parte 3: Tempo Geológico e Formação dos Continentes

Veja o vídeo: 


Veja a imagem:


Explorar o conceito de tempo geológico.
Apresentar informações sobre a origem da crosta terrestre e a formação dos continentes.
Atividade escrita para consolidar o conhecimento.

Parte  4: Relação entre Movimentos da Terra e Estações do Ano 
 Veja as imagens e tente criar sozinho uma explicação: 

Ouça a explicação do professor, e faça a análise do erro:

Avaliação:

Os alunos serão avaliados com base na participação ativa nas atividades em grupo, na precisão das maquetes de relevo e no entendimento demonstrado nas atividades escritas.

Recursos Necessários:

Massinha de modelar, papelão, recursos visuais (imagens e vídeos), materiais para a atividade escrita.
Este plano de aula em quatro etapas visa promover a participação ativa dos alunos por meio de metodologias ativas, facilitando a compreensão dos objetos de conhecimento relacionados à geologia e à Terra.



Comentários