Aula | 6° ano • Geologia • 4° bimestre
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Eixo: Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida
Objetos de Conhecimento:
A formação geológica da Terra e seus fenômenos endógenos (camadas da Terra, tempo geológico, tectonismo etc.)
Fenômenos exógenos da Terra (dinâmica climática, erosão/intemperismo, agentes modeladores do relevo, ciclo hidrológico etc.)
Sistema Solar: posição da Terra, seus movimentos e as estações do ano
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EF06G11) Desenvolver as primeiras noções de tempo geológico.
(EF06G12) Identificar e analisar as interações da dinâmica interna e externa da Terra.
(EF06G13) Compreender a origem da crosta e a formação dos continentes.
(EF06G14) Analisar e compreender os fenômenos internos e externos modificadores dos relevos.
(EF06G15) Relacionar os movimentos da Terra com as estações do ano.
Metodologias Ativas:
Parte 1: Introdução aos Fenômenos Geológicos
Vamos ler o texto:
Vamos para área interna da terra, ou seja, para os fenômenos endógenos. Lembre-se de anotar perguntas no processo, aqueles que tiverem as melhores perguntas ganham mais pontos:
Imaginando o interior da terra:
Vamos as imagens:
E se pudéssemos cortar o mundo como uma fatia de melancia?
E o que isso causa?
A) Tectonismo. Veja o movimento que ocorre no manto:
i. Corrente de convecção
ii. Placas tectônicas:
B. Vulcanismo. Veja a representação abaixo:
C. Terremotos. Veja a ilustração abaixo:
Parte 2: Fenômenos Exógenos e Modelagem de Relevo
Quais os tipos de intemperismos?
Exemplos de intemperismo físico:
Tipos de erosão moldados por fenômenos exógenos:
Dividir os alunos em grupos pequenos.
Fornecer massinha de modelar e pedaços de papelão.
Os alunos devem criar maquetes representando diferentes relevos e identificar os fenômenos externos que os moldaram. Confirme imagem acima.
Apresentação em grupo para compartilhar descobertas, com questionário para turma.
Parte 3: Tempo Geológico e Formação dos Continentes
Veja o vídeo:
Veja a imagem:
Explorar o conceito de tempo geológico.
Apresentar informações sobre a origem da crosta terrestre e a formação dos continentes.
Atividade escrita para consolidar o conhecimento.
Parte 4: Relação entre Movimentos da Terra e Estações do Ano
Veja as imagens e tente criar sozinho uma explicação:
Ouça a explicação do professor, e faça a análise do erro:
Avaliação:
Os alunos serão avaliados com base na participação ativa nas atividades em grupo, na precisão das maquetes de relevo e no entendimento demonstrado nas atividades escritas.
Recursos Necessários:
Massinha de modelar, papelão, recursos visuais (imagens e vídeos), materiais para a atividade escrita.
Este plano de aula em quatro etapas visa promover a participação ativa dos alunos por meio de metodologias ativas, facilitando a compreensão dos objetos de conhecimento relacionados à geologia e à Terra.
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