Geologia: O que é?

Geologia: O que é?

Prof. William Poiato





Geologia é, como o nome já indicia, o estudo da 'lógica' da terra. Ou seja, o estudo daquilo que compõe o planeta Terra, seus elementos, formas, disposições e localidades.

Uma observação mais atenta à esta definição nos coloca a necessidade de acrescentar que são elementos físicos, sólidos que compõem esta totalidade.

Uma terceira definição, mais simples, seria o estudo da litosfera, e as camadas mais profundas, além dela.




A frieza destas definições não percebem a função da geologia como a ciência histórica da natureza [1], que estuda o processo histórico-geológico.

A tarefa da geologia é estudar a história da Terra como um todo e suas várias esferas, camadas ou estratos e o núcleo. Diferentemente da Geofisica e Geoquímica, que não tratam da história desta esfera, mas de partes dela, da história e da esfera é uma uma ciência preocupada com a evolução do planeta Terra, os objetos, pensados nas outras disciplinas, aqui se somam a um contexto global de formação e estratificação. As ciências da terra se agrupam desta maneira[1]:


Diferentemente da Geologia, que tem as perspectivas abaixo[1]:








Formando assim uma ciência com quatro grandes finalidades[1]:




(1) descoberta e estudo dos processos naturais contemporâneos por várias ciências naturais e tecnológicas;

(2) descoberta de traços de processos similares no passado geológico;

(3) estudo das condições, tempo, lugar e leis de desenvolvimento dos processos naturais com base na síntese existente das ciências que tratam da história da Terra e o suplemento de conhecimento do processo histórico-geológico com base nos dados recém-obtidos;

(4) predição do futuro curso de desenvolvimento dos processos geológicos com base na análise dos dados disponíveis e sua relação com o desenvolvimento geral do processo histórico-geológico.

Estamos diante do que se pensa como 'raciocínio geológico'[2] que é uma ciência que por compreender uma variedade de eventos e tentar explica-los, não em si mesmos, mas diante de uma totalidade espaço-tempo do planeta Terra, estamos diante de uma ciência interpretativa, hermenêutica, que tenta ler o mundo a sua volta - percebendo o cientista (geólogo) também como fator ativo neste processo- e uma ciência histórica que constrói uma narrativa da origem do planeta Terra até os dias atuais.

Estão, se a ciência geologia se distingue hoje da geografia de forma tão latente, por que estuda-la na geografia do ensino básico?

Dentro do pensamento geográfico (como já discutido quando nos perguntamos o que é geografia) existe o conceito de espaço, que deve ser estudado. O espaço é algo concreto, onde as coisas estão e podem estar, onde a realidade concreta se imprime. Esta concepção simples esbarra em um problema, nós não conhecemos todo o espaço do universo, não percebemos por completo, para solucionar esta questão os filósofos desenvolveram a ideia de que, o espaço é tudo aquilo que o homem já percebeu, como mundo externo a ele mesmo. Espaço é tudo aquilo que já foi conhecido, o espaço-geográfico é por sua vez todas as relações que conhecemos, relacionadas ao ambiente, ou seja as compreensões processuais da geologia se encaixam aqui .



O mesmo motivo que levou o estudo e levantamento da Terra e a sua compreensão dentro de um tempo mais longo e amplo (na escala dos milhões) a ser inicialmente uma disciplina plenamente geográfica a habilita para ser pensada como parte do currículo de geografia no ensino de base.

Neste ponto ainda ainda resta uma inquietação, por que estuda-la no ensino de base, afinal?

Podemos pensar em 10 motivos para estuda-la na educação básica [3]:

a) O currículo de ciências é fragmentado, a geologia ajuda a unir os pontos, compreender a totalidade

b) Uma visão humanista de mundo, na incursão do pensamento das potencialidades do ser humano de transformar o mundo ou não.

c)visão de conjunto do funcionamento do Sistema Terra, necessária para o entendimento da complexa dinâmica do planeta.

d) Perspectiva temporal das mudanças que afetaram nosso planeta e os seres vivos que o povoaram

e) Formação sobre causas dos riscos geológicos e suas consequências para a humanidade

f) A sequencia de descobertas desta ciência a colocam com titulo de 'atualidades'

g) Questão dos recursos disponíveis versus sustentabilidade do planeta

h) Preparação e orientação para estudos posteriores ou para a reflexão crítica da atividade humana no planeta.

i) Formação sobre variados procedimentos científicos

j) As Geociências ajudam a formar uma perspectiva planetária



De forma geral, tal conteúdo é adicionado aos currículos para que os estudantes adquiram a habilidade do 'raciocínio geológico' e a compreensão deste planeta em movimento.


Referências:

[3] CARNEIRO, CELSO DAL RÉ et al. DEZ MOTIVOS PARA A INCLUSÃO DE TEMAS DE GEOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.Revista Brasileira de Geociências.34(4):553-560, dezembro de 2004

[2]Frodeman R.. O raciocínio geológico: a geologia como uma ciência interpretativa e histórica. Terræ Didatica, 6(2):85-99, 2010


[1] POTAPOVA, M.S.. Geologia como uma ciência histórica da natureza. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 86-90, jun. 2015.

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