Aula | 6° Ano | Elementos da Cartografia

 



Aula | 6° Ano | Elementos da Cartografia 



Oque? Elementos da cartografia: compreendendo os mapas

Por quê? Precisamos aprender a ler o mundo e as letras 

Como? Metodologia: Atividades práticas, trabalho em grupo, pesquisa, discussões em sala de aula e apresentações.


Parte 1:

Objetivo: Reconhecer nos mapas os elementos cartográficos: título, fontes, escala, legenda, orientação, localização e projeções cartográficas.

Atividades:

0. SONDAGEM: FAÇA O BREVE TESTE NO LINK

1. AULA INVERTIDA: Os estudantes devem estudar o capítulo do livro sobre o tema: Cartografia e projeções cartográficas. E montar um mapa mental.

2. ESTUDO PRÁTICO DE MAPAS

  1. Apresente exemplos de mapas variados e discuta com os alunos o que eles conseguem identificar neles.
  2. Explique os diferentes elementos cartográficos, como título, fontes, escala, legenda, orientação, localização e projeções cartográficas. Mostre exemplos de cada elemento e sua importância na leitura e interpretação dos mapas.
  3. USAREMOS OS MAPAS DO BIMESTRE ANTERIOR
  1. 3. TRABALHO DE GRUPO: 0-10

  2. Divida a turma em grupos e distribua mapas impressos para cada grupo. Peça para que eles identifiquem e anotem os elementos cartográficos presentes nos mapas.
  3. Cada grupo deve apresentar seu mapa para a turma, explicando os elementos identificados.





Parte 2:

Objetivo: Identificar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Atividades:

1. MODELOS TRIDIMENSIONAIS E O CORTE DE NÍVEL

  1. Apresente aos alunos diferentes modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação. Explique como essas representações ajudam a entender elementos e estruturas da superfície terrestre.


2. MAQUETE E CURVA DE NÍVEL (O-10)

Divida a turma em grupos e distribua diferentes materiais, como papel cartolina, canetas coloridas e lápis de cor. Peça para que cada grupo escolha um elemento da superfície terrestre e represente-o utilizando os materiais disponíveis.
  1. Os grupos devem apresentar suas representações para a turma, explicando o que foi representado e como isso ajuda a compreender o elemento escolhido.

Parte 3:

Objetivo: Utilizar a noção de proporcionalidade/escala para a elaboração de diversas formas de representação cartográfica.

Atividades:

  1. Explique aos alunos o conceito de proporcionalidade/escala e como ele é utilizado na elaboração de representações cartográficas.


  1. Apresente exemplos de diferentes escalas utilizadas em mapas, desde escalas maiores, como mapas de cidades, até escalas menores, como mapas de países ou continentes.


  2. Divida a turma em grupos e distribua mapas de diferentes escalas. Peça para que cada grupo identifique a escala do mapa e a transforme em gráfica e numérica.

  3. Cada membro grupo deve escolher uma área específica e elaborar um mapa em escala, utilizando papel e lápis. Eles devem se atentar aos elementos cartográficos aprendidos nas aulas anteriores.

  4. Os grupos apresentam seus mapas para a turma, explicando a escala utilizada e as decisões tomadas na elaboração em cartolinas

Parte 4:

Objetivo: Síntese e avaliação

Atividades:

1. LEITURA

  1. Faça uma revisão dos conteúdos abordados nas aulas anteriores, destacando os principais elementos da cartografia e sua importância na representação e compreensão do espaço geográfico.

  1. Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo elabore uma apresentação sintetizando os principais pontos aprendidos ao longo das aulas. Eles podem utilizar recursos visuais, como slides ou cartazes, para auxiliar na apresentação.

  1. Cada grupo apresenta sua síntese para a turma, abordando os objetivos de ensino e as principais atividades realizadas.

  2. Após as apresentações, promova uma discussão em sala de aula, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados durante o processo. Incentive o protagonismo estudantil, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e reflitam sobre o papel ativo que desempenharam nas atividades.

  3. Para a avaliação, você pode propor uma atividade coletiva em que os alunos elaborem um mapa, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas. Eles devem incluir os elementos cartográficos, utilizar a escala correta e representar um tema geográfico específico. Esses mapas podem ser compartilhados e discutidos em sala de aula.

Lembre-se de adaptar o plano de aula de acordo com a realidade da sua turma, incluindo estratégias e recursos adicionais, se necessário. O importante é promover a participação ativa dos alunos, estimular o pensamento crítico e desenvolver suas habilidades de representação e compreensão espacial.

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