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Aula | 6° Ano | Elementos da Cartografia
Oque? Elementos da cartografia: compreendendo os mapas
Por quê? Precisamos aprender a ler o mundo e as letras
Como? Metodologia: Atividades práticas, trabalho em grupo, pesquisa, discussões em sala de aula e apresentações.
Parte 1:
Objetivo: Reconhecer nos mapas os elementos cartográficos: título, fontes, escala, legenda, orientação, localização e projeções cartográficas.
Atividades:
0. SONDAGEM: FAÇA O BREVE TESTE NO LINK
1. AULA INVERTIDA: Os estudantes devem estudar o capítulo do livro sobre o tema: Cartografia e projeções cartográficas. E montar um mapa mental.
2. ESTUDO PRÁTICO DE MAPAS
- Apresente exemplos de mapas variados e discuta com os alunos o que eles conseguem identificar neles.
- Explique os diferentes elementos cartográficos, como título, fontes, escala, legenda, orientação, localização e projeções cartográficas. Mostre exemplos de cada elemento e sua importância na leitura e interpretação dos mapas.
- USAREMOS OS MAPAS DO BIMESTRE ANTERIOR
- 3. TRABALHO DE GRUPO: 0-10
- Divida a turma em grupos e distribua mapas impressos para cada grupo. Peça para que eles identifiquem e anotem os elementos cartográficos presentes nos mapas.
- Cada grupo deve apresentar seu mapa para a turma, explicando os elementos identificados.
Parte 2:
Objetivo: Identificar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Atividades:
1. MODELOS TRIDIMENSIONAIS E O CORTE DE NÍVEL
- Apresente aos alunos diferentes modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação. Explique como essas representações ajudam a entender elementos e estruturas da superfície terrestre.
- Os grupos devem apresentar suas representações para a turma, explicando o que foi representado e como isso ajuda a compreender o elemento escolhido.
Parte 3:
Objetivo: Utilizar a noção de proporcionalidade/escala para a elaboração de diversas formas de representação cartográfica.
Atividades:
- Explique aos alunos o conceito de proporcionalidade/escala e como ele é utilizado na elaboração de representações cartográficas.
- Apresente exemplos de diferentes escalas utilizadas em mapas, desde escalas maiores, como mapas de cidades, até escalas menores, como mapas de países ou continentes.
- Divida a turma em grupos e distribua mapas de diferentes escalas. Peça para que cada grupo identifique a escala do mapa e a transforme em gráfica e numérica.
- Cada membro grupo deve escolher uma área específica e elaborar um mapa em escala, utilizando papel e lápis. Eles devem se atentar aos elementos cartográficos aprendidos nas aulas anteriores.
- Os grupos apresentam seus mapas para a turma, explicando a escala utilizada e as decisões tomadas na elaboração em cartolinas
Parte 4:
Objetivo: Síntese e avaliação
Atividades:
1. LEITURA
- Faça uma revisão dos conteúdos abordados nas aulas anteriores, destacando os principais elementos da cartografia e sua importância na representação e compreensão do espaço geográfico.
- Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo elabore uma apresentação sintetizando os principais pontos aprendidos ao longo das aulas. Eles podem utilizar recursos visuais, como slides ou cartazes, para auxiliar na apresentação.
- Cada grupo apresenta sua síntese para a turma, abordando os objetivos de ensino e as principais atividades realizadas.
- Após as apresentações, promova uma discussão em sala de aula, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados durante o processo. Incentive o protagonismo estudantil, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e reflitam sobre o papel ativo que desempenharam nas atividades.
- Para a avaliação, você pode propor uma atividade coletiva em que os alunos elaborem um mapa, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas. Eles devem incluir os elementos cartográficos, utilizar a escala correta e representar um tema geográfico específico. Esses mapas podem ser compartilhados e discutidos em sala de aula.
Lembre-se de adaptar o plano de aula de acordo com a realidade da sua turma, incluindo estratégias e recursos adicionais, se necessário. O importante é promover a participação ativa dos alunos, estimular o pensamento crítico e desenvolver suas habilidades de representação e compreensão espacial.
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