Aula | 6° Ano | Ciclo da Água, do Solo e o Relevo



Olá estudante, tudo bem? Você acaba de entrar em um módulo de ensino de Geografia para o 6° ano com tema Ciclo D'água, do solo e relevos. 


O que? Ciclos Naturais 


Por quê? Vivemos no Planeta Terra


Como? Metodologia Ativa 


Siga as instruções: 

Parte 1

1) Vamos fazer um mural de ideias, responda ao professor: Qual é a importância da água em suas vidas e no planeta Terra?

Anote o resultado com cuidado

2) Engajamento:

Nesta aula, vocês irão aprender sobre o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelo da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

3) Vamos comparar alguns mapas? 

A) Brasil



B) São Paulo



C) Clima do Brasil



D) Clima de São Paulo



E) Relevo Brasil



F) Relevo São Paulo



G) Formações Vegetais no Brasil



H) Formação Vegetal São Paulo



4) Vamos entender as bacias Hidrográficas? 

Clique aqui

Vídeo de diferenças entre um rio com mata ciliar e sem matar ciliar, o escoamento em área arborizada e não arborizada 



Sistematize os resultados.

***

Realize uma atividade prática em que os alunos possam identificar e marcar no mapa os rios e bacias hidrográficas da cidade de São Paulo e do Brasil.


Vamos ampliar os mapas: 

Mapa 1

Brasil - Rios



Mapa 2

Brasil - Bacias Hidrográficas 



responda: Qual a importância de preservar a nascente destas áreas? 

Conclusão:


Encerre a aula recapitulando os principais pontos abordados na aula e pergunte aos alunos o que aprenderam de novo.

Parte 2:


Introdução:


Faça uma revisão dos principais conceitos abordados na aula anterior em forma de Mapa Mental.

Vamos voltar aos mapas da parte 1 de A até H.  Explique os processos se formação e diferenciação.

Solicite que cada grupo apresente aos colegas o que identificaram e suas conclusões sobre as relações entre os componentes físico-naturais.

A) Hidrosfera

B) Atmosfera 

C) Litosfera 

D) Biosfera

Incentive a discussão sobre a importância da preservação desses componentes e os impactos da urbanização em forma de uma redação individual.

Conclusão:


Encerre a aula pedindo aos alunos para recapitularem os principais pontos abordados na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano.

Reforce a importância da preservação dos componentes físico-naturais e da conscientização sobre o impacto da urbanização na natureza.



Comentários