Aula | 1° ano | Consumismo - Obsolescência programada e perspectiva | Situação Problema
Olá estudante, você está em um módulo de ensino de geografia sobre o Consumismo
Por que estudaremos?
Vivemos uma crise ambiental e econômica global
Como estudaremos?
Atividades práticas
O que estudaremos?
Consumismo
_________
Leia com atenção:
De maneira distinta do consumo, que é basicamente uma característica e uma ocupação dos seres humanos como indivíduos, o consumismo é um atributo da sociedade. Para que uma sociedade adquira esse atributo, a capacidade profundamente individual de querer, desejar e almejar deve ser, tal como a capacidade de trabalho na sociedade de produtores, destacada (“alienada”) dos in- divíduos e reciclada/reificada numa força externa que coloca a “sociedade de consumidores” em movimento e a mantém em curso como uma forma específica de convívio humano, enquanto ao mesmo tempo estabelece parâmetros específicos para as estratégias individuais de vida que são eficazes e manipula as probabilidades de escolha e conduta individuais. [...]
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p. 41.
1) Diferencie em seu caderno, segundo o autor, o que é consumo e o que é consumismo.
2) Veja o caso abaixo de obsolescência programada e a defina em seu caderno:
A lâmpada que dura 100 anos e a obsolescência programada
3) Entenda o que é obsolescência perceptiva e a defina em seu caderno
Apple é multada em 25 milhões de euros na França por obsolescência programada
Atualmente, o desenvolvimento sustentável pode ser entendido como uma prática efetiva ou como algo ainda muito distante de ser alcançado?
Comentários
Postar um comentário