Estrutura de redação



Estrutura de redação


Prof. William Poiato




A redação é um texto argumentativo, cobrado em concursos e vestibulares. Não sem motivo é um dos domínios textuais mais importantes cobrados nas instituições de ensino.

Neste pequeno texto temos dois pontos importantes para o estudante que terá seus primeiros contatos com este tipo de produção:

Primeiro teremos um pequeno resumo da estrutura de uma redação dissertativa argumentativa  e em seguida uma proposta de redação.


Estrutura de redação


Título: É a primeira apresentação do texto, deve criar curiosidade ao passo que informa sobre o tema do texto. O título, quando feito de forma correta, é colocado por último no texto pois só ao término do mesmo se tem ideia de qual seria o título adequado.


Introdução: A introdução diz respeito ao 1° parágrafo de seu texto, ela tem a função de introduzir o seu leitor ao tema discutido, assim como demonstrar a posição do autor a respeito do mesmo. Não à toa este parágrafo é composto de duas frases, uma primeira introduzindo o leitor ao tema, ou seja, dando uma apresentação geral e uma segunda que chamamos de tópico frasal, ele é a segunda frase do texto e deve exprimir a posição que será defendida no restante da produção até a sua concussão.

Desenvolvimento: O desenvolvimento deve conter dois parágrafos argumentativos, aqui existe o grosso do trabalho e da qualidade do seu texto. O 2° parágrafo deve conter os argumentos positivos, com argumentos positivos não queremos dizer que você deve elogiar o tema, mas, sim, que deve criar argumentos que concordem com seu tópico frasal. O 3° parágrafo de seu texto deve conter os argumentos negativos, com isso queremos dizer que o parágrafo deve trazer em si argumentos contrários ao que foi dito no tópico frasal, muito cuidado nesta parte pois o texto pode perder a coerência, de argumentos mais fracos que os positivos para demonstrar que sua posição esta correta.

Conclusão: O último parágrafo de seu texto deve ser a conclusão, nele irá constar o final dda sua produção. A conclusão é composta de duas partes: a primeira parte, ou frase, será a retomada de argumentos, neste ponto você enumera os argumentos novamente partindo ‘de baixo para cima’ ou seja , dos negativos para os positivos, isso ira criar uma linha ascendente para sua conclusão. A segunda: A conclusão é uma frase que finaliza o texto de forma que concorde com o tópico frasal.

Dicas:

*Toda redação se escreve na terceira pessoa, nunca em primeira pessoa. Nunca ‘eu penso’ mas ‘pensasse’, e por que isso? Isso é necessário pois nenhum argumento é individual ou plenamente seu. Todo argumento para ser válido deve ser coletivo, ou seja, pessoas concordam com você, logo nunca sou eu quem penso, somos nós que pensamos.

**O tópico frasal será a linha condutora do seu texto, escreva-o com cuidado.

***Evite a repetição de palavras e expressões

****Use os elementos de ligação e advérbios de negação, assim como as indicações de conclusão sempre. Segue abaixo:

Elementos de ligação
Adverbios de negação
Indicações de conclusão


Exemplos de boas redações no enem:

2014
2015
2016
2017
2018
2019




Proposta de redação:





Proposta do professor:

1° Temas de humanidades:





Mescle um vídeo e um artigo de sua preferência e articule-os em uma redação



Tema de interesse:


Escolha cinco notícias de seu interesse, elas devem ter fontes seguras, logo, não valem blogs ou notícias somente veiculadas na internet (precisam ser de jornais e veículos de comunicação). Utilize-as para delimitar o seu texto.


Proposta pronta:


Descubra no vídeo abaixo o que é avaliado na redação do Enem: 




As redações podem ser postadas nos comentários onde disponibilizamos dicas e observações.

Comentários