Aula | 8° ano | A origem da linguagem

 Aula | 8° ano | A origem da linguagem


Olá estudante, tudo bem? 
Você acaba de acessar o ambiente virtual de aprendizagem do Professor William Poiato. Aproveite o encontro: 


O que? A origem da linguagem
Por quê? Para compreensão de si
Como? Exposição inicial

Você sabe o que é uma linguagem? 


A linguagem é qualquer sistema de símbolos ou sinais ou objetos instituídos como signos; código; códigos; sons; ruídos, etc. capaz de comunicar algo á outra pessoa.

ex.

Vocês tem 30 segundos para comunicar algo ao seu colega da frente ou de trás da forma mais estranha possível! 

Como ele foi capaz de entender?

Origem da linguagem:

A linguagem é um evento humano e têm sua origem junto com este. 

No processo de hominização, ou seja de diferenciação do ser humano, algumas características saltam: 

- o ser humano é um animal-social
- o ser humano é capaz de racionalizar o mundo

Ou seja, era um pouco mais espertos que os outros animais e vivíamos em grandes hordas. Como éramos fracos e relativamente desprotegidos de predadores, do clima, das doenças, etc. começamos como mecanismo de defesa (para proteção coletiva) a comunicar uns aos outros, primeiro objetos e depois planos mais complexos de caça e coleta. No inicio provavelmente eram sinais, olhares e sons similares (como fazem os macacos) designando objetos, mas com no tempo, buscando resumir ideias mais densas (do clima ao sentimento), surgem as palavras (signos).

Da linguagem ao conhecimento: 

O ser humano passa a construir, a partir e para seu trabalho e vida coletivas, uma coleção de símbolos comuns à estes símbolos, juntos, chamamos de linguagem. 

Com esta possibilidade, os humanos passam a guardar uma quantidade muito grande de conhecimento em signos (palavras, gestos, etc) palavras pequenas que podem ser ensinadas para outras gerações. Somos a primeira, e única até o momento, espécie onde o conhecimento se torna cumulativo. Ao acumular conhecimentos os seres humanos acumulam saberes sobre o mundo a sua volta e se tornam cada vez mais capazes de transforma-lo. 

Até então o limite do conhecimento humano era o limite da memória, histórias orais eram contadas entre as gerações e a memória era a principal fonte de conhecimento acumulado. 

Tudo muda quando o ser humano passa a aprender a pastorear, plantar e pescar em locais fixos (e mora nestes locais), processo conhecido como sedentarização, as sociedades se tornam mais complexas e logo o conhecimento falado, ou a memória, não eram suficientes para guardar todas as informações, então, pela primeira vez, no oriente médio surge a escrita, na época feita por objetos cuneiforme. Instituições detentoras de saberes (muitas vezes misticos) fundam os primeiros espaços de conhecimento, que somente no sec. XII tomam a forma de uma escola, que tem por missão transmitir à sociedade o básico do conhecimento humano acumulado. 

Hoje, semente na internet na há bilhões de terabytes de informação circulando todos os dias, são eles um sinal do absurdo tamanho do conhecimento total acumulado pela humanidade. 

Lição de casa: 

Responda: 
1. A partir de seu conhecimento, o que é linguagem?
2. O ato de comunicar é ele próprio uma linguagem?
3. O ser humano conseguiria viver sem manifestar sua linguagem?
4. Como as tecnologias atuaias colaboram para a criação de um novo tipo de linguagem?









Comentários

  1. ⚡Alien X⚡

    🌌RAÇA🔥ABSOLUTA💥ALÉM💢DA✨CONSCIÊNCIA⭐ESTE🔥É🌀O💫PODER🌟QUE🔥BEIRA💢A✨ONIPOTÊNCIA⚡CAPAZ⚠️DE💢SUPERAR🌟UMA💥FORMA〽️SUPREMA☄️PENSAMENTO⚡DE☄️BEN💥BELLICUS✨E⚠️SERENA〽️

    ResponderExcluir

Postar um comentário