Capitalismo e seu funcionamento | CPLB

Can money save the world? - The Rift


Olá estudantes, tudo bem? 


Hoje estudaremos o capitalismo e sua organização. 



O capitalismo é um modo de produção, ou seja, uma forma organizativa da produção e da sociedade em nossa época.


O capitalismo tem algumas características: 



  • Trabalho assalariado
  • Mercantilização de todas as relações sociais
  • Propriedade Privada
O capital é uma relação social, é a riqueza e as relações que ela gera, o proprio capital busca se reproduzir, no ciclo abaixo: 

Como funciona o Capitalismo?. Mas afinal que é capitalismo, de que ...


Em outros modos de produção a função do dinheiro era para facilitar a troca de mercadorias, ou seja, a mercadoria era transformada em dinheiro para se adquirir outra mercadoria (M-D-M), no capitalismo a mercadoria é apenas um meio de gerar mais dinheiro, ou seja o investimento de dinheiro em uma mercadoria busca gerar mais dinheiro (D-M-D').


Geografiando: Lógica do capital.


Faça a simulação de produção aqui. 

O capitalismo gera diversas classes sociais, mas duas delas se destacam, aquela que possui os meios de produção, ou seja, os itens materiais e imateriais necessários para produção (Galpão, maquina, software, etc) e aqueles que nada possuem, além de sua própria força de trabalho, ou seja, vender seu tempo em forma de trabalho assalariado. Estas classes são os burgueses (capitalistas, empresários) e proletários (trabalhadores assalariados).


Estas classes se destacam pelo conflito contante entre seus interesses e criação constante de métodos de luta e manutenção de poder. Os burgueses possuem o poder do Estado ao seu lado e utilizam o Estado como forma de regulação, amenização e repressão sobre os trabalhadores e outras classes sociais.

Karl Marx: veja o materialismo histórico e a luta de classes ...

O capitalismo possui uma característica curiosa, pela sua capacidade sempre crescente de gerar novas mercadorias, sua necessidade constante que elas sejam vendidas ao mesmo tempo que precisa constantemente reduzir o salário das massas trabalhadoras ele é incapaz de colocar toda a produção em circulação e causa crises de superprodução.

Nestas crises, algumas coisas ficam mais evidentes, a primeira é que os conflitos entre trabalhadores e burgueses se intensificam (aumento as greves e manifestações, assim como leis que regulam o trabalho se alteram) a segunda é que os interesses da burguesia nos Estados se tornam conflitantes internacionalmente e o conflito entre nações fica mais forte e a relação de países hegemônicos e dependentes (e até mesmo colonial).  Esta relação é conhecido como Imperialismo.



A superação de uma crise deste tipo passa, também, por reorganizar toda a forma de produzir as mercadorias. As duas ultimas formas de produzir ficaram conhecidas como fordismo e Toyotismo (veja o vídeo abaixo)






Leitura para os exercícios:


1, 2, 3










Comentários