Aula | 3° ano | LED | 4° Bimestre

 Aula | 3° ano | LED | 4° Bimestre



1. Consciência Crítica, Criativa e Cidadã (Análise de Mídias e Participação Colaborativa)



  • Objetivo: Analisar mídias e expressar ideias em projetos colaborativos, incentivando a sensibilidade crítica, a reflexão e a participação cidadã.
  • Atividade Sugerida:
    • Projeto “Minha Voz Importa”: Os alunos escolhem um tema importante para eles (como meio ambiente, empatia, gentileza) e criam uma mídia digital para expressar suas ideias (vídeo, podcast, cartaz digital). O objetivo é que aprendam a colaborar e usar as mídias para promover mudanças positivas.
    • Discussão e Análise de Notícias e Mídias Sociais: Apresente notícias e postagens de mídias sociais sobre um tema relevante, e incentive uma discussão sobre o que cada mensagem transmite. Pergunte como essas mídias afetam a sociedade e o que os alunos acham importante.
  • Material: Tablets ou computadores para criação digital, projetor para exibir as mídias, fichas para anotações de pontos de discussão.

2. Cultura Digital (Exploração de Diferentes Formas de Comunicação)



  • Objetivo: Explorar novos modos de entender o mundo através de diferentes formatos, como imagens, ícones e textos.
  • Atividade Sugerida:
    • Caça ao Símbolo: Prepare uma atividade onde as crianças exploram a escola ou imagens em um ambiente controlado para identificar diferentes símbolos (como ícones de banheiro, reciclagem, saídas de emergência). Depois, discutam o que esses símbolos comunicam e como ajudam na organização do cotidiano.
    • “O Mundo em Ícones e Imagens”: Mostre ícones e imagens de diferentes culturas ou aplicativos digitais e peça aos alunos que interpretem o que veem. Em seguida, conversem sobre como esses elementos ajudam na comunicação e no entendimento do mundo de forma universal.
  • Material: Imagens e ícones impressos ou em slides, cartazes para criar um mural de símbolos e ícones identificados pelos alunos.

3. Investigação e Pensamento Científico (Exploração de Recursos Midiáticos para Solução de Problemas)



  • Objetivo: Explorar o uso de mídias digitais para formular hipóteses e buscar soluções alternativas para problemas do cotidiano.
  • Atividade Sugerida:
      1. Lançamento do Desafio - Pesquisa Digital:

        • Pergunte aos alunos: "Como podemos reduzir o lixo na escola?".
        • Em pequenos grupos, os alunos pesquisam soluções sobre reciclagem, compostagem ou redução de resíduos usando fontes confiáveis (como sites educativos).
        • Cada grupo deve registrar as ideias que encontram e compartilhar com a turma.
      2. Planejamento do Experimento - Colocar as Ideias em Prática:

        • Com base nas soluções pesquisadas, cada grupo escolhe uma ideia para transformar em um experimento simples. Exemplo: "Vamos tentar compostar restos de frutas na escola e ver se conseguimos reduzir o lixo da merenda."
        • Eles formulam hipóteses sobre o experimento, como "Se usarmos compostagem para restos de frutas, teremos menos lixo na escola ao longo de uma semana."
      3. Registro Digital do Experimento:

        • Durante o experimento, os alunos fazem registros fotográficos ou em vídeo das etapas, observando e anotando o que acontece ao longo do processo (exemplo: a quantidade de lixo gerada diminui?).
        • Ao final, cada grupo avalia os resultados e registra as descobertas com fotos e anotações, comparando com a hipótese inicial.
      4. Compartilhamento das Descobertas:

        • Cada grupo apresenta seu experimento e suas descobertas para a turma, discutindo o que funcionou e o que poderia ser melhorado.
        • Eles refletem juntos sobre a importância de reduzir o lixo e como ações simples podem fazer diferença na sustentabilidade da escola.
    • Material: Tablets ou computadores para pesquisa, câmeras para registros, fichas para anotações, materiais para o experimento (como restos de frutas e recipientes para compostagem).

  • Material: Tablets ou computadores para pesquisa e registro digital, câmera para tirar fotos dos experimentos, caderno para anotações e hipóteses.

  • 4. Jornalzinho da Turma: Investigação e Comunicação de Ideias



    • Objetivo: Desenvolver habilidades de investigação e expressão, incentivando os alunos a usar recursos midiáticos para compartilhar ideias e notícias sobre o cotidiano da escola.

    • Atividade Sugerida:

      • Criação do Jornalzinho Digital: Divida a turma em pequenos grupos e atribua a cada grupo uma "seção" do jornal (como "Notícias da Escola", "Animais e Natureza", "Curiosidades", e "Diversão e Jogos"). Cada grupo deverá investigar um tema relacionado à seção e produzir uma peça de mídia simples para o jornal (como uma pequena história em quadrinhos, uma foto com uma legenda, um vídeo curto ou uma gravação de áudio).
      • Publicação e Compartilhamento: Depois que todos terminarem suas contribuições, reúna o material em um "Jornal Digital da Turma". Os alunos podem compartilhar o jornal com outras turmas ou com a escola.
    • Exemplo de Perguntas para Guiar a Atividade:

      • “O que está acontecendo de interessante na escola para compartilhar?”
      • “O que vocês acham que seria legal mostrar sobre o tema escolhido?”
    • Material: Tablets ou computadores com acesso a ferramentas de edição de texto, imagem e som; câmeras para fotos e gravações de áudio; projetor para apresentar o jornal final à turma.





Comentários