Aula | 2° ano | LED | 4° Bimestres
1. Linguagens Midiáticas (Investigação das Linguagens Midiáticas)
- Objetivo: Explorar diferentes tipos de mídias (imagens, sons, vídeos) com a orientação do professor.
- Atividade Sugerida:
- Exploração das Mídias: Apresente uma variedade de mídias (como uma imagem, um vídeo curto e um som) e incentive os alunos a analisarem o que cada mídia representa e como elas transmitem mensagens diferentes.
- Criação de “Histórias com Mídias”: Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma pequena “história” usando uma imagem, um som e um vídeo, como uma colagem multimídia.
- Material: Imagens impressas ou digitais, vídeos curtos, sons (músicas ou gravações simples).
2. Cultura Digital (Interação com Mídias como Linguagem de Comunicação)
- Objetivo: Ampliar o repertório criativo e comunicativo por meio da interação com diversas mídias.
- Atividade Sugerida:
- Desafio Criativo com Mídias Digitais: Proponha que as crianças criem algo usando mídias digitais, como um “cartão digital” com fotos e desenhos, ou uma gravação de áudio onde elas contem uma história breve.
- Pequeno Jornal Digital: As crianças podem participar na criação de um "jornal da turma", onde cada uma contribui com uma mídia (uma foto, uma notícia curta em áudio, ou uma ilustração) para contar novidades sobre a escola.
- Material: Tablets ou computadores com acesso a aplicativos simples de edição de imagem, gravação de som.
3. Consciência Crítica, Criativa e Cidadã (Análise e Expressão com Mídias)
- Objetivo: Desenvolver o olhar crítico e a participação social ao analisar e expressar ideias com diferentes mídias.
- Atividade Sugerida:
- Análise de Vídeos e Imagens: Mostre pequenos vídeos educativos ou imagens e, em seguida, converse com as crianças sobre o que acharam. Faça perguntas como: "Qual é a mensagem deste vídeo?", "O que vocês acham importante aqui?" para incentivar o pensamento crítico.
- Criação de Cartazes Digitais sobre Valores: Peça que as crianças criem um cartaz digital sobre um tema importante (como gentileza, respeito, ou amizade) usando fotos, frases ou desenhos, para desenvolver a participação cidadã.
- Material: Vídeos curtos sobre temas de valores, tablets com aplicativos para criação de cartazes digitais.
4. Investigação e Pensamento Científico (Exploração e Formulação de Hipóteses com Mídias)
- Objetivo: Estimular a investigação e a formulação de hipóteses usando recursos midiáticos.
- Atividade Sugerida:
- Caça-Respostas Digital: As crianças podem listar perguntas que têm sobre o cotidiano (como "Por que o céu é azul?") e, com a ajuda do professor, explorar mídias digitais para encontrar respostas ou hipóteses.
- Experimento com Registro Midiático: As crianças realizam um experimento simples, como observar a germinação de uma planta, e registram o processo com fotos e vídeos ao longo do tempo, formulando hipóteses sobre o crescimento.
- Material: Tablets ou câmeras digitais para registro, sites seguros para buscar respostas e vídeos educativos
Comentários
Postar um comentário