Aula | 1° ano | LED | 4° Bimestre



1 . Caixa de Perguntas Mágicas


      • Objetivo: Formular hipóteses lúdicas e buscar respostas usando mídias digitais (EF02TPA17, EF01LP19 – formular perguntas).
      • Contexto Gamificado: Os alunos são “alquimistas digitais” que criam uma “Caixa de Perguntas Mágicas” para investigar o mundo.
      • Atividade:
        • Mostre um vídeo curto educativo (ex.: sobre animais ou plantas, como um clipe do Mundo Bita ou National Geographic Kids). Pergunte: “E se fosse diferente? O que aconteceria?” (ex.: “E se o sapo não pulasse?”). As crianças formulam hipóteses em duplas (EF01LP19).



        • Cada dupla grava uma pergunta em áudio (ex.: “Por que o pássaro voa?”) usando um tablet ou ditando ao professor. Se possível, mostre um vídeo curto para responder algumas perguntas.
        • Exiba as perguntas no “Caldeirão de Respostas” (projetor ou quadro) e discuta as respostas com a turma (EF01LP20).
      • Pontuação: Pontos por perguntas criativas e participação.
      • Materiais: Tablet para gravação de áudio/vídeo, vídeos educativos curtos.
      • Currículo Oculto: Estimula formulação de perguntas (EF01LP19) e trabalho em duplas (EF01LP15).

    2.  Diário Digital de Hogwarts


  • Objetivo: Explorar mídias digitais para registrar o cotidiano, conectando às ações do dia a dia (EF02TPA14, EF01LP17 – relatar experiências vividas).
  • Contexto Gamificado: Os alunos são "jornalistas do Profeta Diário" e devem criar um "Diário Digital de Hogwarts" para contar o que acontece na escola.
  • Atividade:
    • Cada criança (ou dupla, para promover trabalho em duplas, EF01LP15) usa um tablet/câmera para tirar uma foto de um momento da escola (ex.: hora do lanche, brincadeiras no recreio). Se não houver tablets, use imagens impressas ou desenhos.
    • Após tirar a foto, as crianças escrevem (ou ditam ao professor, EF01LP15) uma legenda curta sobre o momento (ex.: “Comendo um lanche mágico no Salão Principal”). Isso alinha com EF01LP16 (escrever legendas).
    • Apresente as fotos/legendas em um “mural digital” (projetor ou tablet) e peça que algumas crianças contem o que registraram (EF01LP21 – relatar experiências).
  • Pontuação: Dê pontos às casas por participação e criatividade.
  • Materiais: Tablets ou câmeras digitais, projetor (se possível), papel para legendas (caso não haja tecnologia suficiente).
  • Currículo Oculto: Promove leitura e escrita (legendas, EF01LP16) e relato de experiências (EF01LP17, EF01LP21).
  • 3. Cartão Postal Mágico



    • Objetivo: Interagir com mídias digitais para comunicação e expressão, ampliando o repertório criativo (EF02TPA15, EF01LP18 – escrever bilhetes/cartões).
    • Contexto Gamificado: Os alunos são “corujas mensageiras” de Hogwarts e devem criar um “Cartão Postal Mágico” para enviar a um amigo ou familiar.
    • Atividade:
      • Cada criança escolhe uma imagem (de um banco de imagens no tablet ou impressa, como varinhas, castelos, animais mágicos) e adiciona uma mensagem curta (ex.: “Venha visitar Hogwarts!”). Se possível, use um app simples de colagem (como Canva ou Google Slides).
      • As crianças escrevem (ou ditam, EF01LP18) a mensagem, respeitando a situação comunicativa (ex.: saudação amigável). Isso reforça produção de textos escritos (EF01LP18).
      • Algumas crianças compartilham seus cartões em uma “roda de corujas” (discussão oral, EF01LP20), explicando para quem enviariam e por quê.
    • Pontuação: Pontos por criatividade e clareza na mensagem.
    • Materiais: Tablets com app de edição simples, imagens impressas, papel para escrita manual (se necessário).
    • Currículo Oculto: Estimula produção de textos (EF01LP18) e expressão oral (EF01LP20).

    4. Análise do “Vídeo Encantado



    • Objetivo: Analisar mídias com mediação do professor, desenvolvendo senso crítico e expressão de ideias (EF02TPA16, EF01LP07, EF01LP29).
    • Contexto Gamificado: Os alunos são “aprendizes de Aritmancia” (análise crítica) e devem desvendar a mensagem de um “Vídeo Encantado” (animação curta).
    • Atividade:
      • Mostre um vídeo curto (ex.: animação da Turma da Mônica sobre amizade ou um clipe de Harry Potter com tema de cooperação, disponível no YouTube ou offline). Pergunte: “O que o vídeo quer nos contar?” ou “O que vocês sentiram ao assistir?” (EF01LP07).
      • As crianças respondem em uma roda de conversa (EF01LP22 – emitir opiniões), com mediação do professor para explorar a mensagem e os efeitos visuais/sons (EF01LP29).






      • Crie um “Painel de Opiniões” (papel ou digital) onde as crianças colam post-its ou desenham algo que o vídeo as fez pensar (ex.: um coração para amizade).
    • Pontuação: Pontos por participação e reflexão.
    • Materiais: Tablet/projetor para o vídeo, papel/post-its para o painel.
    • Currículo Oculto: Desenvolve análise crítica (EF01LP07, EF01LP29) e participação em discussões (EF01LP22).

    Comentários