Aula | 1° ano | LED | 4° Bimestre



1 . Linguagens Midiáticas (Experimentar Mídias Digitais)


      • Objetivo: Explorar mídias digitais e relacioná-las com ações do dia a dia.
      • Atividade Sugerida:
        • Diário Digital: Cada criança pode tirar fotos de momentos específicos na escola (como a hora do lanche ou a fila para a aula) usando um tablet ou câmera digital. Depois, discutam como essas imagens contam sobre o cotidiano.
        • "Hoje na Escola": Cada criança grava um áudio de algo que mais gostou de fazer no dia. Em seguida, todos escutam os áudios, relacionando-os com as atividades realizadas.
      • Material: Tablets ou câmeras digitais, aplicativo simples de gravação de áudio.

    2. Cultura Digital (Interação com Mídias para Comunicação e Expressão)



    • Objetivo: Interagir com diferentes tipos de mídia para comunicação.
    • Atividade Sugerida:
      • Cartão Postal Digital: Crie uma atividade onde as crianças escolhem uma foto ou imagem digital e adicionam uma pequena mensagem para um amigo ou familiar, incentivando a ideia de usar mídia digital para comunicação e expressão.
      • História Coletiva com Imagens: Em grupo, as crianças podem escolher imagens para contar uma história. Cada uma adiciona uma ideia, como uma colagem digital de pequenas histórias.
    • Material: Tablets com aplicativos de colagem ou edição de imagens, impressões de fotos (se possível).

    3. Consciência Crítica, Criativa e Cidadã (Analisar Mídias com Mediação)



    • Objetivo: Expressar pensamentos e ideias ao analisar mídias com o professor.
    • Atividade Sugerida:
      • Análise de Vídeo Curto: Mostre um vídeo curto, como uma animação simples, e pergunte o que eles acham sobre a mensagem. Explore perguntas como "O que gostaram?," "O que acham que o vídeo quer nos contar?" para desenvolver a análise crítica.
      • Painel de Opiniões: Apresente imagens ou sons de diferentes mídias (como fotos de natureza ou sons urbanos). Pergunte o que essas imagens e sons fazem as crianças sentirem ou pensarem, incentivando a expressão de ideias.
    • Material: Vídeos curtos, sons ou imagens impressas e um painel de papel para as opiniões.

    4. Investigação e Pensamento Científico (Usar Mídias para Formular Hipóteses)



    • Objetivo: Formular hipóteses de forma lúdica e buscar respostas usando mídia.
    • Atividade Sugerida:
      • "E se...?" Experimento com Vídeos: Mostre um vídeo curto sobre algo curioso, como plantas crescendo ou animais em movimento, e pergunte "E se fosse diferente? O que aconteceria?" As crianças podem formular hipóteses e ver diferentes possibilidades.
      • Caixa de Perguntas Digitais: Incentive as crianças a gravarem perguntas sobre coisas que observam na escola ou em casa. Em seguida, ajude-as a pesquisar a resposta por meio de vídeos curtos ou imagens.
    • Material: Tablet com acesso a vídeos educativos curtos, aplicativos de gravação de voz para perguntas.

    Comentários