Aula | 9° ano | Populações de Europa, Asia e Oceania | 3° trimestre
Veja os detalhes abaixo:
O Quê?
Os alunos participarão de um role play como equipes de especialistas em problemas populacionais que estão se candidatando a uma posição na FAO e ACNUR. Cada equipe representará uma região específica (Europa, Ásia ou Oceania) e preparará uma entrevista gravada e editada para demonstrar suas propostas de soluções para problemas populacionais. As entrevistas serão avaliadas com base na clareza, relevância e viabilidade das soluções apresentadas.
Por Quê?
O objetivo é que os alunos compreendam e analisem os desafios populacionais enfrentados por diferentes regiões do mundo e desenvolvam habilidades de pesquisa, apresentação e colaboração. A atividade simula um processo de seleção profissional, ajudando os alunos a aplicar conhecimentos de forma prática e criativa, enquanto utilizam ferramentas de mídia moderna (como CapCut) para melhorar suas competências tecnológicas e comunicativas.
Como?
Os alunos serão divididos em grupos e representarão uma das regiões (Europa, Ásia ou Oceania). Eles deverão pesquisar os principais problemas populacionais da região designada, preparar um roteiro para uma entrevista com um "comitê de seleção", gravar a entrevista, e editá-la no CapCut. As entrevistas serão exibidas para a turma, e os grupos receberão feedback baseado em critérios como clareza da apresentação, relevância das propostas e eficácia das soluções sugeridas.
MISSÃO em três grupos:
Exibição dos Vídeos:
Cada grupo apresentará seu vídeo editado para a turma.
O professor e os colegas assistirão aos vídeos e darão feedback sobre o conteúdo e a apresentação
Discussão Final:
Discuta as forças e fraquezas das apresentações.
Reflita sobre o processo de preparação e o uso do CapCut para editar o vídeo.
1. Momentos ante
A. Preparação
- Divida a turma em três grupos, cada um representando uma das regiões (Europa, Ásia e Oceania).
- Cada grupo se prepara para uma breve apresentação sobre a sua região, focando nos principais problemas populacionais, sociais e econômicos.
Obs.: Segue em anexo roteiro básico da entrevista:
3. Gravação e Edição da Entrevista (15 minutos)
Objetivo: Realizar a gravação e edição das entrevistas utilizando o CapCut.
Atividade:
Gravação:
- Os grupos devem gravar suas entrevistas usando smartphones ou tablets.
- Cada grupo terá 5 minutos para gravar sua entrevista, apresentando suas propostas e respondendo a perguntas do "comitê de seleção".
Edição no CapCut:
- Após a gravação, os grupos usarão o CapCut para editar seus vídeos.
- Eles devem adicionar elementos como títulos, transições e ajustar o áudio para criar um vídeo claro e profissional.
Segue breve tutorial:
4. Apresentação e Avaliação (5 minutos)
- os grupos apresentarão seus vídeos aos colegas, acompanhados de um questionário em Google Forms.
Ultimo tutorial, para facilitar a atividade:
Critérios de Avaliação para Entrevistas em Vídeo
1. Clareza da Apresentação (30%)
- Organização: Estrutura clara com introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Comunicação: Expressão clara e articulada das ideias.
- Envolvimento: Capacidade de manter o interesse do espectador.
2. Relevância das Propostas (30%)
- Compreensão dos Problemas: Profundo entendimento dos desafios populacionais.
- Pertinência das Soluções: Soluções diretamente relacionadas e relevantes para os problemas.
- Originalidade: Propostas inovadoras e criativas.
3. Viabilidade das Soluções (10%)
- Praticidade: Realismo e aplicabilidade das soluções.
- Recursos e Obstáculos: Identificação de recursos necessários e estratégias para superar obstáculos.
5. Colaboração e Parcerias (20%)
- Integração Regional: Alinhamento com políticas e iniciativas existentes.
- Parcerias Necessárias: Identificação e justificativa de parcerias necessárias.
Comentários e Feedback
- Pontos Fortes: Aspectos positivos da apresentação e propostas.
- Áreas de Melhoria: Sugestões para aprimoramento.
- Observações Finais: Comentários adicionais sobre o desempenho geral e a qualidade do vídeo.
Nota Final e Recomendações
- Nota Geral: Avaliação com base nos critérios.
- Recomendações: Sugestões para futuras apresentações.
Materiais Necessários:
- Smartphones ou tablets para gravação
- Acesso ao CapCut para edição de vídeo
- Recursos visuais para as apresentações
Comentários
Postar um comentário