Aula | 9° ano | Populações de Europa, Asia e Oceania | 3° trimestre

 Aula | 9° ano | Populações de Europa, Asia e Oceania | 3° trimestre



"Caros candidatos, vocês foram selecionados para uma fase crucial no processo de recrutamento da FAO e ACNUR. Muitas equipes foram analisadas, mas somente estas três estão em nossa fase de entrevistas online. Como especialistas em problemas populacionais, sua missão é impressionar o comitê de seleção com uma apresentação clara e estratégica sobre como suas soluções podem transformar as condições de vida nas regiões da Europa, Ásia e Oceania. A conferência internacional está prestes a começar, e cada equipe terá a oportunidade de demonstrar seu conhecimento e suas propostas em uma entrevista gravada e editada. Preparem-se para responder a perguntas desafiadoras e para apresentar suas ideias de forma concisa e convincente. Lembrem-se, esta é uma chance de mostrar não apenas o seu entendimento profundo dos problemas, mas também a capacidade de apresentar soluções viáveis e inovadoras. O sucesso nesta entrevista será decisivo para a sua seleção, então caprichem na preparação e na execução. Boa sorte!

Veja os detalhes abaixo:

O Quê?

Os alunos participarão de um role play como equipes de especialistas em problemas populacionais que estão se candidatando a uma posição na FAO e ACNUR. Cada equipe representará uma região específica (Europa, Ásia ou Oceania) e preparará uma entrevista gravada e editada para demonstrar suas propostas de soluções para problemas populacionais. As entrevistas serão avaliadas com base na clareza, relevância e viabilidade das soluções apresentadas.

Por Quê?

O objetivo é que os alunos compreendam e analisem os desafios populacionais enfrentados por diferentes regiões do mundo e desenvolvam habilidades de pesquisa, apresentação e colaboração. A atividade simula um processo de seleção profissional, ajudando os alunos a aplicar conhecimentos de forma prática e criativa, enquanto utilizam ferramentas de mídia moderna (como CapCut) para melhorar suas competências tecnológicas e comunicativas.

Como?

Os alunos serão divididos em grupos e representarão uma das regiões (Europa, Ásia ou Oceania). Eles deverão pesquisar os principais problemas populacionais da região designada, preparar um roteiro para uma entrevista com um "comitê de seleção", gravar a entrevista, e editá-la no CapCut. As entrevistas serão exibidas para a turma, e os grupos receberão feedback baseado em critérios como clareza da apresentação, relevância das propostas e eficácia das soluções sugeridas.

  1. MISSÃO em três grupos:

    Exibição dos Vídeos:
    Cada grupo apresentará seu vídeo editado para a turma.
    O professor e os colegas assistirão aos vídeos e darão feedback sobre o conteúdo e a apresentação


    Discussão Final:
    Discuta as forças e fraquezas das apresentações.
    Reflita sobre o processo de preparação e o uso do CapCut para editar o vídeo.


1. Momentos ante

A. Preparação

    • Divida a turma em três grupos, cada um representando uma das regiões (Europa, Ásia e Oceania).
    • Cada grupo se prepara para uma breve apresentação sobre a sua região, focando nos principais problemas populacionais, sociais e econômicos.

Preparem-se para gravar uma entrevista em vídeo onde cada membro do grupo deverá apresentar suas propostas e soluções de forma clara e convincente. A entrevista deve refletir a contribuição de todos os integrantes e destacar a colaboração e o entendimento profundo dos problemas e soluções. Lembrem-se, este vídeo será a principal forma de avaliação e decidirá se sua equipe será escolhida para a posição. Caprichem na preparação e na execução. Boa sorte!. 

Obs.: Segue em anexo roteiro básico da entrevista:






3. Gravação e Edição da Entrevista (15 minutos)

Objetivo: Realizar a gravação e edição das entrevistas utilizando o CapCut.

Atividade:

  1. Gravação:

    • Os grupos devem gravar suas entrevistas usando smartphones ou tablets.
    • Cada grupo terá 5 minutos para gravar sua entrevista, apresentando suas propostas e respondendo a perguntas do "comitê de seleção".
  2. Edição no CapCut:

    • Após a gravação, os grupos usarão o CapCut para editar seus vídeos.
    • Eles devem adicionar elementos como títulos, transições e ajustar o áudio para criar um vídeo claro e profissional.

      Segue breve tutorial:




4. Apresentação e Avaliação (5 minutos)

  • os grupos apresentarão seus vídeos aos colegas, acompanhados de um questionário em Google Forms. 

Ultimo tutorial, para facilitar a atividade:





Critérios de Avaliação para Entrevistas em Vídeo

1. Clareza da Apresentação (30%)

  • Organização: Estrutura clara com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Comunicação: Expressão clara e articulada das ideias.
  • Envolvimento: Capacidade de manter o interesse do espectador.

2. Relevância das Propostas (30%)

  • Compreensão dos Problemas: Profundo entendimento dos desafios populacionais.
  • Pertinência das Soluções: Soluções diretamente relacionadas e relevantes para os problemas.
  • Originalidade: Propostas inovadoras e criativas.

3. Viabilidade das Soluções (10%)

  • Praticidade: Realismo e aplicabilidade das soluções.
  • Recursos e Obstáculos: Identificação de recursos necessários e estratégias para superar obstáculos.

5. Colaboração e Parcerias (20%)

  • Integração Regional: Alinhamento com políticas e iniciativas existentes.
  • Parcerias Necessárias: Identificação e justificativa de parcerias necessárias.

Comentários e Feedback

  • Pontos Fortes: Aspectos positivos da apresentação e propostas.
  • Áreas de Melhoria: Sugestões para aprimoramento.
  • Observações Finais: Comentários adicionais sobre o desempenho geral e a qualidade do vídeo.

Nota Final e Recomendações

  • Nota Geral: Avaliação com base nos critérios.
  • Recomendações: Sugestões para futuras apresentações.


Materiais Necessários:

  • Smartphones ou tablets para gravação
  • Acesso ao CapCut para edição de vídeo
  • Recursos visuais para as apresentações

Comentários