Aula | 8° ano | Geografia da América Latina | 3° trimestre

Aula | 8° ano | Geografia da América Latina | 3° trimestre 





Você e seus colegas foram convocados para uma Conferência Internacional da América Latina, onde representantes de vários países se reunirão para discutir e resolver um desafio regional crítico. Cada grupo representará um país da América Latina e terá a tarefa de apresentar as condições atuais do seu país, seus principais desafios e colaborar com os outros países para desenvolver uma solução conjunta para o problema comum.


Veja o circulo de ouro deste desafio abaixo:


  • O Quê?

    • Os alunos participarão de um role play como representantes de diferentes países da América Latina em uma Conferência Internacional. Cada grupo investigará sobre seu país designado e apresentará os desafios e propostas para resolver um problema comum enfrentado pela região.
  • Por Quê?

    • O objetivo é compreender a complexidade dos desafios enfrentados pelos países da América Latina e como esses desafios interagem entre si. A atividade ajuda a desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e colaboração, além de promover uma maior consciência sobre questões regionais e globais.

    • Como?
    • Através da pesquisa e preparação, os alunos irão se preparar para a conferência, onde apresentarão o contexto do seu país, discutirão o desafio comum e desenvolverão soluções colaborativas.

     Parte 1 | Os diplomatas

    Missão: SE PREPARAR 
    Escolha seu país:
    Estamos diante de Três grupos de diplomatas reconhecidos de países da América Latina, se preparando para uma importante conferência Internacional Tripartite. Os diplomatas se reúnem dias antes da conferência e se preparam, segue algumas das anotações que devem fazer em sua cúpula:

    Questões sobre o Trabalho do Diplomata (Internacionalista)

    1. Qual é o papel principal de um diplomata em uma conferência internacional?

      • Entender a função de representação, negociação e mediação.
    2. Quais são as habilidades essenciais que um diplomata deve ter?

      • Habilidades de comunicação, negociação, conhecimento intercultural, e capacidade de resolução de conflitos.
    3. Como um diplomata prepara uma posição ou proposta para uma conferência?

      • Pesquisa sobre o país, análise dos interesses nacionais e estratégias para alinhar com outras partes envolvidas.
    4. Qual é a importância da construção de alianças e parcerias em conferências internacionais?

      • Explorar como alianças podem influenciar negociações e a efetividade das propostas.
    5. Como um diplomata lida com conflitos e discordâncias durante as negociações?

      • Técnicas de mediação, compromisso e criação de soluções mutuamente benéficas.
    6. Como é avaliado o sucesso das propostas e negociações em uma conferência?

      • Medidas de impacto, implementação efetiva e satisfação das partes envolvidas.

    Questões sobre o País Representado

    1. Quais são os principais problemas econômicos enfrentados pelo seu país?

      • Desafios econômicos internos, como inflação, desemprego, e desigualdade econômica.
    2. Quais são as questões sociais mais relevantes no seu país?

      • Problemas sociais como desigualdade, educação, saúde e direitos humanos.
    3. Quais são os principais desafios ambientais enfrentados pelo seu país?

      • Questões como desmatamento, poluição, e gestão de recursos naturais.
    4. Qual é a posição do seu país sobre o desafio comum da conferência?

      • Perspectiva do país sobre o problema regional e propostas iniciais para soluções.
    5. Quem são os principais parceiros comerciais e aliados políticos do seu país?

      • Identificar alianças estratégicas e relações diplomáticas importantes.
    6. Como seu país pode contribuir para uma solução conjunta para o desafio comum?

      • Propostas e recursos que seu país pode oferecer para colaborar com outros países.

    Questões sobre os Outros Países Participantes

    1. Quais são os principais problemas econômicos enfrentados pelos outros países participantes?

      • Comparar os desafios econômicos e entender as similaridades e diferenças.
    2. Quais são as questões sociais mais relevantes nos outros países participantes?

      • Compreender como problemas sociais similares ou distintos podem influenciar as negociações.
    3. Quais são os principais desafios ambientais enfrentados pelos outros países participantes?

      • Analisar como esses desafios se relacionam com o problema comum.
    4. Qual é a posição dos outros países sobre o desafio comum da conferência?

      • Identificar as perspectivas e interesses dos outros países para alinhar propostas.
    5. Quais são os principais parceiros comerciais e aliados políticos dos outros países participantes?

      • Conhecer as alianças e relações que podem influenciar as negociações e soluções.
    6. Como os outros países podem colaborar para uma solução conjunta para o desafio comum?

      • Explorar as contribuições que os outros países podem oferecer e como integrá-las nas propostas.
    Parte 2 | A Conferência

    A. Abertura
    No inicio da Conferência cada país deve expor aos demais, por 15 minutos sobre a sua situação e os laços mútuos que possuí com os demais.

    Embora não seja obrigatório, é uma prática bem-vinda trazer um prato típico do seu país para compartilhar com os participantes. Isso adiciona um toque cultural à conferência e promove a troca de experiências. Além de vir trajado formalmente.

    B. Preparação das Perguntas:

    Após as apresentações de cada país, cada delegação deve preparar de 1 a 3 perguntas que servirão como base para acordos potenciais. Estas perguntas devem ser formuladas de maneira clara e objetiva e estarão disponíveis para votação ao final da reunião, utilizando a ferramenta StrawPoll.

    C. Processo de Apresentação e Discussão:

    Cada pergunta será apresentada individualmente, seguida por uma rodada de discussão aberta entre os participantes. Esta etapa permite que todos expressem suas opiniões e façam ajustes nas propostas, se necessário.

    Após a discussão, será realizado um voto secreto para referendar o acordo sobre cada questão. O resultado da votação determinará quais propostas serão formalmente aceitas e incorporadas aos acordos finais da conferência.

    Exemplos de perguntas - não poderão ser usadas-

    "Você concorda em estabelecer um acordo x que y entre os países participantes?"

    "Você está a favor de iniciar um x para combater y, com a participação de todos os países envolvidos?

    "Você apoia a criação de um programa x, com recursos y?"

    Preparem um documento final.
    1. Reflexão Final:

      • Peça aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam durante a aula e como as atividades ajudaram a entender melhor o tema das populações.
      • Pergunte aos alunos como eles podem aplicar o conhecimento adquirido a outros contextos ou disciplinas.
    2. Feedback:

      • Solicite feedback dos alunos sobre o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade

    Materiais Necessários:

    • Tablets 
    • Recursos visuais para apresentação de dados
    • Materiais para encenação (opcional)



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