Aula | 8° ano | Geografia da América Latina | 3° trimestre
Você e seus colegas foram convocados para uma Conferência Internacional da América Latina, onde representantes de vários países se reunirão para discutir e resolver um desafio regional crítico. Cada grupo representará um país da América Latina e terá a tarefa de apresentar as condições atuais do seu país, seus principais desafios e colaborar com os outros países para desenvolver uma solução conjunta para o problema comum.
Veja o circulo de ouro deste desafio abaixo:
O Quê?
- Os alunos participarão de um role play como representantes de diferentes países da América Latina em uma Conferência Internacional. Cada grupo investigará sobre seu país designado e apresentará os desafios e propostas para resolver um problema comum enfrentado pela região.
Por Quê?
- O objetivo é compreender a complexidade dos desafios enfrentados pelos países da América Latina e como esses desafios interagem entre si. A atividade ajuda a desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação e colaboração, além de promover uma maior consciência sobre questões regionais e globais.
Como?
- Através da pesquisa e preparação, os alunos irão se preparar para a conferência, onde apresentarão o contexto do seu país, discutirão o desafio comum e desenvolverão soluções colaborativas.
Parte 1 | Os diplomatas
Missão: SE PREPARAR
Escolha seu país:
Estamos diante de Três grupos de diplomatas reconhecidos de países da América Latina, se preparando para uma importante conferência Internacional Tripartite. Os diplomatas se reúnem dias antes da conferência e se preparam, segue algumas das anotações que devem fazer em sua cúpula:
Questões sobre o Trabalho do Diplomata (Internacionalista)
Qual é o papel principal de um diplomata em uma conferência internacional?
- Entender a função de representação, negociação e mediação.
Quais são as habilidades essenciais que um diplomata deve ter?
- Habilidades de comunicação, negociação, conhecimento intercultural, e capacidade de resolução de conflitos.
Como um diplomata prepara uma posição ou proposta para uma conferência?
- Pesquisa sobre o país, análise dos interesses nacionais e estratégias para alinhar com outras partes envolvidas.
Qual é a importância da construção de alianças e parcerias em conferências internacionais?
- Explorar como alianças podem influenciar negociações e a efetividade das propostas.
Como um diplomata lida com conflitos e discordâncias durante as negociações?
- Técnicas de mediação, compromisso e criação de soluções mutuamente benéficas.
Como é avaliado o sucesso das propostas e negociações em uma conferência?
- Medidas de impacto, implementação efetiva e satisfação das partes envolvidas.
Questões sobre o País Representado
Quais são os principais problemas econômicos enfrentados pelo seu país?
- Desafios econômicos internos, como inflação, desemprego, e desigualdade econômica.
Quais são as questões sociais mais relevantes no seu país?
- Problemas sociais como desigualdade, educação, saúde e direitos humanos.
Quais são os principais desafios ambientais enfrentados pelo seu país?
- Questões como desmatamento, poluição, e gestão de recursos naturais.
Qual é a posição do seu país sobre o desafio comum da conferência?
- Perspectiva do país sobre o problema regional e propostas iniciais para soluções.
Quem são os principais parceiros comerciais e aliados políticos do seu país?
- Identificar alianças estratégicas e relações diplomáticas importantes.
Como seu país pode contribuir para uma solução conjunta para o desafio comum?
- Propostas e recursos que seu país pode oferecer para colaborar com outros países.
Questões sobre os Outros Países Participantes
Quais são os principais problemas econômicos enfrentados pelos outros países participantes?
- Comparar os desafios econômicos e entender as similaridades e diferenças.
Quais são as questões sociais mais relevantes nos outros países participantes?
- Compreender como problemas sociais similares ou distintos podem influenciar as negociações.
Quais são os principais desafios ambientais enfrentados pelos outros países participantes?
- Analisar como esses desafios se relacionam com o problema comum.
Qual é a posição dos outros países sobre o desafio comum da conferência?
- Identificar as perspectivas e interesses dos outros países para alinhar propostas.
Quais são os principais parceiros comerciais e aliados políticos dos outros países participantes?
- Conhecer as alianças e relações que podem influenciar as negociações e soluções.
Como os outros países podem colaborar para uma solução conjunta para o desafio comum?
- Explorar as contribuições que os outros países podem oferecer e como integrá-las nas propostas.
A. Abertura
No inicio da Conferência cada país deve expor aos demais, por 15 minutos sobre a sua situação e os laços mútuos que possuí com os demais.
Embora não seja obrigatório, é uma prática bem-vinda trazer um prato típico do seu país para compartilhar com os participantes. Isso adiciona um toque cultural à conferência e promove a troca de experiências. Além de vir trajado formalmente.
B. Preparação das Perguntas:
Após as apresentações de cada país, cada delegação deve preparar de 1 a 3 perguntas que servirão como base para acordos potenciais. Estas perguntas devem ser formuladas de maneira clara e objetiva e estarão disponíveis para votação ao final da reunião, utilizando a ferramenta StrawPoll.
C. Processo de Apresentação e Discussão:
Cada pergunta será apresentada individualmente, seguida por uma rodada de discussão aberta entre os participantes. Esta etapa permite que todos expressem suas opiniões e façam ajustes nas propostas, se necessário.
Após a discussão, será realizado um voto secreto para referendar o acordo sobre cada questão. O resultado da votação determinará quais propostas serão formalmente aceitas e incorporadas aos acordos finais da conferência.
Exemplos de perguntas - não poderão ser usadas-
"Você concorda em estabelecer um acordo x que y entre os países participantes?"
"Você está a favor de iniciar um x para combater y, com a participação de todos os países envolvidos?
"Você apoia a criação de um programa x, com recursos y?"
Reflexão Final:
- Peça aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam durante a aula e como as atividades ajudaram a entender melhor o tema das populações.
- Pergunte aos alunos como eles podem aplicar o conhecimento adquirido a outros contextos ou disciplinas.
Feedback:
- Solicite feedback dos alunos sobre o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade
Materiais Necessários:
- Tablets
- Recursos visuais para apresentação de dados
- Materiais para encenação (opcional)
Comentários
Postar um comentário