Aula | 6° ano | Processos Produtivos e Transformação de Recursos Naturais | 3° trimestre

 Aula | 6° ano | Processos Produtivos e Transformação de Recursos Naturais | 3° trimestre


Olá, Detetive Ecológico! Bem-vindo ao módulo de estudo híbrido sobre Processos Produtivos e Transformação de Recursos Naturais. Você foi recrutado por uma das três agências ecológicas mais prestigiadas do mundo. Sua missão? Investigar como os recursos naturais são transformados em produtos que usamos todos os dias. A investigação começa com um dos itens mais importantes da sua rotina: o livro didático!

1. O Quê estudaremos?

   - Compreensão do processo produtivo das coisas cotidianas


2. Por Quê  estudaremos??

   - Para entender a importância dos recursos naturais e o impacto que o processo de produção tem no meio ambiente e na sociedade. Isso ajuda a valorizar os materiais que usamos e pensar em alternativas mais sustentáveis.


3. Como estudaremos?

   - Através de atividades interativas, discussões em grupo e pesquisas guiadas, os alunos explorarão o processo produtivo de livros didáticos e outros produtos comuns, desenvolvendo uma compreensão mais profunda dos recursos naturais envolvidos.

Assista o vídeo introdutório e anote os principais pontos:



Dividam-se em três Grupos e vamos iniciar a primeira missão:

---

Parte 1: O Livro Didático



1. Missão Inicial das duas agencias:

  • O Quê? Pesquisar e compreender como o livro didático é produzido.
  • Por Quê? Entender a importância dos recursos naturais e o impacto ambiental e social do processo de produção.
  • Como? Através de uma investigação detalhada, analisando todas as etapas da produção do livro, desde a extração da madeira até a chegada às suas mãos.

. Perguntas Chave para a Investigação:

  1. De onde vem a matéria-prima do livro didático?

    • Quais são os recursos naturais usados na produção do papel?
    • Quais regiões do mundo fornecem a madeira usada para fazer papel?
  2. Como a madeira se transforma em papel?

    • Quais processos industriais estão envolvidos na produção de papel?
    • Quanta água e energia são necessárias para transformar a madeira em papel?
  3. Quais são as etapas de produção do conteúdo do livro?

    • Quem são os profissionais envolvidos na criação dos textos, ilustrações e diagramação do livro?
    • Como o papel produzido chega à gráfica para ser impresso?
  4. Como os livros são distribuídos e vendidos?

    • Qual é o caminho que o livro percorre da gráfica até chegar às suas mãos?
    • Quem são os responsáveis por essa distribuição?
  5. Qual é o impacto ambiental desse processo produtivo?

    • Que tipos de poluição ou degradação ambiental podem ocorrer durante a produção do papel e dos livros?
    • Existem maneiras de tornar esse processo mais sustentável?
  6. Como podemos reduzir o impacto ambiental na produção de livros?

    • Quais são as alternativas sustentáveis para a produção de papel e livros?
    • Como o uso de tecnologia pode ajudar a preservar recursos naturais?

Parte 2: Cruzando informações - a disputa das descobertas

Os três grupos de investigadores se encontram diante de seus clientes, os três querem mostrar que descobriram mais e mais rápido. Somente uma coisa poderá decidir este empate, um debate de perguntas e respostas! Quem irá vencer?





Cada grupo deve se esforçar para em torno de seus resultados construir dois  Kahoot! com 6 a 10 questões sem repetir nenhuma da investigação preliminar! Vamos pegar o adversário desprevenido não é mesmo? 

Depois disso, deve disponibilizar o código da sala e a batalha das agencias deve acontecer! Quem pontuar mais prova ao seu cliente que fez uma investigação mais capaz e eficiente.

Quem sairá vencedor deste embate de titãs?

Ah, e se precisar de ajuda: 

Segue o tutorial aqui, mas não se acostuma:


 



---


Avaliação:

- Participação nas discussões e atividades. Todos vencem!

- Qualidade das pesquisas e apresentações.

- Reflexão crítica sobre o impacto dos processos produtivos no meio ambiente.


Recursos Adicionais:

- Aplicativos educacionais disponíveis nos tablets.

- Vídeos e materiais interativos sobre sustentabilidade e produção.

Comentários