LED | 5° ANO | 3° BIMESTRE |
Parte 1: Grifinória - Uso Responsável da Privacidade em Ambientes Virtuais
- O que?: Compreender e posicionar-se em relação à violação de sua privacidade em ambientes virtuais.
- Por quê?: Promover a conscientização sobre a importância da privacidade online e como protegê-la.
- Como?: Criando um projeto que ilustre as práticas de proteção à privacidade online.
Metodologia: Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Atividades:
- Introdução : Apresentar a Casa Grifinória e o objetivo da aula.
- Exploração: Apresentação de exemplos de violações de privacidade e discussão sobre suas consequências.
CONCEITO:
- Desenvolvimento: Alunos divididos em grupos criam um projeto (cartaz digital, apresentação) que ilustre medidas de proteção à privacidade online.
- Compartilhamento: Apresentação dos projetos e discussão sobre as práticas de proteção.
MISSÃO: ENTREGAR O CARTAZ VIRTUAL
Pontuação: Pontos pela análise crítica e criatividade na apresentação das medidas de proteção.
Aula 2: Sonserina - Criatividade e Propriedade Intelectual
- O que?: Reconhecer o uso dos direitos autorais citando fontes de informação em suas produções e remix.
- Por quê?: Promover o respeito pelos direitos autorais e a importância de citar fontes corretamente.
- Como?: Investigando a importância dos direitos autorais e criando uma obra original ou remixada.
Metodologia: Aprendizagem Baseada em Investigação
Atividades:
- Introdução: Apresentar a Casa Sonserina e o objetivo da aula.
- Exploração : Discussão sobre direitos autorais, uso justo e como citar fontes corretamente.
- Desenvolvimento: Alunos investigam casos de violações de direitos autorais e explicam estes processos em informativos, com: caso; violação; punção; como evitar.
- Compartilhamento: Exposição das criações e discussão sobre a importância de citar as fontes.
MISSÃO: ENTREGAR OS INFOGRÁFICOS
Pontuação: Pontos pela originalidade e pelo uso correto dos conceitos de propriedade intelectual.+5 PTS.
Parte 3: Corvinal - Linguagens Midiáticas
- O que?: Diferenciar e compreender a utilização de diferentes linguagens midiáticas e conteúdos digitais em atividades colaborativas.
- Por quê?: Compreender a diversidade de linguagens midiáticas e como elas podem ser usadas de forma colaborativa.
- Como?: Criando um jogo digital que integre diferentes linguagens midiáticas.
Metodologia: Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais e Gamificação
Atividades:
- Introdução: Apresentar a Casa Corvinal e o objetivo da aula.
- Exploração: Introdução às diferentes linguagens midiáticas (texto, imagem, áudio, vídeo) e suas características.
- Desenvolvimento: Alunos, em grupos, criam um jogo simples que utilize várias linguagens midiáticas.
- Compartilhamento: Apresentação dos jogos e discussão sobre as diferentes linguagens utilizadas.
MISSÃO: ENTREGAR JOGO
Aula 4: Lufa-Lufa - Convergência de Mídias Digitais
- O que?: Compreender a convergência de mídias digitais na comunicação e produção de conteúdo.
- Por quê?: Entender como as mídias digitais se integram e como essa convergência impacta a comunicação e a produção de conteúdo.
- Como?: Criando um projeto integrador que utilize diferentes mídias digitais de forma convergente.
Metodologia: Aprendizagem pelo Fazer/Refazer (Maker/Tinkering)
Atividades:
- Introdução: Apresentar a Casa Lufa-Lufa e o objetivo da aula.
- Exploração: Discussão sobre a convergência de mídias digitais e exemplos de como elas se integram.
- Desenvolvimento: Alunos trabalham em grupos para criar um projeto que integre diferentes mídias digitais (ex: um site que inclua texto, vídeo e áudio).
Privacidade na Era Digital: Desafios e Soluções
Explore como a privacidade dos dados pessoais é ameaçada na era digital, com foco em redes sociais, dispositivos móveis e plataformas de coleta de dados. Discuta leis e regulamentos atuais, como o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) na União Europeia e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, e analise como essas leis visam proteger os indivíduos e como elas podem ser aprimoradas.
Impacto dos Direitos Autorais na Educação e na Pesquisa Acadêmica
Analise como as leis de direitos autorais afetam o acesso a recursos educacionais e materiais de pesquisa. Discuta o equilíbrio entre a proteção dos direitos dos criadores e a necessidade de acesso livre para fins educacionais e acadêmicos. Considere também a evolução de políticas como a "Fair Use" nos EUA e a "Exceção Educacional" em outras jurisdições.
Propriedade Intelectual e Criatividade na Era da Internet
Investigue como a facilidade de compartilhar e distribuir conteúdo na internet afeta a propriedade intelectual e a criatividade. Discuta questões como plágio, pirataria e o papel das plataformas online na proteção e violação de direitos autorais. Analise casos recentes e o impacto das novas tecnologias, como blockchain, na proteção dos direitos autorais.
Direitos Autorais e Criação de Conteúdo Digital: Desafios e Oportunidades para Criadores Independentes
Explore como os criadores independentes, como blogueiros, youtubers e artistas digitais, lidam com questões de direitos autorais. Discuta os desafios que eles enfrentam para proteger seu trabalho e as oportunidades oferecidas por novas plataformas e modelos de negócios. Analise também as implicações das leis de direitos autorais para a monetização e distribuição de conteúdo.
- Compartilhamento:: Apresentação dos projetos e discussão sobre os desafios e vantagens da convergência de mídias.
MISSÃO: ENTREGAR PROJETO
Avaliação
- Formativa: Observação contínua do envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades.
- Somativa: Avaliação dos projetos finais, considerando a criatividade, colaboração e aplicação dos conceitos aprendidos.
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