LED | 5° ANO | 3° BIMESTRE

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Parte 1: Grifinória - Uso Responsável da Privacidade em Ambientes Virtuais



  • O que?: Compreender e posicionar-se em relação à violação de sua privacidade em ambientes virtuais.
  • Por quê?: Promover a conscientização sobre a importância da privacidade online e como protegê-la.
  • Como?: Criando um projeto que ilustre as práticas de proteção à privacidade online.

Metodologia: Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)

Atividades:

  1. Introdução : Apresentar a Casa Grifinória e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Apresentação de exemplos de violações de privacidade e discussão sobre suas consequências.
    CONCEITO:



REPORTAGEM:



  1. Desenvolvimento: Alunos divididos em grupos criam um projeto (cartaz digital, apresentação) que ilustre medidas de proteção à privacidade online.
  2. Compartilhamento: Apresentação dos projetos e discussão sobre as práticas de proteção.


MISSÃO: ENTREGAR O CARTAZ VIRTUAL

Pontuação: Pontos pela análise crítica e criatividade na apresentação das medidas de proteção.


Aula 2: Sonserina - Criatividade e Propriedade Intelectual



  • O que?: Reconhecer o uso dos direitos autorais citando fontes de informação em suas produções e remix.
  • Por quê?: Promover o respeito pelos direitos autorais e a importância de citar fontes corretamente.
  • Como?: Investigando a importância dos direitos autorais e criando uma obra original ou remixada.

Metodologia: Aprendizagem Baseada em Investigação

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Sonserina e o objetivo da aula.
  2. Exploração : Discussão sobre direitos autorais, uso justo e como citar fontes corretamente.





  1. Desenvolvimento: Alunos investigam casos de violações de direitos autorais e explicam estes processos em informativos, com: caso; violação; punção; como evitar.


  2. Compartilhamento: Exposição das criações e discussão sobre a importância de citar as fontes.

MISSÃO: ENTREGAR OS INFOGRÁFICOS

Pontuação: Pontos pela originalidade e pelo uso correto dos conceitos de propriedade intelectual.+5 PTS.


Parte 3: Corvinal - Linguagens Midiáticas



  • O que?: Diferenciar e compreender a utilização de diferentes linguagens midiáticas e conteúdos digitais em atividades colaborativas.
  • Por quê?: Compreender a diversidade de linguagens midiáticas e como elas podem ser usadas de forma colaborativa.
  • Como?: Criando um jogo digital que integre diferentes linguagens midiáticas.

Metodologia: Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais e Gamificação

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Corvinal e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Introdução às diferentes linguagens midiáticas (texto, imagem, áudio, vídeo) e suas características.
  3. Desenvolvimento: Alunos, em grupos, criam um jogo  simples que utilize várias linguagens midiáticas.
  4. Compartilhamento: Apresentação dos jogos e discussão sobre as diferentes linguagens utilizadas.

MISSÃO: ENTREGAR JOGO

Pontuação: Pontos pela criatividade e colaboração eficaz na utilização das diferentes linguagens midiáticas.+5PTS.

Aula 4: Lufa-Lufa - Convergência de Mídias Digitais


  • O que?: Compreender a convergência de mídias digitais na comunicação e produção de conteúdo.
  • Por quê?: Entender como as mídias digitais se integram e como essa convergência impacta a comunicação e a produção de conteúdo.
  • Como?: Criando um projeto integrador que utilize diferentes mídias digitais de forma convergente.

Metodologia: Aprendizagem pelo Fazer/Refazer (Maker/Tinkering)

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Lufa-Lufa e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Discussão sobre a convergência de mídias digitais e exemplos de como elas se integram.
  3. Desenvolvimento: Alunos trabalham em grupos para criar um projeto que integre diferentes mídias digitais (ex: um site que inclua texto, vídeo e áudio).
  • Privacidade na Era Digital: Desafios e Soluções
    Explore como a privacidade dos dados pessoais é ameaçada na era digital, com foco em redes sociais, dispositivos móveis e plataformas de coleta de dados. Discuta leis e regulamentos atuais, como o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) na União Europeia e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, e analise como essas leis visam proteger os indivíduos e como elas podem ser aprimoradas.

  • Impacto dos Direitos Autorais na Educação e na Pesquisa Acadêmica
    Analise como as leis de direitos autorais afetam o acesso a recursos educacionais e materiais de pesquisa. Discuta o equilíbrio entre a proteção dos direitos dos criadores e a necessidade de acesso livre para fins educacionais e acadêmicos. Considere também a evolução de políticas como a "Fair Use" nos EUA e a "Exceção Educacional" em outras jurisdições.

  • Propriedade Intelectual e Criatividade na Era da Internet
    Investigue como a facilidade de compartilhar e distribuir conteúdo na internet afeta a propriedade intelectual e a criatividade. Discuta questões como plágio, pirataria e o papel das plataformas online na proteção e violação de direitos autorais. Analise casos recentes e o impacto das novas tecnologias, como blockchain, na proteção dos direitos autorais.

  • Direitos Autorais e Criação de Conteúdo Digital: Desafios e Oportunidades para Criadores Independentes
    Explore como os criadores independentes, como blogueiros, youtubers e artistas digitais, lidam com questões de direitos autorais. Discuta os desafios que eles enfrentam para proteger seu trabalho e as oportunidades oferecidas por novas plataformas e modelos de negócios. Analise também as implicações das leis de direitos autorais para a monetização e distribuição de conteúdo.

    1. Compartilhamento:: Apresentação dos projetos e discussão sobre os desafios e vantagens da convergência de mídias.

    MISSÃO: ENTREGAR PROJETO 

    Pontuação: Pontos pela integração eficaz das mídias digitais e pela criatividade no projeto. +20 PTS.

    Avaliação

    • Formativa: Observação contínua do envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades.
    • Somativa: Avaliação dos projetos finais, considerando a criatividade, colaboração e aplicação dos conceitos aprendidos.

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