LED | 4° ANO | 3° BIMESTRE

 LED | 4° ANO | 3° BIMESTRE 




Temática dividida 04 partes 



Parte 1: Grifinória - Riscos da Exposição de Dados Pessoais

  • O quê?: Identificar os riscos da exposição de dados e conteúdos pessoais em redes virtuais.
  • Por quê?: Promover a conscientização sobre a privacidade e segurança na internet.
  • Como?: Investigando cenários e casos de exposição de dados e discutindo formas de proteção.

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Grifinória e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Apresentação sobre os riscos da exposição de dados pessoais com exemplos práticos.



  3. Desenvolvimento: Dividir a turma em grupos para investigar diferentes cenários de exposição de dados e discutir estratégias de proteção.

Cenário 1: Vazamento de Dados Pessoais de Clientes em uma Empresa de E-commerce

Descrição: Um grande site de e-commerce sofreu um ataque cibernético, resultando no vazamento de dados pessoais de milhões de clientes, incluindo nomes, endereços, números de telefone e informações de pagamento.

Tarefas do Grupo:

  1. Identificar as possíveis vulnerabilidades que levaram ao ataque.
  2. Investigar as consequências do vazamento para os clientes e a empresa.
  3. Propor estratégias de proteção para prevenir futuros vazamentos, como criptografia de dados, autenticação de dois fatores e treinamento de funcionários em segurança cibernética.

Cenário 2: Exposição de Dados Médicos em uma Clínica de Saúde

Descrição: Uma clínica de saúde sofreu um ataque de ransomware, onde os dados médicos dos pacientes, incluindo históricos de saúde, resultados de exames e prescrições, foram bloqueados e ameaçados de divulgação caso o resgate não fosse pago.

Tarefas do Grupo:

  1. Analisar como o ransomware infectou o sistema da clínica.
  2. Discutir o impacto da exposição de dados médicos na privacidade dos pacientes.
  3. Desenvolver um plano de resposta a incidentes e medidas preventivas, como backups regulares, atualização de software e conscientização sobre phishing.

Cenário 3: Compartilhamento Indevido de Dados de Funcionários em uma Corporação

Descrição: Um funcionário de uma grande corporação compartilhou acidentalmente um arquivo contendo dados sensíveis de outros funcionários, como salários, avaliações de desempenho e informações pessoais, em um canal público da empresa.

Tarefas do Grupo:

  1. Avaliar como o erro humano levou à exposição de dados.
  2. Examinar as repercussões internas e possíveis ações legais.
  3. Sugerir estratégias de mitigação, como controles de acesso rigorosos, políticas claras de manuseio de dados e ferramentas de monitoramento de uso de dados.

Cenário 4: Uso Indevido de Dados de Usuários por um Aplicativo Móvel

Descrição: Um aplicativo popular foi acusado de coletar e vender dados dos usuários sem consentimento, incluindo localização, hábitos de uso e contatos, para empresas de publicidade.

Tarefas do Grupo:

  1. Investigar as práticas de coleta e compartilhamento de dados do aplicativo.
  2. Discutir a importância do consentimento informado e da transparência na coleta de dados.
  3. Propor políticas de privacidade mais rigorosas e mecanismos de controle de dados.
  1. Compartilhamento : Cada grupo apresenta suas descobertas e sugestões para proteger dados pessoais.

MISSÃO: IDENTIFICAR RISCOS DAS SITUAÇÕES. 10 PTS 

Pontuação: Pontos para análise crítica e estratégias eficazes de proteção.




Parte  2: Sonserina - Direitos Autorais e Fontes de Informação

Círculo de Ouro:

  • O que?: Compreender os direitos autorais, citando as fontes de informação em suas produções.
  • Por quê?: Valorizar a originalidade e respeitar os direitos dos autores.
  • Como?: Criando produções originais e aprendendo a citar fontes corretamente.

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Sonserina e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Discussão sobre direitos autorais e a importância de citar fontes de informação.



  1. Desenvolvimento: Alunos criam uma pequena produção, apresentação de slides, tema livre
  2. Compartilhamento (10 min): Exposição das produções e discussão sobre a importância dos direitos autorais.

MISSÃO: APRESENTAR. 10 PTS 

Pontuação: Pontos pela originalidade e uso correto de citações.


PARTE 3: Corvinal - Produção e Compartilhamento Responsável



  • O que?: Colaborar na produção, reutilização e compartilhamento de conteúdo de maneira responsável.
  • Por quê?: Promover a colaboração e a responsabilidade no uso e compartilhamento de conteúdos digitais.
  • Como?: Trabalhando em projetos colaborativos e compartilhando de forma responsável.
  1. Introdução (10 min): Apresentar a Casa Corvinal e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Explicação sobre como colaborar, reutilizar e compartilhar conteúdos digitais de forma responsável.


  1. Desenvolvimento: Alunos trabalham em grupos para criar e compartilhar um projeto colaborativo, reutilizando conteúdos digitais de forma responsável (DESENHO DE MONTAGEM, PAINT)
  2. Compartilhamento: Apresentação dos projetos e discussão sobre a responsabilidade no compartilhamento de conteúdos.

Pontuação: Pontos pela colaboração eficaz e compartilhamento responsável.


Aula 4: Lufa-Lufa - Linguagens Midiáticas Colaborativas



  • O que?: Usar diferentes linguagens midiáticas e conteúdos digitais de forma colaborativa.
  • Por quê?: Compreender a importância das mídias digitais como meio de comunicação e expressão colaborativa.
  • Como?: Criando um projeto multimídia colaborativo que utilize diferentes linguagens digitais.
  • Atividades:

    1. Introdução  Apresentar a Casa Lufa-Lufa e explicar o objetivo da aula.
    2. Exploração  Introduzir as diferentes mídias digitais (vídeos, fotos, áudios) e discutir exemplos de projetos colaborativos bem-sucedidos.
    3. Desenvolvimento  Realizar um brainstorming em grupo para escolher um tema e planejar um projeto multimídia colaborativo. Os alunos definirão as tarefas e responsabilidades de cada membro do grupo, escolherão as ferramentas digitais que irão utilizar e esboçarão uma estrutura inicial do projeto.





  • SOBRE O PROJETO:
  • AQUI


    1. Compartilhamento : Apresentação dos planos de projeto dos grupos e discussão sobre a importância da colaboração e do planejamento nas produções digitais.

    Pontuação: Pontos serão dados pela criatividade, planejamento e colaboração na utilização das diferentes mídias digitais.


Avaliação

  • Formativa: Observação contínua do envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades.
  • Somativa: Avaliação dos projetos finais, considerando a criatividade, colaboração e aplicação dos conceitos aprendidos.

Comentários