LED | 4° ANO | 3° BIMESTRE
Temática dividida 04 partes
Parte 1: Grifinória - Riscos da Exposição de Dados Pessoais
- O quê?: Identificar os riscos da exposição de dados e conteúdos pessoais em redes virtuais.
- Por quê?: Promover a conscientização sobre a privacidade e segurança na internet.
- Como?: Investigando cenários e casos de exposição de dados e discutindo formas de proteção.
Atividades:
- Introdução: Apresentar a Casa Grifinória e o objetivo da aula.
- Exploração: Apresentação sobre os riscos da exposição de dados pessoais com exemplos práticos.
- Desenvolvimento: Dividir a turma em grupos para investigar diferentes cenários de exposição de dados e discutir estratégias de proteção.
Cenário 1: Vazamento de Dados Pessoais de Clientes em uma Empresa de E-commerce
Descrição: Um grande site de e-commerce sofreu um ataque cibernético, resultando no vazamento de dados pessoais de milhões de clientes, incluindo nomes, endereços, números de telefone e informações de pagamento.
Tarefas do Grupo:
- Identificar as possíveis vulnerabilidades que levaram ao ataque.
- Investigar as consequências do vazamento para os clientes e a empresa.
- Propor estratégias de proteção para prevenir futuros vazamentos, como criptografia de dados, autenticação de dois fatores e treinamento de funcionários em segurança cibernética.
Cenário 2: Exposição de Dados Médicos em uma Clínica de Saúde
Descrição: Uma clínica de saúde sofreu um ataque de ransomware, onde os dados médicos dos pacientes, incluindo históricos de saúde, resultados de exames e prescrições, foram bloqueados e ameaçados de divulgação caso o resgate não fosse pago.
Tarefas do Grupo:
- Analisar como o ransomware infectou o sistema da clínica.
- Discutir o impacto da exposição de dados médicos na privacidade dos pacientes.
- Desenvolver um plano de resposta a incidentes e medidas preventivas, como backups regulares, atualização de software e conscientização sobre phishing.
Cenário 3: Compartilhamento Indevido de Dados de Funcionários em uma Corporação
Descrição: Um funcionário de uma grande corporação compartilhou acidentalmente um arquivo contendo dados sensíveis de outros funcionários, como salários, avaliações de desempenho e informações pessoais, em um canal público da empresa.
Tarefas do Grupo:
- Avaliar como o erro humano levou à exposição de dados.
- Examinar as repercussões internas e possíveis ações legais.
- Sugerir estratégias de mitigação, como controles de acesso rigorosos, políticas claras de manuseio de dados e ferramentas de monitoramento de uso de dados.
Cenário 4: Uso Indevido de Dados de Usuários por um Aplicativo Móvel
Descrição: Um aplicativo popular foi acusado de coletar e vender dados dos usuários sem consentimento, incluindo localização, hábitos de uso e contatos, para empresas de publicidade.
Tarefas do Grupo:
- Investigar as práticas de coleta e compartilhamento de dados do aplicativo.
- Discutir a importância do consentimento informado e da transparência na coleta de dados.
- Propor políticas de privacidade mais rigorosas e mecanismos de controle de dados.
- Compartilhamento : Cada grupo apresenta suas descobertas e sugestões para proteger dados pessoais.
MISSÃO: IDENTIFICAR RISCOS DAS SITUAÇÕES. 10 PTS
Pontuação: Pontos para análise crítica e estratégias eficazes de proteção.
Parte 2: Sonserina - Direitos Autorais e Fontes de Informação
Círculo de Ouro:
- O que?: Compreender os direitos autorais, citando as fontes de informação em suas produções.
- Por quê?: Valorizar a originalidade e respeitar os direitos dos autores.
- Como?: Criando produções originais e aprendendo a citar fontes corretamente.
Atividades:
- Introdução: Apresentar a Casa Sonserina e o objetivo da aula.
- Exploração: Discussão sobre direitos autorais e a importância de citar fontes de informação.
- Desenvolvimento: Alunos criam uma pequena produção, apresentação de slides, tema livre
- Compartilhamento (10 min): Exposição das produções e discussão sobre a importância dos direitos autorais.
MISSÃO: APRESENTAR. 10 PTS
Pontuação: Pontos pela originalidade e uso correto de citações.
PARTE 3: Corvinal - Produção e Compartilhamento Responsável
- O que?: Colaborar na produção, reutilização e compartilhamento de conteúdo de maneira responsável.
- Por quê?: Promover a colaboração e a responsabilidade no uso e compartilhamento de conteúdos digitais.
- Como?: Trabalhando em projetos colaborativos e compartilhando de forma responsável.
- Introdução (10 min): Apresentar a Casa Corvinal e o objetivo da aula.
- Exploração: Explicação sobre como colaborar, reutilizar e compartilhar conteúdos digitais de forma responsável.
- Desenvolvimento: Alunos trabalham em grupos para criar e compartilhar um projeto colaborativo, reutilizando conteúdos digitais de forma responsável (DESENHO DE MONTAGEM, PAINT)
- Compartilhamento: Apresentação dos projetos e discussão sobre a responsabilidade no compartilhamento de conteúdos.
Pontuação: Pontos pela colaboração eficaz e compartilhamento responsável.
Aula 4: Lufa-Lufa - Linguagens Midiáticas Colaborativas
- O que?: Usar diferentes linguagens midiáticas e conteúdos digitais de forma colaborativa.
- Por quê?: Compreender a importância das mídias digitais como meio de comunicação e expressão colaborativa.
- Como?: Criando um projeto multimídia colaborativo que utilize diferentes linguagens digitais.
- Introdução Apresentar a Casa Lufa-Lufa e explicar o objetivo da aula.
- Exploração Introduzir as diferentes mídias digitais (vídeos, fotos, áudios) e discutir exemplos de projetos colaborativos bem-sucedidos.
- Desenvolvimento Realizar um brainstorming em grupo para escolher um tema e planejar um projeto multimídia colaborativo. Os alunos definirão as tarefas e responsabilidades de cada membro do grupo, escolherão as ferramentas digitais que irão utilizar e esboçarão uma estrutura inicial do projeto.
SOBRE O PROJETO:- AQUI
- Compartilhamento : Apresentação dos planos de projeto dos grupos e discussão sobre a importância da colaboração e do planejamento nas produções digitais.
Atividades:
Pontuação: Pontos serão dados pela criatividade, planejamento e colaboração na utilização das diferentes mídias digitais.
Avaliação
- Formativa: Observação contínua do envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades.
- Somativa: Avaliação dos projetos finais, considerando a criatividade, colaboração e aplicação dos conceitos aprendidos.
Comentários
Postar um comentário