LED | 2° ANO | 3° BIMESTRE

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A AULA SERÁ DIVIDA EM QUATRO PARTES LIGADAS À GAMIFICAÇÃO.



Parte 1: Grifinória - Produções Colaborativas


O que?: Produzir textos e desenhos colaborativamente com a mediação do professor.

- Por quê? Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

- Como? Utilizando ferramentas digitais para criar uma história colaborativa.


Atividades:

1. Introdução : Apresentar a Casa Grifinória e explicar o objetivo da aula.

2. Exploração : Introduzir uma ferramenta digital simples (ex: PAINT) e como usá-la para criar textos e desenhos.

3.Desenvolvimento: Dividir a turma em grupos e cada grupo começará a criar uma história ou desenho colaborativo.

4. Compartilhamento: Cada grupo apresenta seu trabalho para a turma.


MISSÃO: ENTREGAR DESENHO DIGITAL E CONTAR A SUA HISTÓRIA

Pontuação: Grupos recebem pontos para suas Casas pela colaboração e criatividade. +5PONTOS




PARTE 2: Sonserina - Criatividade e Propriedade Intelectual

  • O que?: Compreender a importância da parceria e colaboração na realização das atividades; reconhecer algumas noções sobre propriedade autoral.
  • Por quê?: Promover a criatividade, o respeito pelos direitos autorais, e a valorização do trabalho em equipe.
  • Como?: Criando uma obra digital original em grupo e aprendendo sobre propriedade intelectual.

Atividades:

  1. Introdução (10 min): Apresentar a Casa Sonserina e explicar o objetivo da aula.
  2. Exploração: Discussão sobre criatividade, propriedade intelectual, e a importância da colaboração, usando exemplos simples.

VAMOS LER JUNTOS:

TIPOS DE COPPYRIGHT
  1. Desenvolvimento: Alunos criam uma obra digital em grupo (desenho, texto, música) e aprendem a adicionar um símbolo de copyright.
  2. Compartilhamento: Exposição das criações e discussão sobre a importância de respeitar as obras dos outros.


MISSÃO: ENTREGAR OBRA ORIGINAL COM COPYRIGHT E CONTAR DEBATER
Pontuação: Alunos ganham pontos por originalidade e pelo uso correto dos conceitos de propriedade intelectual. +10 PONTOS




Aula 3: Corvinal - Linguagens Midiáticas


  • O que?: Investigar as linguagens midiáticas mediadas pelo professor (imagem, som, vídeo etc.).
  • Por quê?: Compreender a importância das mídias digitais e como elas podem ser usadas para comunicação e expressão.
  • Como?: Usando diferentes tipos de mídias digitais para criar um pequeno projeto multimídia.

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Corvinal e explicar o objetivo da aula.
  2. Exploração: Introdução a várias mídias digitais (vídeos, fotos, áudios) e como elas são usadas.

    3. Desenvolvimento: Alunos documentam um dia na escola usando mídias digitais (em pequenos grupos, cada um responsável por um tipo de mídia). Uso mediado do celular, um grupo por vez

3.1 Professor edita e apresenta
4. Compartilhamento: Apresentação dos projetos e discussão sobre como as mídias digitais são parte do cotidiano.

  1. MISSÃO: Registrar mídias da escola, editá-las, assisti-las e discuti-las.

    Pontuação: Pontos para a criatividade na utilização das diferentes mídias digitais. +5 pts





PARTE  4: Lufa-Lufa - Projeto Integrador


  • O que?: Integrar as aprendizagens das aulas anteriores em um projeto final.
  • Por quê?: Consolidar os conhecimentos adquiridos e fomentar a colaboração e criatividade.
  • Como?: Criar uma apresentação digital (vídeo, apresentação de slides, etc.) que reúna textos, desenhos e mídias digitais.

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Lufa-Lufa e o objetivo integrador da aula.
  2. Exploração (10 min): Revisar os principais conceitos aprendidos nas aulas anteriores.
-CRIATIVIDADE
-COPYRIGHT
-TIPOS DE MÍDIA
  1. Desenvolvimento (30 min): Alunos trabalham em grupos para criar uma apresentação digital que inclua elementos de textos, desenhos e mídias digitais.
  2. Compartilhamento (10 min): Apresentação dos projetos para a turma e reflexão sobre o aprendizado.

MISSÃO: Criação de mídia digital, com símbolo copyright e apresentar

Pontuação: Pontos finais são atribuídos pela integração eficaz dos elementos e pela apresentação. +20 pts


Avaliação

  • Formativa: Observação contínua do envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades.
  • Somativa: Avaliação dos projetos finais, considerando a criatividade, colaboração e aplicação dos conceitos aprendidos.

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