LED | 9° ANO | 2° BIMESTRE

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Vamos organizar a aula em quatro blocos distintos, cada um abordando um dos objetivos de aprendizagem relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase na metodologia ativa e gamificação.






**Bloco 1: O Que? - Papel e usos das TIC na sociedade**

**Objetivo de Aprendizagem:**
- Compreender o papel e os usos das TIC na sociedade, especialmente em relação à realização e compartilhamento de produções digitais.

**Por que?**
- As TIC desempenham um papel fundamental na maneira como nos comunicamos, criamos e compartilhamos informações na sociedade digital atual. É essencial entender como essas tecnologias impactam nossas vidas e podem ser usadas para intervenção social.

**Como?**
- Introdução interativa: Quiz sobre o impacto das TIC na sociedade.
- Atividade prática: Os alunos formarão equipes e criarão um infográfico colaborativo destacando diferentes usos das TIC na sociedade, enfatizando sua importância como ferramenta de intervenção social.


Aqui está o passo a passo para a aula:

**1. Introdução 
   - Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo de aprendizagem do dia: compreender o papel e os usos das TIC na sociedade.
   - Contextualize a importância das TIC na vida cotidiana, mencionando exemplos de como elas impactam a comunicação, o trabalho, a educação, entre outros.
   - Explique o porquê é importante compreender esse tema, destacando como as TIC influenciam diretamente nossa forma de interagir com o mundo.

**2. Quiz Interativo 
   - Apresente o quiz sobre o impacto das TIC na sociedade.
   - Divida os alunos em equipes e forneça dispositivos eletrônicos (ou utilize um aplicativo de quiz online).
   - Faça perguntas que abordem diferentes aspectos das TIC, como seu papel na educação, na economia, na saúde, etc.
   - Encoraje a discussão entre os membros da equipe para chegar às respostas corretas.


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**Quiz sobre o Impacto das TIC na Sociedade**

**Instruções:**
- Este quiz tem como objetivo testar o seu conhecimento sobre o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade.
- Você será dividido em equipes. Cada equipe receberá um dispositivo eletrônico para responder às perguntas.
- Discuta as respostas com seus colegas de equipe antes de selecionar a resposta final.

**Perguntas:**

1. Qual é o principal objetivo das TIC na sociedade?
   a) Facilitar o compartilhamento de fotos de gatos engraçados.
   b) Ampliar o acesso à informação e melhorar a comunicação.
   c) Aumentar as vendas de produtos online.
   d) Reduzir o tempo gasto em atividades ao ar livre.

2. Como as TIC contribuem para a educação?
   a) Oferecendo acesso a recursos educacionais online.
   b) Substituindo completamente os professores.
   c) Limitando o acesso dos alunos à informação.
   d) Aumentando a carga de trabalho dos educadores.

3. Qual é o impacto das TIC na economia?
   a) Diminuição do desemprego.
   b) Aumento da produtividade e da eficiência.
   c) Desaceleração do crescimento econômico.
   d) Aumento da desigualdade social.

4. Como as TIC podem ser usadas na área da saúde?
   a) Para fazer compras online de alimentos não saudáveis.
   b) Para promover hábitos de vida saudáveis por meio de aplicativos de fitness.
   c) Para aumentar o número de fumantes.
   d) Para reduzir a acessibilidade aos serviços de saúde.

5. Qual é o papel das TIC na comunicação?
   a) Restringir a troca de informações entre as pessoas.
   b) Facilitar a comunicação instantânea em todo o mundo.
   c) Limitar o acesso às redes sociais.
   d) Reduzir a necessidade de interação social.

6. Como as TIC podem ser utilizadas para promover inclusão social?
   a) Restringindo o acesso a recursos educacionais.
   b) Facilitando o acesso a oportunidades de emprego.
   c) Criando barreiras para pessoas com deficiência.
   d) Reduzindo a acessibilidade a informações.

7. Quais são os principais desafios relacionados ao uso das TIC na sociedade atual?
   a) Falta de acesso à internet em áreas rurais.
   b) Excesso de informação disponível online.
   c) Aumento da privacidade e segurança dos dados.
   d) Redução da conectividade global.

8. Como as TIC podem ser usadas para promover mudanças sociais positivas?
   a) Facilitando a disseminação de informações falsas e prejudiciais.
   b) Promovendo campanhas de conscientização e mobilização online.
   c) Limitando o acesso das pessoas a recursos educacionais.
   d) Reforçando estereótipos e preconceitos.

9. Qual é o impacto das TIC no mercado de trabalho?
   a) Redução da demanda por habilidades digitais.
   b) Aumento da necessidade de atualização e adaptação constante.
   c) Diminuição da importância do trabalho remoto.
   d) Estagnação do desenvolvimento econômico.

10. Como as TIC podem ser usadas para promover a sustentabilidade ambiental?
    a) Aumentando o consumo excessivo de recursos naturais.
    b) Facilitando o compartilhamento de boas práticas ecológicas.
    c) Incentivando o descarte irresponsável de resíduos eletrônicos.
    d) Reduzindo a conscientização sobre questões ambientais.

**Respostas:**
1. b) Ampliar o acesso à informação e melhorar a comunicação.
2. a) Oferecendo acesso a recursos educacionais online.
3. b) Aumento da produtividade e da eficiência.
4. b) Para promover hábitos de vida saudáveis por meio de aplicativos de fitness.
5. b) Facilitar a comunicação instantânea em todo o mundo.
6. b) Facilitando o acesso a oportunidades de emprego.
7. a) Falta de acesso à internet em áreas rurais.
8. b) Promovendo campanhas de conscientização e mobilização online.
9. b) Aumento da necessidade de atualização e adaptação constante.
10. b) Facilitando o compartilhamento de boas práticas ecológicas.



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**3. Atividade Prática 
   - Divida a turma em equipes de 4 a 5 alunos.
   - Explique que cada equipe será responsável por criar um infográfico colaborativo destacando diferentes usos das TIC na sociedade.
   - Forneça materiais de apoio, como acesso a computadores, internet e software de design de infográficos (ou utilize ferramentas online gratuitas).
   - Oriente os alunos a pesquisarem e selecionarem exemplos concretos de como as TIC são usadas em diferentes contextos sociais, como educação, saúde, ambiente, entre outros.
   - Incentive a criatividade na apresentação das informações, enfatizando a importância das TIC como ferramenta de intervenção social.
   - Circule pela sala para oferecer suporte e orientação conforme necessário.

**4. Apresentação e Discussão 
   - Após o tempo estipulado, peça a cada equipe que apresente seu infográfico para a turma.
   - Durante as apresentações, estimule a participação de todos os alunos, incentivando perguntas e comentários sobre os diferentes usos das TIC abordados.
   - Conduza uma discussão em grupo sobre os temas apresentados, destacando exemplos interessantes e refletindo sobre como as TIC podem ser utilizadas de forma eficaz para promover mudanças sociais positivas.

**5. Conclusão
   - Faça uma breve recapitulação dos principais pontos discutidos durante a aula.
   - Peça aos alunos que compartilhem suas reflexões finais sobre o papel e os usos das TIC na sociedade, destacando a importância da intervenção social.
   - Encoraje os alunos a aplicarem o que aprenderam em suas vidas cotidianas e a explorarem novas maneiras de utilizar as TIC de forma consciente e responsável.

**6. Feedback e Encerramento 
   - Finalize a aula convidando os alunos a fornecerem feedback sobre a atividade e a experiência de aprendizado.
   - Agradeça a participação de todos e reforce a importância do tema para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.
   - Despeça a turma e encerre a aula.











**Bloco 2: Por Que? - Criatividade e propriedade intelectual**

**Objetivo de Aprendizagem:**
- Utilizar o conceito de propriedade intelectual ao compartilhar produções digitais.

**Por que?**
- É crucial entender os conceitos de propriedade intelectual para evitar violações de direitos autorais e garantir a credibilidade e ética das produções digitais compartilhadas.

**Como?**
- Mini-aula sobre propriedade intelectual e licenças de uso.
- Atividade de grupo: Os alunos assistirão a um vídeo sobre direitos autorais e, em seguida, criarão um guia visual explicando os diferentes tipos de licenças de uso de conteúdo digital.


**1. Introdução
   - Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo de aprendizagem do bloco: utilizar o conceito de propriedade intelectual ao compartilhar produções digitais.
   - Contextualize a importância da propriedade intelectual na criação e compartilhamento de conteúdo digital, destacando a necessidade de respeitar os direitos autorais e as licenças de uso.

**2. Mini-aula sobre Propriedade Intelectual 
   - Apresente uma breve explicação sobre propriedade intelectual, abordando conceitos como direitos autorais, patentes, marcas registradas e direitos de imagem.





   - Discuta com os alunos a importância da propriedade intelectual para proteger a criatividade e a inovação, incentivando o desenvolvimento de novas ideias e produtos.

   - Explique os diferentes tipos de licenças de uso de conteúdo digital, como Creative Commons, e como elas podem ser utilizadas para compartilhar produções de forma ética e legal.







**3. Atividade de Grupo
   - Divida os alunos em grupos de 4 a 5 membros.
   - Forneça aos grupos acesso a um vídeo educativo sobre direitos autorais e licenças de uso de conteúdo digital.
   - Após assistir ao vídeo, os grupos devem discutir e criar um guia visual explicando os diferentes tipos de licenças de uso de conteúdo digital, destacando suas características e quando devem ser aplicadas.
   - Incentive os grupos a serem criativos na apresentação do guia visual, utilizando cores, imagens e ícones para tornar as informações mais atrativas e de fácil compreensão.

OS MELHORES SERÃO EXPOSTOS



**4. Apresentação e Discussão 
   - Após o tempo estipulado, peça a cada grupo que apresente seu guia visual para a turma.
   - Durante as apresentações, estimule a participação de todos os alunos, incentivando perguntas e comentários sobre os diferentes tipos de licenças de uso de conteúdo digital.
   - Conduza uma discussão em grupo sobre a importância da propriedade intelectual e das licenças de uso na era digital, destacando exemplos práticos de como esses conceitos são aplicados no cotidiano.

**5. Conclusão 
   - Faça uma breve recapitulação dos principais pontos discutidos durante o bloco.
   - Reforce a importância de respeitar os direitos autorais e as licenças de uso ao compartilhar produções digitais.
   - Incentive os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos na prática, seja ao criar conteúdo próprio ou ao utilizar materiais de terceiros de forma ética e legal.

**6. Encerramento:**
   - Agradeça a participação dos alunos e encerre o bloco, preparando-os para o próximo tema a ser abordado.






**Bloco 3: Como? - Identificação de licenças de uso de informações retiradas da web**

**Objetivo de Aprendizagem:**
- Identificar as licenças de uso nas informações retiradas da web por meio de filtros nas buscas realizadas.

**Por que?**
- Ao compreender as diferentes licenças de uso, os alunos podem fazer escolhas informadas ao utilizar informações retiradas da web em suas produções digitais.

**Como?**
- Discussão em grupo: Os alunos explorarão exemplos de conteúdo digital e identificarão as licenças de uso associadas a cada um.
- Atividade prática: Os alunos realizarão uma busca na web por imagens e textos relacionados a um tema específico e analisarão as licenças de uso associadas a cada recurso encontrado.



**1. Introdução
   - Apresente aos alunos o objetivo de aprendizagem do bloco: identificar as licenças de uso nas informações retiradas da web por meio de filtros nas buscas realizadas.
   - Explique a importância de compreender as diferentes licenças de uso para fazer escolhas informadas ao utilizar informações da web em produções digitais.






**2. Discussão em Grupo 
   - Divida os alunos em grupos de 3 a 4 membros.
   - OS GRUPOS DEVEM BAIXAR 5 exemplos de conteúdo digital, como imagens, textos e vídeos, retirados da web.
   - Instrua os grupos a explorarem cada exemplo e identificarem as licenças de uso associadas a cada recurso.
   - Encoraje os grupos a discutirem e compartilharem suas descobertas, destacando as diferenças entre licenças de uso como Creative Commons, domínio público e copyright.

**3. Atividade Prática 
   - Explique aos alunos que eles realizarão uma busca na web por imagens e textos relacionados a um tema específico..
   - Instrua os alunos a utilizarem filtros de pesquisa avançada para identificar recursos com licenças de uso específicas, como Creative Commons.
   - Os alunos devem selecionar e analisar pelo menos duas imagens e dois textos encontrados durante a busca, identificando as licenças de uso associadas a cada recurso.
   - Eles devem registrar suas descobertas em um documento compartilhado ou em papel, anotando o tipo de licença de uso de cada recurso e qualquer informação relevante sobre sua atribuição ou restrições de uso.


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TEMAS:
Com base no vídeo fornecido, aqui estão quatro temas relacionados:

1. Inteligência Artificial (IA) e seu Impacto na Sociedade:
   - Explorar como a inteligência artificial está mudando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.
   - Discutir os benefícios e desafios da IA em áreas como saúde, transporte, educação e emprego.
   - Analisar questões éticas e sociais relacionadas ao uso da IA, como privacidade, viés algorítmico e automação.

2. Privacidade Online e Proteção de Dados:
   - Investigar a importância da privacidade online em um mundo cada vez mais digitalizado.
   - Explorar os riscos e desafios enfrentados pelos usuários da internet em relação à proteção de dados pessoais.
   - Discutir estratégias para proteger a privacidade online, como o uso de senhas seguras, configurações de privacidade e conscientização sobre phishing e outras ameaças.

3. Ética na Tecnologia e na Internet:
   - Examinar questões éticas relacionadas ao uso da tecnologia e da internet, como fake news, discurso de ódio online e manipulação de dados.
   - Debater sobre a responsabilidade das empresas de tecnologia, governos e usuários individuais na promoção de práticas éticas.
   - Explorar maneiras de promover uma cultura digital mais ética e responsável, incluindo educação digital e regulamentações adequadas.

4. Futuro do Trabalho na Era Digital:
   - Analisar como a tecnologia está impactando o mercado de trabalho, incluindo automação, inteligência artificial e teletrabalho.
   - Discutir as oportunidades e desafios que surgem com a evolução do trabalho na era digital, como novas habilidades necessárias, desigualdade de renda e segurança do emprego.
   - Explorar estratégias para preparar os trabalhadores para o futuro do trabalho, incluindo educação continuada, programas de requalificação e políticas de proteção social.
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**4. Apresentação e Discussão
   - Após o tempo estipulado, peça a cada grupo que compartilhe suas descobertas com a turma.
   - Durante as apresentações, incentive os alunos a explicarem suas análises e a discutirem sobre a importância das licenças de uso na web.
   - Conduza uma discussão em grupo sobre as diferenças entre as licenças de uso e como elas podem impactar o uso de conteúdo digital em produções próprias.

**5. Conclusão 
   - Faça uma breve recapitulação dos principais pontos discutidos durante o bloco.
   - Reforce a importância de utilizar filtros de busca e identificar as licenças de uso ao utilizar informações retiradas da web.
   - Incentive os alunos a aplicarem seus conhecimentos sobre licenças de uso em suas atividades futuras na web.

**6. Encerramento:**
   - Agradeça a participação dos alunos e encerre o bloco, preparando-os para o próximo tema a ser abordado.







**Bloco 4:COMBATE A preconceitos, discriminação e cyberbullying.

**Objetivo de Aprendizagem:**
- Executar ações em redes, atentando-se para a inserção de conteúdos inadequados quanto a preconceitos, discriminação e cyberbullying.

**Por que?**
- É fundamental promover a responsabilidade e cidadania digital, incentivando os alunos a agir de forma ética e responsável nas redes sociais e outras plataformas online.

**Como?**
- DINAMICA DE ENCENAÇÃO E DE JULGAMENTO


**Passo a Passo e Procedimento:**

**1. Introdução
   - Apresente aos alunos o objetivo de aprendizagem do bloco: executar ações em redes, atentando-se para a inserção de conteúdos inadequados quanto a preconceitos, discriminação e cyberbullying.
   - Explique a importância de promover a responsabilidade e cidadania digital para criar um ambiente online mais seguro e inclusivo.

**2. Dinâmica de Encenação e Julgamento 

**Preparação:**
   - Divida os alunos em grupos de 4 a 5 membros.
   - Explique que cada grupo terá a tarefa de preparar uma cena curta relacionada a um tema específico de preconceito, discriminação ou cyberbullying.
   - Forneça aos grupos alguns minutos para discutir e planejar suas cenas, enfatizando a importância de abordar os temas de forma sensível e educativa.

**Apresentação das Cenas:**
   - Cada grupo apresentará sua cena para a turma, utilizando recursos como diálogo, expressões faciais e gestos para transmitir a mensagem.
   - Após cada cena, reserve um breve momento para permitir que os outros alunos comentem sobre o desempenho dos grupos e discutam sobre as mensagens transmitidas.

**Julgamento:**
   - Depois que todas as cenas forem apresentadas, explique que haverá um momento de julgamento, onde os alunos serão convidados a discutir e analisar as cenas.
   - Incentive os alunos a refletirem sobre as mensagens transmitidas em cada cena, identificando comportamentos inadequados e possíveis consequências negativas.
   - Facilite a discussão, promovendo um ambiente de respeito e abertura para diferentes pontos de vista.

**3. Conclusão 
   - Faça uma breve recapitulação dos principais pontos discutidos durante a dinâmica.
   - Reforce a importância do combate ao preconceito, discriminação e cyberbullying nas redes sociais e outras plataformas online.
   - Incentive os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos na prática, agindo de forma ética e responsável nas interações online.

**4. Encerramento:**
   - Agradeça a participação dos alunos e encerre o bloco, destacando a importância de promover um ambiente online mais inclusivo e respeitoso para todos.

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