LED | 5° ano | 2° Bimestre
**Plano de Aula: Explorando as Tecnologias da Informação e Comunicação**
**Objetivo Geral:**
Este plano de aula tem como objetivo introduzir os alunos aos conceitos fundamentais das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), destacando o papel dessas tecnologias na sociedade moderna e promovendo habilidades relacionadas ao acesso, segurança, veracidade da informação, bem como a criatividade e a propriedade intelectual.
**1. Papel e Usos das TIC na Sociedade**
- **O que? Nesta etapa, os alunos serão introduzidos ao papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade moderna, discutindo como essas tecnologias são usadas para atender diversas necessidades.
- **Por quê? É importante que os alunos compreendam como as TIC impactam suas vidas diárias, desde o acesso à informação até a comunicação com outras pessoas ao redor do mundo.
- **Como? Através de exemplos práticos e discussões em sala de aula, os alunos serão incentivados a refletir sobre como utilizam as TIC em suas vidas e como essas tecnologias influenciam a sociedade em geral.
1. Preparação:
- Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Forneça materiais de suporte, como acesso à internet, laptops ou tablets, para cada grupo.
2. Exploração:
- Entregue aos grupos uma série de cenários ou casos de uso das TIC na sociedade moderna. Por exemplo: i- como as redes sociais impactam como nos comunicamos?
- Peça aos grupos que discutam e analisem os cenários atribuídos, identificando os principais pontos de impacto das TIC em diferentes aspectos da vida cotidiana.
- Incentive os alunos a explorarem recursos adicionais online, como artigos, vídeos ou estudos de caso, para enriquecer sua compreensão dos temas discutidos..
ii- Como a tecnologia móvel facilita o acesso à informação em áreas rurais?
iii- Como o excesso de informação nos prejudica hoje?
iv- Qual papel das fake news hoje?
3. Colaboração:
- Após a análise dos cenários, promova uma discussão em sala de aula onde os grupos compartilhem suas descobertas e visões com os colegas.
- Encoraje os alunos a fazerem perguntas e fornecerem feedback reciprocamente, estimulando um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo.
4. Aplicação Prática:
- Desafie os grupos a desenvolverem uma breve apresentação ou infográfico destacando os principais pontos discutidos e suas implicações na sociedade.
- Dê tempo para que os grupos preparem suas apresentações, utilizando as TIC disponíveis para criar materiais visualmente atrativos e informativos.
5. Apresentação e Discussão:
- Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu trabalho para a turma.
- Após cada apresentação, abra espaço para perguntas e comentários dos colegas, promovendo uma discussão ampla e participativa sobre os temas abordados.
6. Reflexão e Conclusão:
- Finalize a aula com uma reflexão individual ou em grupo sobre o que os alunos aprenderam e como isso influência sua compreensão das TIC na sociedade.
- Incentive os alunos a compartilharem visões pessoais e a considerarem maneiras de aplicar esses conhecimentos em suas próprias vidas e montem um mural sobre os temas.
**2. Acesso, Segurança e Veracidade da Informação**
- **O que?** Nesta fase, os alunos aprenderão sobre a importância do acesso seguro e da veracidade da informação na era digital.
- **Por quê?** Com a abundância de informações disponíveis online, é crucial que os alunos desenvolvam habilidades para avaliar a confiabilidade das fontes de informação e proteger sua privacidade online.
- **Como?** Através de atividades práticas, os alunos aprenderão a elaborar critérios para comparar e selecionar informações de fontes confiáveis, bem como a reconhecer e posicionar-se em relação à violação de sua privacidade em ambientes virtuais.
Vamos fazer este desafio juntos:
https://www.dio.me/articles/desafio-lgpd-torne-se-um-mestre-da-protecao-de-dados-em-um-jogo-educacional
**Jogo Educativo: Caça às Fontes Confáveis e Proteção da Privacidade Online**
**Objetivo:** Este jogo tem como objetivo principal capacitar os alunos a desenvolverem habilidades para avaliar a confiabilidade das fontes de informação online e proteger sua privacidade enquanto navegam na internet, de forma lúdica e interativa.
**Materiais Necessários:**
- Cartas com diferentes tópicos de pesquisa (pode ser impresso ou digital).
- Cartas com diferentes fontes de informação (sites, blogs, redes sociais, etc.).
- Cartas de desafio relacionadas à proteção da privacidade online.
- Tabuleiro de jogo (opcional).
- Marcadores para os jogadores.
**Instruções:**
**1. Preparação:**
- Divida a turma em equipes de 3 a 4 jogadores.
- Distribua as cartas com os diferentes tópicos de pesquisa, fontes de informação e desafios pela sala de aula.
**2. Rodadas do Jogo:**
**Rodada 1: Caça às Fontes Confáveis**
- Cada equipe escolhe uma carta com um tópico de pesquisa.
- Em seguida, os jogadores devem montar seu card com uma informação, sem deixar claro a fonte e trocar entre os grupos
- Após trocar, o grupo que recebe deve acrescentar a fonte que encontrar na internet
**Rodada 2: Proteção da Privacidade Online**
- Cada equipe recebe uma carta de desafio relacionada à proteção da privacidade online. Deve escrevê-la e trocar com a proxima.
- Os jogadores devem discutir e apresentar estratégias para lidar com o desafio proposto, como identificar e evitar golpes de phishing, configurar configurações de privacidade em redes sociais, etc.
**3. Pontuação e Vencedor:**
- As equipes recebem pontos com base na qualidade das fontes de informação selecionadas e na eficácia das estratégias de proteção da privacidade apresentadas.
- No final das rodadas, a equipe com mais pontos é declarada vencedora do jogo.
**4. Discussão e Reflexão:**
- Após o jogo, promova uma discussão em grupo sobre as estratégias utilizadas e as lições aprendidas.
- Incentive os alunos a refletirem sobre a importância de avaliar criticamente as informações online e proteger sua privacidade na era digital.
**Considerações Finais:**
Este jogo educativo proporciona uma experiência interativa e divertida para os alunos explorarem questões relacionadas à confiabilidade das fontes de informação e à proteção da privacidade online. Ao envolver os alunos em atividades práticas e colaborativas, espera-se que desenvolvam habilidades essenciais para navegar de forma segura e responsável na internet.
**3. Criatividade e Propriedade Intelectual**
- **O que?** Nesta etapa, os alunos explorarão a importância da criatividade e da propriedade intelectual no contexto das TIC, especialmente no que diz respeito aos direitos autorais.
- **Por quê?** É fundamental que os alunos compreendam os conceitos de direitos autorais e aprendam a citar fontes de informação corretamente em suas produções, promovendo a integridade acadêmica e o respeito à propriedade intelectual.
- **Como?** Via atividades de criação e remixagem de conteúdo, os alunos serão incentivados a reconhecer o uso dos direitos autorais e a citar corretamente suas fontes de informação, desenvolvendo assim habilidades essenciais para o ambiente digital.
**Atividade Criativa: Explorando Direitos Autorais e Propriedade Intelectual**
**Objetivo:** Esta atividade visa permitir que os alunos explorem a importância da criatividade e da propriedade intelectual no contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especialmente no que diz respeito aos direitos autorais.
**Materiais Necessários:**
- Acesso a computadores, tablets ou dispositivos móveis.
- Recursos de criação digital, como editores de vídeo, software de design gráfico ou aplicativos de música.
- Materiais de apoio sobre direitos autorais e citação de fontes.
**1. Introdução:**
- Apresente aos alunos o conceito de direitos autorais e a importância de respeitar a propriedade intelectual no ambiente digital.
- Explique como citar corretamente as fontes de informação em suas produções contribui para a integridade acadêmica e o respeito aos criadores de conteúdo.
**2. Atividade de Criação e Remixagem:**
- Divida os alunos em pequenos grupos e forneça-lhes acesso aos recursos de criação digital disponíveis.
- Desafie cada grupo a criar ou remixar um conteúdo digital (vídeo, música, imagem, etc.) com base em um tema ou conceito previamente definido.
**3. Discussão sobre Direitos Autorais:**
- Durante o processo de criação, estimule os alunos a discutirem sobre os direitos autorais e como eles se aplicam ao conteúdo que estão produzindo.
- Incentive os alunos a considerarem a inclusão de créditos e referências às fontes de inspiração ou materiais utilizados em seus projetos.
**4. Apresentação e Avaliação:**
- Ao final da atividade, cada grupo apresenta seu projeto para a turma.
- Durante as apresentações, os alunos devem explicar as decisões criativas tomadas e como aplicaram os conceitos de direitos autorais e citação de fontes em seus trabalhos.
**5. Reflexão Final:**
- Conduza uma discussão reflexiva sobre as experiências dos alunos durante a atividade.
- Incentive-os a refletirem sobre a importância da criatividade responsável e do respeito à propriedade intelectual no ambiente digital.
**6. Avaliação:**
- Avalie a participação dos alunos durante a atividade, bem como a qualidade e a aplicação dos conceitos de direitos autorais em seus projetos.
**Considerações Finais:**
Esta atividade prática proporciona aos alunos a oportunidade de explorar diretamente os conceitos de direitos autorais e propriedade intelectual enquanto exercitam sua criatividade no ambiente digital. Ao envolvê-los em atividades de criação e remixagem de conteúdo, espera-se que desenvolvam uma compreensão mais profunda e responsável sobre o uso adequado de materiais protegidos por direitos autorais e a importância de citar corretamente suas fontes de informação.
**4 Jogos de Lufa Lufa **
**Considerações Finais:**
Este plano de aula visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente das Tecnologias da Informação e Comunicação, capacitando-os para utilizar essas ferramentas de forma crítica, responsável e criativa em suas vidas pessoais e acadêmicas. Ao abordar temas como acesso à informação, segurança online e propriedade intelectual, esperamos preparar os alunos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mundo digital em constante evolução.
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