De onde vem os alimentos? | Texto dos estudantes | Vital Brazil



De onde vem os alimentos? | Texto dos estudantes | Vital Brazil

A fonte de onde vem os alimentos chamada: Agricultura





No Brasil, os alimentos que encontramos em feiras, vem principalmente da agricultura familiar, já as que encontramos em mercados são produzidas na agricultura comercial.

Agricultura familiar é um tipo de agricultura que é para consumo próprio, ou seja, que produz são as famílias para seu próprio consumo, e vendem alguns produtos para ter uma renda, na agricultura familiar a quantidade produzida é menor, pois é só para consumo.

Agricultura comercial é aquela que produz para vender, ou seja, nesse tipo de agricultura são usadas máquinas, e algumas pessoas, as produções são bem grandes, pois produzem para poderem vender nos mercados, as plantações são enormes, pois se forem pequenas, eles não conseguem produzir o suficiente para vender e gerar renda.

A agricultura ocorre no espaço rural, e fazem parte do setor primário da economia. Essas atividades são desenvolvidas pela humanidade há muito tempo, sendo constitutivas das civilizações, e são essenciais para a geração de energia, produção de alimentos, obtenção de matérias-primas, entre outras coisas.

Além da agricultura, no Brasil também se desenvolve o extrativismo vegetal, a qual é a mais antiga atividade econômica praticada, em nossas terras brasileiras. Apesar de sua importância no Período Colonial até hoje o extrativismo também pode causar relevantes danos ao ambiente, devastando a vegetação natural e comprometendo ou extinguindo espécies vegetais e animais.

A agricultura também pode gerar muitos danos na natureza, principalmente na agricultura comercial, pois eles vão plantando sem parar, isso faz com que o solo vá se desgastando, e perdendo os minerais, o que vai dificultando a produção, então eles colocam fertilizantes para as plantações continuarem crescendo mesmo com o solo desgastado, esses fertilizantes podem gerar vários problemas de saúde e naturais.

Com a ampliação de áreas agropecuárias e o desenvolvimento de técnicas que buscam melhorar a produtividade agrícola, como irrigação, conservação do solo, correção química e controle de qualidade, alguns impactos podem ser gerados ao meio ambiente. Os principais são:



— Contaminação de solos e de recursos hídricos por agrotóxicos, usados principalmente para combater pragas, por fertilizantes, usados para melhorar a qualidade do solo, e por dejetos agrícolas.


— Perda ou a redução da capacidade produtiva do solo causada por processos de erosão, contaminação, excesso de drenagem, uso de maquinários pesados, entre outros.



— A intensificação do aquecimento global, em decorrência do aumento de gases do efeito estufa, ocasionando principalmente por desmatamento, queimada e maior liberação do metano nos processos digestivos do gado(rebanho maior).


— Alteração dos ecossistemas e a redução da biodiversidade causadas por desmatamentos e abertura de novas áreas para agropecuária comercial, visto que a prática utiliza grandes áreas monocultoras


— Redução da disponibilidade de água nos locais onde a irrigação dos cultivos é feita artificialmente, visto que há grande consumo desse recurso.



Além da agricultura, e do extrativismo, a pecuária é uma das principais fontes de alimentos, gerados.


Existem dois tipos de pecuária a intensiva que, é onde os animais ficam o dia todo presos recebendo comida 24 horas por dia até ficar bom para matar o animal e podermos consumir, e tem a extensiva onde os animais são criados soltos em campos, porém na intensiva os animais tem maiores cuidados já na extensiva o cuidado já é menor.


Alimentos industrializados


A maioria dos alimentos que comemos hoje em dia são industrializados E às vezes até frutas são modificadas,

um exemplo disso são as bananas que, na verdade, tem caroços grandes que aqui no Brasil não se encontra porque é modificado.





O trigo também é um bom exemplo disso que é modificado com cola. O trigo sempre caia abundantemente, por isso adicionaram cola na produção dele para que não caísse mais. Deu certo, porém o pão francês das padarias ou então o pão do mercado tem um pouco de veneno dentro.


Um dos piores alimentos


Alguns alimentos vendidos no mercado hoje em dia normalmente são até bons para saúde, porém nem todos são saudáveis.




A salsicha que muitos comem no dia a dia achando que é uma coisa saudável e, na verdade, é péssimo, o miojo não é diferente, muitos adolescentes comem de janta, almoço, etc., mas nunca foi a melhor opção. Assim como: tang uma das mais compradas marca de suco no Brasil, coca cola, nuggets, gelatina, chocolate que mesmo parecendo ser tão inocente assim é um dos piores.



Frutas

Frutas nem sempre são boas e saudáveis, um exemplo disso são as maças brilhantes, no mercado maçãs ajudam em muitas coisas, porém quando querem lucrar mais dão seu jeito e enganam pessoas com maças brilhantes modificadas.

Algumas frutas que são modificadas são: banana, melancia, pepino, cenoura, tomate, morango, berinjela, pêssego, abacate, milho, repolho, etc.



Alimentos saudáveis hoje em dia

Muitos se perguntam:

— Por onde começar se quero ser saudável, porém com um monte de alimentos industrializados e modificados no mercado?

Se essa é sua dúvida, primeiro é bom ver com um nutricionista, mas não qualquer um porquê alguns não sabem dos alimentos modificados, o que chamamos de pessoa “ignorante”.

Por isso devemos pesquisar, procurar, etc. por uma pessoa que saiba o que está fazendo.

Algumas comidas e alimentos que não são industrializados ou às vezes nem um pouco modificado são: aveia, mingau que parece ruim, mas com mel e um pouco de banana fica ótimo, Melão, e procure frutas no mercado que não sejam muito modificadas para isso, apenas procure por sites e nutricionistas que saibam o que estão fazendo



Comentários