Bem vindo professor ao nosso espaço especial de planejamento de aulas LED
O que? (Temas)
Sistema computacional (software)
Capacidade analítica (abstração)
Linguagem de programação (bloco, comando)
Por que? (Objetivos).
Como? (Métodos ativos e Maker)
Gamificação estruturada;
------------------------------------------------------
OO.
Acolhida
- Apresentação de professor e estudantes
- Apresentação de nosso projeto de gamificação.
- Apresentação ao Harry Potter e as casas de Hogwarts
00.1
BEM VINDOS AO MUNDO DOS BRUXOS
CASAS E SUAS CARACTERISTICAS:
BOAS ATITUDES: +10 PONTOS
HORA ESPECIAL: CHAPÉU SELETOR:
__________________________________
1- Corvinal
ACEITAÇÃO DO DESAFIO
1.1 ASSISTA
TEMAS:
LEIA MAIS AQUI:
https://evolvemvp.com/o-que-e-design-thinking-conceito-e-metodologia/
entregue o resumo aqui:
https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA
2- LUFA LUFA:? Trabalho duro
Sistemas e taferas
0. Bom dia!- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
IMERSÃO E PESQUISA
Objetivo: Compreender o contexto do tema escolhido e identificar problemas reais relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Passo 1 - Divisão de Grupos:
Divida a sala em grupos e atribua a cada um um dos 17 ODS (ou escolha alguns que sejam mais relevantes para a realidade local).Passo 2 - Pesquisa e Imersão:
Os grupos devem pesquisar sobre o ODS escolhido, buscando entender:O que é o objetivo?
Qual a sua importância global e local?
Quais são os principais desafios relacionados a ele?
Como esse tema se conecta com a realidade da cidade de São Paulo?
Passo 3 - Apresentação:
Cada grupo apresenta suas descobertas em formato de mapa mental ou painel visual, utilizando cartazes, slides ou ferramentas digitais como o Canva.Ferramenta Sugerida:
Utilize o Miro ou Google Jamboard para criar mapas mentais colaborativos.
3. Sonseriva
IDEAÇÃO E PROPOSTAS DE SOLUÇÃO
Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos para gerar ideias inovadoras que possam contribuir para o ODS escolhido.
Passo 1 - Brainstorming:
Com base na pesquisa realizada, os grupos devem fazer um brainstorming para gerar ideias de projetos ou soluções que possam ser desenvolvidas no TCA.
Perguntas guia:Como podemos contribuir para resolver esse problema?
Que ações práticas podemos realizar na escola ou na comunidade?
Passo 2 - Prototipagem Rápida:
Cada grupo deve escolher uma ideia e criar um protótipo simples (pode ser um desenho, maquete, esquema ou até uma apresentação no Scratch).Passo 3 - Feedback:
Os grupos trocam feedback entre si, utilizando a técnica do "Elogia, Pergunta, Sugere":Elogia: O que gostaram na ideia?
Pergunta: O que não ficou claro?
Sugere: O que poderia ser melhorado?
Entregue aqui (20 pts)A Coragem do Arlindo
Missão: AULAS 5 E 6
4.0 Ligando o PC, Localizando e checando o humor
Peça que liguem os pcsDivida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
AULAS (SIGA COM O PROFESSOR)
DESENVOLVIMENTO E TESTE
Objetivo: Colocar as ideias em prática e testar sua viabilidade.
Passo 1 - Planejamento:
Os grupos devem detalhar suas ideias em um plano de ação, respondendo:
Qual é o objetivo do projeto?
Quais são as etapas necessárias para realizá-lo?
Quais recursos serão necessários?
Como envolver a comunidade escolar ou local?
Passo 2 - Desenvolvimento:
Utilizando o Scratch ou outras ferramentas (como PowerPoint, Canva, ou até materiais físicos), os grupos devem criar uma apresentação ou protótipo funcional do projeto.
Passo 3 - Teste e Validação:
Os grupos apresentam seus projetos para a turma ou para uma banca de professores, simulando uma "feira de ideias".
A plateia pode dar sugestões e apontar pontos de melhoria.
Os grupos registram o feedback para refinar suas propostas.
Objetivo: Colocar as ideias em prática e testar sua viabilidade.
Passo 1 - Planejamento:
Os grupos devem detalhar suas ideias em um plano de ação, respondendo:Qual é o objetivo do projeto?
Quais são as etapas necessárias para realizá-lo?
Quais recursos serão necessários?
Como envolver a comunidade escolar ou local?
Passo 2 - Desenvolvimento:
Utilizando o Scratch ou outras ferramentas (como PowerPoint, Canva, ou até materiais físicos), os grupos devem criar uma apresentação ou protótipo funcional do projeto.Passo 3 - Teste e Validação:
Os grupos apresentam seus projetos para a turma ou para uma banca de professores, simulando uma "feira de ideias".A plateia pode dar sugestões e apontar pontos de melhoria.
Os grupos registram o feedback para refinar suas propostas.
Atividade 5: REFLEXÃO E APRENDIZADOS
Objetivo: Consolidar os aprendizados e refletir sobre o processo.
Passo 1 - Diário de Bordo:
Cada aluno deve escrever um pequeno texto refletindo sobre:
O que aprendeu durante o processo?
Quais foram os desafios enfrentados?
Como o trabalho em grupo contribuiu para o resultado final?
Passo 2 - Apresentação Final:
Os grupos apresentam suas versões finais dos projetos, destacando:
A evolução da ideia inicial até o protótipo final.
Como o feedback recebido foi incorporado.
Qual o impacto esperado do projeto.
Passo 3 - Avaliação Colaborativa:
Utilize uma ferramenta como o Google Forms para que os alunos avaliem o trabalho dos colegas e seu próprio desempenho.
Objetivo: Consolidar os aprendizados e refletir sobre o processo.
Passo 1 - Diário de Bordo:
Cada aluno deve escrever um pequeno texto refletindo sobre:O que aprendeu durante o processo?
Quais foram os desafios enfrentados?
Como o trabalho em grupo contribuiu para o resultado final?
Passo 2 - Apresentação Final:
Os grupos apresentam suas versões finais dos projetos, destacando:A evolução da ideia inicial até o protótipo final.
Como o feedback recebido foi incorporado.
Qual o impacto esperado do projeto.
Passo 3 - Avaliação Colaborativa:
Utilize uma ferramenta como o Google Forms para que os alunos avaliem o trabalho dos colegas e seu próprio desempenho.
Comentários
Postar um comentário