Bem vindo professor ao nosso espaço especial de planejamento de aulas LED
O que? (Temas)
Sistema computacional (software)
Capacidade analítica (abstração)
Linguagem de programação (bloco, comando)
Por que? (Objetivos).
Como? (Métodos ativos e Maker)
Gamificação estruturada;
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OO.
Acolhida
- Apresentação de professor e estudantes
- Apresentação de nosso projeto de gamificação.
- Apresentação ao Harry Potter e as casas de Hogwarts
00.1
BEM VINDOS AO MUNDO DOS BRUXOS
CASAS E SUAS CARACTERISTICAS:
BOAS ATITUDES: +10 PONTOS
HORA ESPECIAL: CHAPÉU SELETOR:
1. Temas Abordados
Sistema computacional (software)
Capacidade analítica (abstração)
Linguagem de programação (bloco, comando)
Narrativas digitais
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na sociedade
2. Objetivos de Aprendizagem (BNCC)
(EF08TPA01) Utilizar capacidade analítica para planejar projetos estruturados.
(EF08TPA02) Criar projetos por meio de linguagem de programação.
(EF08TPA03) Produzir, compilar e depurar ideias, remixando projetos colaborativamente.
(EF08TPA04) Desenvolver produções autorais em aplicativos, robótica/automção e projetos audiovisuais.
(EF08TPA05) Compartilhar e avaliar produções digitais em diferentes plataformas.
3. Metodologias Ativas Utilizadas
Gamificação Estruturada: Divisão dos alunos em "casas" inspiradas no universo de Harry Potter.
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Resolução de desafios de programação.
Aprendizagem Maker: Desenvolvimento prático e criativo com projetos interativos.
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1- Corvinal
Hardware: Sabedoria da Águia
Missão: COMPLETE AS DUAS AULAS (10 PONTOS)
- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
O que é? Criando conta e colocando em português e fazendo o primeiro jogo.
Apresentação do Scratch
- Introduza os conceitos básicos do Scratch: blocos, comandos, palco e personagens.
- Mostre exemplos simples de projetos e demonstre como criar comandos básicos.
Aula 1
- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
Apresentação do Scratch
- Introduza os conceitos básicos do Scratch: blocos, comandos, palco e personagens.
- Mostre exemplos simples de projetos e demonstre como criar comandos básicos.
Aula 1
AULA 02
Casa Corvinal - Hardware e Software
Objetivo: Compreender o funcionamento básico do sistema operacional e softwares.
Atividade: Criar uma conta no Scratch, configurar idioma e desenvolver o primeiro jogo simples.
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA
Objetivo: Compreender o funcionamento básico do sistema operacional e softwares.
Atividade: Criar uma conta no Scratch, configurar idioma e desenvolver o primeiro jogo simples.
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
2- LUFA LUFA:? Trabalho duro
Sistemas e taferas
Missão:AULAS 1 E 2(GANHA 10 PONTOS)
0. Bom dia!- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
2.1 SIGA O TUTORIAL
- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
AULAS (SIGA COM O PROFESSOR)
Casa Lufa-Lufa - Trabalho Duro e Resolução de Problemas
Objetivo: Aplicar conceitos de programação para solucionar problemas.
Atividade: Seguir um tutorial guiado pelo professor para entender sequências lógicas e estruturação de código.
Objetivo: Aplicar conceitos de programação para solucionar problemas.
Atividade: Seguir um tutorial guiado pelo professor para entender sequências lógicas e estruturação de código.
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
3. Sonseriva
A criatividade da serpente
Missão: AULAS 3 E 4
Peça que liguem os pcsDivida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
AULAS (SIGA COM O PROFESSOR)
Casa Sonserina - Criatividade e Inovação
Objetivo: Criar projetos autorais em linguagem de programação.
Atividade: Desenvolvimento de pequenos jogos e aplicações usando blocos e comandos.
Objetivo: Criar projetos autorais em linguagem de programação.
Atividade: Desenvolvimento de pequenos jogos e aplicações usando blocos e comandos.
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
A Coragem do Arlindo
Missão: AULAS 5 E 6
4.0 Ligando o PC, Localizando e checando o humor
Peça que liguem os pcsDivida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
AULAS (SIGA COM O PROFESSOR)
4.1 Objetivo: Criar projetos autorais em linguagem de programação.
Atividade: Desenvolvimento de pequenos jogos e aplicações usando blocos e comandos.
4.1 Objetivo: Criar projetos autorais em linguagem de programação.
Atividade: Desenvolvimento de pequenos jogos e aplicações usando blocos e comandos.
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
4. 2 Encerramento e Reflexão
Compartilhamento das experiências e desafios enfrentados em uma roda de conversa
Avaliação das atividades e pontuação das casas.
Reflexão sobre a importância da programação no mundo
Ler ambas as referências e produzir um texto pensando na sua relação e dê a sua opinião a respeito:
Compartilhamento das experiências e desafios enfrentados em uma roda de conversa
Avaliação das atividades e pontuação das casas.
Reflexão sobre a importância da programação no mundo
Avanço da tecnologia nos últimos 10 anos: de casa ao trabalho
ChatGPT: 'Destruição de empregos é rápida e visível, já criação é lenta e invisível', diz Pastore
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA
Entrega: Resumo da atividade via formulário digital.
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