LED - 7° ANO - 1° BIMESTRE - INICIANDO SCRATCH

 LED - 7° ANO - INICIANDO SCRATCH



Bem vindo professor ao nosso espaço especial de planejamento de aulas LED

O que? (Temas)

Capacidade analítica (abstração)
Linguagem de programação (bloco, comando)
Narrativas digitais
Papel e usos das TIC na sociedade


Por que? (Objetivos)
.
(EF07TPA01) Utilizar capacidade analítica para identificar um problema e
decompô-lo em partes, utilizando diferentes suportes.
(EF07TPA02) Criar projetos por meio da linguagem de programação por blocos.
(EF07TPA03) Compilar e depurar ideias de maneira satisfatória, reformulando
por meio do uso de funções, e reaproveitar pequenos pedaços de códigos.
Narrativas digitais (EF07TPA04) Analisar e validar processos de produções autorais
relacionados à robótica/automação com uso de senso estético.
(EF07TPA05) Realizar produções e fazer o compartilhamento em diferentes
repositórios digitais (blogs, sites, redes sociais, entre outros).

Como?  (Métodos ativos e Maker)

Gamificação estruturada;
Aprendizagem baseada em problemas.

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OO. 
Acolhida


- Apresentação de professor e estudantes
- Apresentação de nosso projeto de gamificação.
- Apresentação ao Harry Potter e as casas de Hogwarts


00.1
BEM VINDOS AO MUNDO DOS BRUXOS





CASAS E SUAS CARACTERISTICAS:










SUAS ATITUDES DEFINEM SE SUA CASA IRA GANHAR OU PERDER PONTOS PARA A GRANDE DISPUTAS DAS CASAS DESTE ANO! ESTA EM SUAS MÃOS!

BOAS ATITUDES: +10 PONTOS
MÁS ATITUDES: -10 PONTOS
OBJETIVOS CUMPRIDOS: +05 PONTOS

HORA ESPECIAL: CHAPÉU SELETOR:


TODOS IRÃO SER SELECIONADOS PARA SUAS CASAS NA BATALHA DESTE ANO!

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1- Corvinal

Hardware: Sabedoria da Águia
Missão: COMPLETE AS DUAS AULAS (10 PONTOS)

  • Todos às mesas temáticas
  • Ajuste de humor
  • Bom dia!
O que é? Criando conta e colocando em português e fazendo o primeiro jogo.

Apresentação do Scratch

  • Introduza os conceitos básicos do Scratch: blocos, comandos, palco e personagens.
  • Mostre exemplos simples de projetos e demonstre como criar comandos básicos.

Aula 1

AULA 02


1. Corvinal – Sabedoria da Águia Missão: Completar as duas primeiras aulas (10 pontos).
Atividade: Aula 1: Introdução ao Scratch Offline. Apresentar os conceitos básicos: blocos, comandos, palco e personagens. Mostrar exemplos simples de projetos. Criar comandos básicos (movimento, som, repetição).
ENTREGUE OS RESUMOS AQUI:

https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA


2- LUFA LUFA:? Trabalho duro Sistemas e taferas
Missão:AULAS 1 E 2(GANHA 10 PONTOS)


0. Bom dia!
  • Todos às mesas temáticas
  • Ajuste de humor
  • Bom dia!
2.1 SIGA O TUTORIAL

AULAS (SIGA COM O PROFESSOR)


  • Aula 1: Introdução ao Scratch Offline.

    • Apresentar os conceitos básicos: blocos, comandos, palco e personagens.

    • Mostrar exemplos simples de projetos.

    • Criar comandos básicos (movimento, som, repetição).

ENTREGUE OS links da turma AQUI:

https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA

Missão 2: Desafio Matemático.

Criar um projeto que calcule múltiplos e divisores de um número. Utilizar blocos de operações matemáticas para resolver problemas simples. Entrega: Resumos das atividades via formulário online (ou em papel, se offline).

Passo a passo para iniciantes - Aula 2: Desafio Matemático

1️⃣ Escolha um número

  • Pense em um número qualquer (exemplo: 12)

2️⃣ Encontre os múltiplos

  • Multiplique o número escolhido por 1, 2, 3... e veja os resultados.
  • Exemplo: Os múltiplos de 12 são: 12, 24, 36, 48...

3️⃣ Descubra os divisores

  • Veja quais números podem dividir o número escolhido sem deixar resto.
  • Exemplo: Os divisores de 12 são: 1, 2, 3, 4, 6 e 12

4️⃣ Use blocos de operações matemáticas

  • Se estiver usando um programa (como Scratch ou calculadora online), utilize as operações de multiplicação e divisão para encontrar os múltiplos e divisores

5️⃣ Escreva um resumo

  • Anote os cálculos que você fez.
  • Explique com suas palavras como encontrou os múltiplos e divisores.

5️⃣ Criando no Scratch

  • Acesse o site do Scratch (scratch.mit.edu) e clique em "Criar".
  • Crie um bloco para encontrar múltiplos:
    • Vá para a aba "Operadores" e use o bloco de multiplicação.
    • Faça um programa que peça um número ao usuário e multiplique por 1, 2, 3...
    • Exiba o resultado com um bloco de "dizer" (na aba "Aparência")
  • Crie um bloco para encontrar divisores:
    • Use um laço de repetição ("Controle" → "repita até") para testar quais números dividem o número escolhido sem deixar resto.
    • Use o bloco de "mod" (módulo) para verificar se o resto da divisão é zero.
    • Exiba os divisores encontrados.

6️⃣ Testar e melhorar

  • Execute o programa e veja se os resultados estão corretos.
  • Experimente com diferentes números e observe os múltiplos e divisores encontrados.

📌 Entrega: Tire um print do seu projeto no Scratch ou compartilhe o link do seu projeto na plataforma

📌 Entrega: Envie seu resumo pelo formulário online ou entregue em papel, caso esteja offline.

ENTREGUE OS links da turma AQUI:

https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA



3. Sonseriva



A criatividade da serpente Missão: AULAS 3 E 4


3.0 Ligando o PC, Localizando e checando o humor


Peça que liguem os pcs
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) 
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).

AULAS (SIGA COM O PROFESSOR)





 Atividade:
  • Aula 1: Tutorial de Scratch Offline.

    • Seguir um tutorial passo a passo para criar um jogo simples.

    • Introduzir o conceito de depuração e reutilização de códigos.

ENTREGUE OS links da turma AQUI:

https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA


Aula 2:Desafio de Porcentagem.




4. Grifinória:



A Coragem do Arlindo






Missão: AULAS 5 E 6
4.0 Ligando o PC, Localizando e checando o humor


Peça que liguem os pcs
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) 
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).

AULAS (SIGA COM O PROFESSOR)


Atividade:

  • Aula 3: Narrativas Digitais.

    • Criar uma história interativa no Scratch, utilizando personagens e cenários.

    • Validar a produção com senso estético (cores, sons, movimento).

4. Grifinória – Coragem do Leão

  • Missão: Completar as aulas 5 e 6 (10 pontos).

  • Atividade:

    • Aula 5: Compartilhamento de Produções.

      • Exportar os projetos criados e compartilhá-los em repositórios digitais (ou em uma pasta compartilhada, se offline).

      • Discutir a importância das TIC na sociedade.

    • Aula 6: Desafio Final.

      • Integrar todos os conceitos aprendidos (programação, matemática, narrativas) em um projeto final.

      • Apresentar o projeto para a turma.

    • Entrega: Projetos finais e feedback dos colegas.

ENTREGUE OS links da turma AQUI:

https://forms.gle/ryEboK8JtfuEqppCA JOGO Final: Jogo das potenciações https://wordwall.net/pt/resource/38303668/matem%c3%a1tica/brincando-com-pot%c3%aancias Jogos de digitação https://www.typing.com/br/student/games

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