LED - 6° ano - 1° bimestre

 LED - 6° ano - 1° bimestre


Bem vindo professor ao nosso espaço especial de planejamento de aulas LED

O que? (Temas)

Sistema computacional (software)
Capacidade analítica (abstração)
Linguagem de programação (bloco, comando)
Narrativas digitais (Meu primeiro slide)


Por que? (Objetivos)
.
(EF06TPA01) Identificar e manipular o sistema operacional e diferentes
softwares proprietários e/ou de código livre utilizados nos dispositivos
disponíveis.

(EF06TPA02) Planejar, passo a passo, antecipando ações
e repercussões para a resolução de problemas, aplicando
condicionantes, e calcular variáveis simples.

(EF06TPA03) Executar comandos por meio de programação com
operadores lógicos, calcular variáveis simples, usar condicionantes,
compilar e depurar ideias.

(EF06TPA04) Utilizar as informações e sua aplicabilidade a partir do
atendimento de suas necessidades.

Como?  (Métodos ativos e Maker)

Gamificação estruturada;
Aprendizagem baseada em problemas.

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OO. 
Acolhida


- Apresentação de professor e estudantes
- Apresentação de nosso projeto de gamificação.
- Apresentação ao Harry Potter e as casas de Hogwarts


00.1
BEM VINDOS AO MUNDO DOS BRUXOS





CASAS E SUAS CARACTERISTICAS:










SUAS ATITUDES DEFINEM SE SUA CASA IRA GANHAR OU PERDER PONTOS PARA A GRANDE DISPUTAS DAS CASAS DESTE ANO! ESTA EM SUAS MÃOS!

BOAS ATITUDES: +10 PONTOS
MÁS ATITUDES: -10 PONTOS
OBJETIVOS CUMPRIDOS: +05 PONTOS

HORA ESPECIAL: CHAPÉU SELETOR:


TODOS IRÃO SER SELECIONADOS PARA SUAS CASAS NA BATALHA DESTE ANO!

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1- Corvinal

Hardware: Sabedoria da Águia
Missão: Conexões e peças 10 pts

  • Todos às mesas temáticas
  • Ajuste de humor
  • Bom dia!
1.1 Elementos Fundamentais dos Dispositivos Identificação dos principais componentes de um dispositivo de computação (teclado, tela, CPU, etc.).

Vamos a uma música:
Sem mover ou ligar o PC: Reconheça as diversas partes dos computadores disponíveis e seus conectores.
reconhecer a maioria: Ganha 10 pts

2- LUFA LUFA:? Trabalho duro Sistemas e taferas
Missão: Qual sistema operacional passou por aqui? (5 pts)




0. Bom dia!
  • Todos às mesas temáticas
  • Ajuste de humor
  • Bom dia!
2.1 Explorando Sistemas Operacionais Veja o vídeo e debata:

Ligue o PC Você deve descobrir qual sistema de Windows esta instalado em nossos computadores e anotar em seu caderno. (5 pts) Como? Pesquisando usando o software de acesso a internet, anote o passo a passo de sua pesquisa

2.2
SOFTWARE



MISSÃO: ENTENDER softwares  COM JOGO DOS BLOCOS

2.2.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor


Peça que liguem os pcs
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) 
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).

O Que Se Estuda: Nesse tema, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental irão se aventurar no mundo dos softwares, descobrindo como eles funcionam e como diferentes registros podem ser usados para compreender suas funcionalidades. A ênfase será colocada na exploração prática e na compreensão do "por trás das telas" dos programas que usamos diariamente.

Por Que é Importante: Compreender os softwares é como aprender a língua do mundo digital. Ao entender como os programas funcionam, os alunos ganham habilidades essenciais para o futuro, seja para fins educacionais, profissionais ou pessoais. Além disso, essa compreensão promove uma maior autonomia digital, capacitando os alunos a interagirem de maneira mais significativa com a tecnologia ao seu redor.

O que é?


Explorando:


2.2.1 Jogo de blocos

Atividade Prática: Exploração de Aplicativos Criativos: Permita que os alunos experimentem softwares que estimulem a criatividade, como aplicativos de desenho ou música. Eles podem criar algo simples para compartilhar com a turma.




Jogue até o nível 3 de Labirinto e ganhe 2 pontos para sua casa


Discussão Criativa: Encoraje uma conversa sobre como se sentiram ao usar os softwares criativos e o que conseguiram realizar.


3. Sonseriva



A criatividade da serpente Missão: Criar uma conta Canva e fazer uma apresentação de tres laminas (10 pontos)


3.0 Ligando o PC, Localizando e checando o humor


Peça que liguem os pcs
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) 
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).

3.1 Conceitos de Licenciamento de Software Diferença entre Software livre e Proprietário
Outro vídeo:

Crie uma conta no CANVA com suas proprias pesquisas e façla uma apresentação diferenciando o software livre e proprietário e vença a missão:
https://www.canva.com/pt_br/

4. Grifinória:


A Coragem do Arlindo

Missão: iniciar o seu Scratch
4.0 Ligando o PC, Localizando e checando o humor


Peça que liguem os pcs
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) 
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).

4.1Tutorial scratch

O que é? Criando conta e colocando em português e fazendo o primeiro jogo.

Aula 1

Desafio: jogo 


Ganhe 20 pontos ao terminar seu jogo
Seu jogo será jogado pelas crianças do terceiro ano!!!!

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