LED - 6° ano - 1° bimestre
O que? (Temas)
Sistema computacional (software)
Capacidade analítica (abstração)
Linguagem de programação (bloco, comando)
Por que? (Objetivos).
Como? (Métodos ativos e Maker)
Gamificação estruturada;
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OO.
Acolhida
- Apresentação de professor e estudantes
- Apresentação de nosso projeto de gamificação.
- Apresentação ao Harry Potter e as casas de Hogwarts
00.1
BEM VINDOS AO MUNDO DOS BRUXOS
CASAS E SUAS CARACTERISTICAS:
BOAS ATITUDES: +10 PONTOS
HORA ESPECIAL: CHAPÉU SELETOR:
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1- Corvinal
Hardware: Sabedoria da Águia
Missão: Conexões e peças 10 pts
- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
1.1 Elementos Fundamentais dos Dispositivos
Identificação dos principais componentes de um dispositivo de computação (teclado, tela, CPU, etc.).
Vamos a uma música:
Sem mover ou ligar o PC:
Reconheça as diversas partes dos computadores disponíveis e seus conectores. reconhecer a maioria: Ganha 10 pts
- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
Vamos a uma música: Sem mover ou ligar o PC: Reconheça as diversas partes dos computadores disponíveis e seus conectores.
2- LUFA LUFA:? Trabalho duro
Sistemas e taferas
Missão: Qual sistema operacional passou por aqui? (5 pts)
0. Bom dia!- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
2.1 Explorando Sistemas Operacionais
Veja o vídeo e debata:
Ligue o PC
Você deve descobrir qual sistema de Windows esta instalado em nossos computadores e anotar em seu caderno. (5 pts)
Como? Pesquisando usando o software de acesso a internet, anote o passo a passo de sua pesquisa
- Todos às mesas temáticas
- Ajuste de humor
- Bom dia!
Ligue o PC Você deve descobrir qual sistema de Windows esta instalado em nossos computadores e anotar em seu caderno. (5 pts) Como? Pesquisando usando o software de acesso a internet, anote o passo a passo de sua pesquisa
2.2
SOFTWARE
MISSÃO: ENTENDER softwares COM JOGO DOS BLOCOS
2.2.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor
Peça que liguem os pcsDivida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).O Que Se Estuda:
Nesse tema, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental irão se aventurar no mundo dos softwares, descobrindo como eles funcionam e como diferentes registros podem ser usados para compreender suas funcionalidades. A ênfase será colocada na exploração prática e na compreensão do "por trás das telas" dos programas que usamos diariamente.
Por Que é Importante:
Compreender os softwares é como aprender a língua do mundo digital. Ao entender como os programas funcionam, os alunos ganham habilidades essenciais para o futuro, seja para fins educacionais, profissionais ou pessoais. Além disso, essa compreensão promove uma maior autonomia digital, capacitando os alunos a interagirem de maneira mais significativa com a tecnologia ao seu redor.
O que é?
Explorando:
O Que Se Estuda: Nesse tema, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental irão se aventurar no mundo dos softwares, descobrindo como eles funcionam e como diferentes registros podem ser usados para compreender suas funcionalidades. A ênfase será colocada na exploração prática e na compreensão do "por trás das telas" dos programas que usamos diariamente.
Por Que é Importante: Compreender os softwares é como aprender a língua do mundo digital. Ao entender como os programas funcionam, os alunos ganham habilidades essenciais para o futuro, seja para fins educacionais, profissionais ou pessoais. Além disso, essa compreensão promove uma maior autonomia digital, capacitando os alunos a interagirem de maneira mais significativa com a tecnologia ao seu redor.
O que é?
Explorando:
2.2.1 Jogo de blocos
Atividade Prática: Exploração de Aplicativos Criativos: Permita que os alunos experimentem softwares que estimulem a criatividade, como aplicativos de desenho ou música. Eles podem criar algo simples para compartilhar com a turma.
Jogue até o nível 3 de Labirinto e ganhe 2 pontos para sua casa
Discussão Criativa: Encoraje uma conversa sobre como se sentiram ao usar os softwares criativos e o que conseguiram realizar.
Atividade Prática: Exploração de Aplicativos Criativos: Permita que os alunos experimentem softwares que estimulem a criatividade, como aplicativos de desenho ou música. Eles podem criar algo simples para compartilhar com a turma.
3. Sonseriva
A criatividade da serpente
Missão: Criar uma conta Canva e fazer uma apresentação de tres laminas (10 pontos)
Peça que liguem os pcsDivida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
3.1 Conceitos de Licenciamento de Software
Diferença entre Software livre e Proprietário
Outro vídeo:
Crie uma conta no CANVA com suas proprias pesquisas e façla uma apresentação diferenciando o software livre e proprietário e vença a missão:
https://www.canva.com/pt_br/
A Coragem do Arlindo
https://www.canva.com/pt_br/
Missão: iniciar o seu Scratch
4.0 Ligando o PC, Localizando e checando o humor
Peça que liguem os pcsDivida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
4.1Tutorial scratch
O que é? Criando conta e colocando em português e fazendo o primeiro jogo.
Aula 1
Desafio: jogo
Ganhe 20 pontos ao terminar seu jogo
Seu jogo será jogado pelas crianças do terceiro ano!!!!
O que é? Criando conta e colocando em português e fazendo o primeiro jogo.
Aula 1
Desafio: jogo
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