LED | 3° ANO | 1° bimestre | ACOLHIDA, HARDWARE, SOFTWARE & ALGORITIMOS


 

LED - 3° ano - 1° bimestre


Bem vindo professor ao nosso espaço especial de planejamento de aulas LED

O que? (Temas)

Dispositivos de hardware

Sistema computacional (software)

Capacidade analítica (abstração)


Por que? (Objetivos)

(EF03TPA01) Realizar a comunicação entre dispositivos.

(EF03TPA02) Compreender a funcionalidade dos softwares, utilizando diferentes registros.

(EF03TPA03) Desenvolver a capacidade lógica por meio da identificação e estruturação passo a passo das ações para a resolução de tarefas propostas


Como?  (Métodos ativos e Maker)

Gamificação estruturada;
Aprendizagem baseada em problemas.

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OO. 
Acolhida


- Apresentação de professor e estudantes
- Apresentação de nosso projeto de gamificação.
- Apresentação ao Harry Potter e as casas de Hogwarts


00.1
BEM VINDOS AO MUNDO DOS BRUXOS





CASAS E SUAS CARACTERISTICAS:










SUAS ATITUDES DEFINEM SE SUA CASA IRA GANHAR OU PERDER PONTOS PARA A GRANDE DISPUTAS DAS CASAS DESTE ANO! ESTA EM SUAS MÃOS!

BOAS ATITUDES: +10 PONTOS
MÁS ATITUDES: -10 PONTOS
OBJETIVOS CUMPRIDOS: +05 PONTOS

HORA ESPECIAL: CHAPÉU SELETOR:


TODOS IRÃO SER SELECIONADOS PARA SUAS CASAS NA BATALHA DESTE ANO!


00.2
ACOLHIDA -  CULTURA MAKER - COMO SE SENTE?


VAMOS FAZER O SINALIZADOR DE HUMOR (MOOD)?
Mas para que serve? Será um item individual que você carregará em nosso laboratório para apontar como esta se sentindo hoje, se está:
  • FELIZ
  • TRISTE
  • BRAVO
  • NORMAL
TODOS QUE COMPLETAREM OS ITENS GANHAM +5 PONTOS, MAS TEM DE SER LEGAL COM O PROFESSOR E OS COLEGAS! 

VAMOS AS INSTRUÇÕES: (Professor adapte)

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1.
HARDWARE


1.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor


Peça que liguem os pcs
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) 
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).


O QUE?

Bem-vindos ao Laboratório de Educação Digital, onde as mentes curiosas das crianças         que mergulharão no emocionante universo da comunicação entre dispositivos. Nesta jornada, vamos explorar como os dispositivos se conectam, conversam e colaboram para criar um mundo digital interativo.

O que Vamos Descobrir:

  • Introdução à Comunicação Digital: As crianças serão apresentadas ao fascinante conceito de como nossos dispositivos "conversam" entre si, tornando possível a troca de informações.

  • Explorando os Meios de Comunicação: Vamos descobrir as diferentes maneiras pelas quais os dispositivos se comunicam, seja através de fios ou conexões sem fio. Um mergulho no mundo dos sinais e da linguagem digital.

  • Atividades Práticas: Mãos à obra! As crianças terão a oportunidade de experimentar a comunicação entre dispositivos através de atividades práticas e desafiadoras.


POR QUÊ?

Compreensão da comunicação entre dispositivos é essencial na era digital em que vivemos. Ao aprender esses conceitos desde cedo, as crianças estarão preparadas para enfrentar os desafios e as maravilhas de um mundo cada vez mais conectado.

VAMOS LÁ?




MISSÃO: ENTENDER A COMUNICAÇÃO ENTRE DISPOSITIVOS CRIANDO O TELEFONE DE COPO

Imagina que os dispositivos, como seu tablet, computador ou até mesmo seu videogame, são como amigos que podem conversar entre si. Mas, espera aí, eles não usam palavras como nós. Eles têm uma maneira especial de "conversar" usando coisas chamadas bits e bytes, que são como códigos secretos.

Então, quando você envia uma mensagem para o seu amigo no tablet ou recebe uma imagem do seu videogame, esses dispositivos estão trocando esses códigos secretos para se entenderem. É como se eles tivessem uma linguagem especial só deles!

Sabe quando você e seus amigos compartilham brinquedos ou segredos? Os dispositivos fazem algo parecido, mas em vez de brinquedos, eles compartilham informações, como fotos, vídeos ou jogos. E tudo isso acontece muito rápido, tão rápido que às vezes parece mágica!

Então, a introdução à comunicação digital é basicamente sobre entender como nossos dispositivos se entendem e trocam essas informações especiais para nos mostrar coisas legais na tela. É como se eles estivessem sempre dizendo "oi" uns aos outros para que possamos brincar, aprender e nos divertir usando nossos aparelhos eletrônicos!


1.1 JOGO DO X2

VAMOS À PRÁTICA?


O jogo de X2 é uma atividade divertida e desafiadora em que os participantes formam um círculo e, em sequência, cada pessoa é designada para multiplicar um número específico por 2. O primeiro participante começa com um número inicial, como 1, e multiplica por 2. O próximo jogador pega esse resultado e multiplica por 2 novamente, e assim por diante. A tarefa continua até que alguém erre ou demore demais para encontrar o resultado correto. Quando isso acontece, a pessoa que cometeu o erro ou não conseguiu responder passa a ser o "mestre dos números" e escolhe o novo número inicial para reiniciar o jogo. Esse jogo não só envolve agilidade mental e habilidades matemáticas, mas também promove a diversão e a interação entre os participantes, proporcionando uma experiência educativa e descontraída.

BONUS 1: PARTICIPE DO JOGO X2 E GANHE 1 PONTO PARA SUA CASA

1.2
TELEFONE DE COPOS


E QUEM FAZ ESTA COMUNICAÇÃO? SÃO OS CABOS!




VAMOS FAZER UMA VERSÃO PEQUENA DISSO? 
O TELEFONE DE COPOS! NOSSA VOZ SÃO OS BITS E BYTES



CRIANDO O TELEFONE DE COPO
TERMINE O TELEFONE DE SUA DUPLA OU TRIO E GANHE 5 PONTOS PARA SUA CASA
BONUS 2:  EXPLIQUE A RELAÇÃO ENTRE NOSSA EXPERIENCIA E A COMUNICAÇÃO ENTRE DISPOSITIVOS E GANHE +2 PONTOS


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2.
SOFTWARE



MISSÃO: ENTENDER softwares  COM JOGO DOS BLOCOS

2.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor


Peça que liguem os pcs
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) 
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).

O Que Se Estuda: Nesse tema, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental irão se aventurar no mundo dos softwares, descobrindo como eles funcionam e como diferentes registros podem ser usados para compreender suas funcionalidades. A ênfase será colocada na exploração prática e na compreensão do "por trás das telas" dos programas que usamos diariamente.

Por Que é Importante: Compreender os softwares é como aprender a língua do mundo digital. Ao entender como os programas funcionam, os alunos ganham habilidades essenciais para o futuro, seja para fins educacionais, profissionais ou pessoais. Além disso, essa compreensão promove uma maior autonomia digital, capacitando os alunos a interagirem de maneira mais significativa com a tecnologia ao seu redor.

O que é?


Explorando:


2.1 Jogo de blocos

Atividade Prática: Exploração de Aplicativos Criativos: Permita que os alunos experimentem softwares que estimulem a criatividade, como aplicativos de desenho ou música. Eles podem criar algo simples para compartilhar com a turma.




Jogue até o nível 3 de Labirinto e ganhe 2 pontos para sua casa


Discussão Criativa: Encoraje uma conversa sobre como se sentiram ao usar os softwares criativos e o que conseguiram realizar.


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3. ALGORITIMOS

MISSÃO: SER UM CAMPEÃO DA LÓGICA, CHEGANDO NO NÍVEL 10



O Que Se Estuda: Nesse tópico, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental mergulharão na arte da resolução de tarefas, aprimorando suas habilidades lógicas. A proposta é capacitar os estudantes a identificarem, passo a passo, a estrutura necessária para abordar e resolver uma variedade de desafios.

Por Que é Importante: Desenvolver a capacidade lógica é fundamental para o aprendizado e o sucesso em diversas áreas. Ao compreender como abordar tarefas de maneira estruturada, os alunos não apenas resolvem problemas de forma mais eficiente, mas também fortalecem suas habilidades analíticas e de raciocínio.

3.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor


Peça que liguem os pcs
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) 
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).

3.1
LÓGICA

Seja um campeão da lógica e chegue no Nível 10 em algum dos jogos de bloco!

GANHE DO NÍVEL 5 E DESBLOQUEIE 10 PONTOS PARA SUA CASA


Extra:

Jogo:

Casa de carne

Missão Relógio

Direito da criança


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