LED - 3° ano - 1° bimestre
Bem vindo professor ao nosso espaço especial de planejamento de aulas LED
O que? (Temas)
Dispositivos de hardware
Sistema computacional (software)
Capacidade analítica (abstração)
Por que? (Objetivos)
(EF03TPA01) Realizar a comunicação entre dispositivos.
(EF03TPA02) Compreender a funcionalidade dos softwares, utilizando diferentes registros.
(EF03TPA03) Desenvolver a capacidade lógica por meio da identificação e estruturação passo a passo das ações para a resolução de tarefas propostas
Como? (Métodos ativos e Maker)
Gamificação estruturada;
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OO.
Acolhida
- Apresentação de professor e estudantes
- Apresentação de nosso projeto de gamificação.
- Apresentação ao Harry Potter e as casas de Hogwarts
00.1
BEM VINDOS AO MUNDO DOS BRUXOS
CASAS E SUAS CARACTERISTICAS:
BOAS ATITUDES: +10 PONTOS
HORA ESPECIAL: CHAPÉU SELETOR:
00.2
ACOLHIDA - CULTURA MAKER - COMO SE SENTE?
VAMOS FAZER O SINALIZADOR DE HUMOR (MOOD)?
Mas para que serve? Será um item individual que você carregará em nosso laboratório para apontar como esta se sentindo hoje, se está:
- FELIZ
- TRISTE
- BRAVO
- NORMAL
VAMOS AS INSTRUÇÕES: (Professor adapte)
1.
HARDWARE
1.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor
O que Vamos Descobrir:
Introdução à Comunicação Digital: As crianças serão apresentadas ao fascinante conceito de como nossos dispositivos "conversam" entre si, tornando possível a troca de informações.
Explorando os Meios de Comunicação: Vamos descobrir as diferentes maneiras pelas quais os dispositivos se comunicam, seja através de fios ou conexões sem fio. Um mergulho no mundo dos sinais e da linguagem digital.
Atividades Práticas: Mãos à obra! As crianças terão a oportunidade de experimentar a comunicação entre dispositivos através de atividades práticas e desafiadoras.
Imagina que os dispositivos, como seu tablet, computador ou até mesmo seu videogame, são como amigos que podem conversar entre si. Mas, espera aí, eles não usam palavras como nós. Eles têm uma maneira especial de "conversar" usando coisas chamadas bits e bytes, que são como códigos secretos.
Então, quando você envia uma mensagem para o seu amigo no tablet ou recebe uma imagem do seu videogame, esses dispositivos estão trocando esses códigos secretos para se entenderem. É como se eles tivessem uma linguagem especial só deles!
Sabe quando você e seus amigos compartilham brinquedos ou segredos? Os dispositivos fazem algo parecido, mas em vez de brinquedos, eles compartilham informações, como fotos, vídeos ou jogos. E tudo isso acontece muito rápido, tão rápido que às vezes parece mágica!
Então, a introdução à comunicação digital é basicamente sobre entender como nossos dispositivos se entendem e trocam essas informações especiais para nos mostrar coisas legais na tela. É como se eles estivessem sempre dizendo "oi" uns aos outros para que possamos brincar, aprender e nos divertir usando nossos aparelhos eletrônicos!
1.1 JOGO DO X2
1.2
TELEFONE DE COPOS
VAMOS FAZER UMA VERSÃO PEQUENA DISSO?
2.
SOFTWARE
2.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor
O Que Se Estuda: Nesse tema, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental irão se aventurar no mundo dos softwares, descobrindo como eles funcionam e como diferentes registros podem ser usados para compreender suas funcionalidades. A ênfase será colocada na exploração prática e na compreensão do "por trás das telas" dos programas que usamos diariamente.
Por Que é Importante: Compreender os softwares é como aprender a língua do mundo digital. Ao entender como os programas funcionam, os alunos ganham habilidades essenciais para o futuro, seja para fins educacionais, profissionais ou pessoais. Além disso, essa compreensão promove uma maior autonomia digital, capacitando os alunos a interagirem de maneira mais significativa com a tecnologia ao seu redor.
O que é?
Explorando:
2.1 Jogo de blocos
Atividade Prática: Exploração de Aplicativos Criativos: Permita que os alunos experimentem softwares que estimulem a criatividade, como aplicativos de desenho ou música. Eles podem criar algo simples para compartilhar com a turma.
3. ALGORITIMOS
MISSÃO: SER UM CAMPEÃO DA LÓGICA, CHEGANDO NO NÍVEL 10
O Que Se Estuda: Nesse tópico, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental mergulharão na arte da resolução de tarefas, aprimorando suas habilidades lógicas. A proposta é capacitar os estudantes a identificarem, passo a passo, a estrutura necessária para abordar e resolver uma variedade de desafios.
Por Que é Importante: Desenvolver a capacidade lógica é fundamental para o aprendizado e o sucesso em diversas áreas. Ao compreender como abordar tarefas de maneira estruturada, os alunos não apenas resolvem problemas de forma mais eficiente, mas também fortalecem suas habilidades analíticas e de raciocínio.
3.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor
Peça que liguem os pcsDivida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts) Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
3.1
LÓGICA
Extra:
Jogo:
Casa de carne
Missão Relógio
Direito da criança
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