Bem vindo professor ao nosso espaço especial de planejamento de aulas LED
O que? (Temas)
Dispositivos de hardware
Sistema computacional (software)
Capacidade analítica (abstração)
Por que? (Objetivos)
(EF01TPA01) Identificar e utilizar os dispositivos de hardware disponíveis e seus periféricos (teclado, mouse, pen drive, computador etc.).
(EF01TPA02) Identificar ícones de diferentes programas.
(EF01TPA03) Utilizar a lógica em jogos e brincadeiras.
Como? (Métodos ativos e Maker)
Gamificação estruturada;
Aprendizagem baseada em problemas.
------------------------------------------------------
OO.
- Apresentação de professor e estudantes
- Apresentação de nosso projeto de gamificação.
- Apresentação ao Harry Potter e as casas de Hogwarts
00.1
CASAS E SUAS CARACTERISTICAS:
------------------------------------------------------
OO.
Acolhida
- Apresentação de professor e estudantes
- Apresentação de nosso projeto de gamificação.
- Apresentação ao Harry Potter e as casas de Hogwarts
00.1
BEM VINDOS AO MUNDO DOS BRUXOS
CASAS E SUAS CARACTERISTICAS:
BOAS ATITUDES: +10 PONTOS
MÁS ATITUDES: -10 PONTOS
OBJETIVOS CUMPRIDOS: +05 PONTOS
HORA ESPECIAL: CHAPÉU SELETOR:
VAMOS FAZER O SINALIZADOR DE HUMOR (MOOD)?
Mas para que serve? Será um item individual que você carregará em nosso laboratório para apontar como esta se sentindo hoje, se está:
1.
MISSÃO: Conhecer a parte física do PC no jogo dos nomes & ligar / desligar o PC.
HORA ESPECIAL: CHAPÉU SELETOR:
TODOS IRÃO SER SELECIONADOS PARA SUAS CASAS NA BATALHA DESTE ANO!
00.2
ACOLHIDA - CULTURA MAKER - COMO SE SENTE?
VAMOS FAZER O SINALIZADOR DE HUMOR (MOOD)?
Mas para que serve? Será um item individual que você carregará em nosso laboratório para apontar como esta se sentindo hoje, se está:
- FELIZ
- TRISTE
- BRAVO
- NORMAL
TODOS QUE COMPLETAREM OS ITENS GANHAM +5 PONTOS, MAS TEM DE SER LEGAL COM O PROFESSOR E OS COLEGAS!
VAMOS AS INSTRUÇÕES: (Professor adapte)
VAMOS AS INSTRUÇÕES: (Professor adapte)
_______________________________________________
1.
HARDWARE - COISAS DE PC
MISSÃO: Conhecer a parte física do PC no jogo dos nomes & ligar / desligar o PC.1.0
Calibrando humor E localizando:
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts)
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
1.1
CONHECENDO O PC
Olá professor e estudante, agora você ensinará/aprenderá sobre Hardware para os estudantes. Focaremos inicialmente nos itens mais básicos:
i. Tela
ii. Teclado
iii. Mouse
1.1.1 -
VOCABULÁRIO
Apresentação: Assista o vídeo pausando e dando a oportunidade para cada CASA apontar o item falado pelo nosso amiguinho. ATENÇÃO! DEVE APONTAR, NÃO TOCAR!
VOCABULÁRIO
Apresentação: Assista o vídeo pausando e dando a oportunidade para cada CASA apontar o item falado pelo nosso amiguinho. ATENÇÃO! DEVE APONTAR, NÃO TOCAR!
BONUS: Jogo dos nomes: CADA ACERTO DA +1 PONTO PARA CASA!
1.1.2
PRATICANDO
PRATICANDO
Vamos, para finalizar nossa aula/momento, praticar algo novo?
Os estudantes devem ir em dupla/trio aos PCs e buscar este símbolo:
Devem COM CALMA apertar o botão e ligar o PC, ou seja tirar do estágio 0- Desligado; para o estágio 1-Ligado.
Espere que ele ligue e carregue todas as configurações, mostrar que assim como nós para acordar demoramos um pouquinho o computador também precisa de seu tempo.
Espere que ele ligue e carregue todas as configurações, mostrar que assim como nós para acordar demoramos um pouquinho o computador também precisa de seu tempo.
1.1.3
USANDO O MOUSE
USANDO O MOUSE
Mostre o Mouse para os estudantes em sua tela, ensine a clicar a esquerda/ tomar uma decisão e com a direita/abrir um menu.
Vamos conhecer um pouco mais este elemento?
Vamos conhecer um pouco mais este elemento?
Após a musiquinha, vamos dar continuidade, que tal desligar o PC?
Clique no Botão Iniciar (explique brevemente como ele funciona)
Clique no Botão Iniciar (explique brevemente como ele funciona)
Vá em DESLIGAR
DESLIGUE O PC
+5 PONTOS PARA QUEM CONQUISTAR A MISSÃO: DESLIGAR O PC
_______________________________________________
2.
Sistema computacional (software) | CONHECENDO ICONES UTEIS
MISSÃO: Reconhecer os principais ícones Úteis pelo: Jogo das plaquinhas
2.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor
Peça que liguem os pcs
Divida a sala nas mesas de trabalho pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts)
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
2.1
Apresentado os ícones
Peça que liguem os pcs
Divida a sala nos PCs EM DUPLAS/TRIOS pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts)
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
Já sabemos que para usar o PC precisamos clicar em coisas para acessa-las, estes símbolos que clicamos são os ICONES, mas antes para não esquecer, vamos a musica do mouse:
2.1
Explorando Ícones - Jogo de Plaquinhas
A atividade "Explorando Ícones - Jogo de Plaquinhas" foi desenvolvida para introduzir e consolidar o conhecimento dos estudantes sobre ícones de iniciar, navegadores e programas do Google. O objetivo é promover a compreensão dos diferentes ícones e suas utilidades, estimulando a participação ativa, discussão em grupo e tomada de decisões colaborativas.
Procedimento:
Introdução:
- Apresentação dos ícones de iniciar, navegadores e programas do Google, explicando seus nomes e utilidades de maneira acessível às crianças de 6 anos.
Vamos entender o que são e para que servem:
BOTÃO DE INICIAR -ABRE TUDO QUE ESTÁ SALVO NO PC
NAVEGADORES - SERVEM PARA ACESSAR O QUE NÃO ESTÁ SALVO NO PC, OU SEJA, NA INTERNET!
Atividade Interativa:
- Os estudantes são divididos em grupos e recebem três placas correspondentes aos ícones mencionados.
Afirmações:
- O educador faz uma série de afirmações relacionadas aos ícones, começando com "Este ícone serve para..." ou "Ao clicar neste ícone...". Os estudantes discutem as afirmações e levantam as placas correspondentes de acordo com sua compreensão.
Debate e Votação:
- Após cada afirmação, os grupos têm a oportunidade de debater e chegar a um consenso sobre qual placa representa corretamente a afirmação. Em seguida, votam levantando a placa escolhida.
Afirmações para o Jogo de Plaquinhas:
- Ao clicar neste ícone, você pode ligar ou desligar o computador.
- Este ícone serve para abrir um programa ou aplicativo no computador.
- Ao clicar neste ícone, você pode acessar a internet para pesquisar informações.
- Este ícone é utilizado para abrir um navegador, onde você pode visitar diferentes sites.
- Ao clicar neste ícone, você pode criar e editar documentos, apresentações e planilhas.
- Este ícone serve para se comunicar com outras pessoas através de mensagens instantâneas.
- Ao clicar neste ícone, você pode acessar e-mails e enviar mensagens.
- Este ícone representa um navegador muito utilizado para buscar informações na internet.
- Ao clicar neste ícone, você pode acessar vídeos, músicas e entretenimento online.
- Este ícone é associado a um serviço de pesquisa amplamente utilizado na internet.
JOGUE E SEJA PARTICIPATIVO
+5 PONTOS PARA QUEM CONQUISTAR A MISSÃO: Jogo das plaquinhas
BONUS: +2 PONTOS PARA GRUPO MAIS DEMOCRÁTICO
___________________________________________________________________
3
Capacidade analítica (abstração) | CONTAR
MISSÃO: demonstrar capacidade de contar no jogo: EU SEI CONTAR
3.0
Ligando o PC, Localizando e checando o humor
Peça que liguem os pcs
Divida a sala nos PCs EM DUPLAS/TRIOS pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts)
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
3.1
EU SEI CONTAR
Peça que liguem os pcs
Divida a sala nos PCs EM DUPLAS/TRIOS pelas casas de nossa gamificação (Hogwarts)
Use o copo do maker anterior para que todos mostrem como estão se sentindo (atenção aos zangados e tristonhos).
VAMOS TESTAR NOSSOS CONHECIMENTOS?
ACESSEM O JOGO: EU SEI CONTAR!
PARA COMPLETAR A MISSÃO CADA ESTUDANTE DEVE ZERAR O JOGO 5 VEZES!
JOGUE E SEJA PARTICIPATIVO
+5 PONTOS PARA QUEM CONQUISTAR A MISSÃO: EU SEI CONTAR
BONUS 1:
Jogo do sítio do pica pau amarelo
Cada grupo deve completar os 10 quadrinhos e conquistar
JOGUE E SEJA PARTICIPATIVO
+2 PONTOS PARA QUEM CONQUISTAR A MISSÃO: QUEBRA CABEÇA
______________________________________________________________________
BONUS 2:
Ganha: quando Cada estudante do grupo deve jogar por pelo menos 5 minutos
JOGUE E SEJA PARTICIPATIVO
+2 PONTOS PARA QUEM CONQUISTAR A MISSÃO: MAIOR E MENOR
_____________________________________________________________
REPITA A ULTIMA TRILHA
______________________________________________________________
VAMOS FAZER MAIS?
Comentários
Postar um comentário