Aula | 9° ano • Recursos naturais e acordos ambientais globais

Aula | 9° ano • Recursos naturais e acordos ambientais globais 
Explorando: Recursos Naturais e Acordos Ambientais Globais

Parte 0: Sondagem

Aula 1: Introdução aos Recursos Naturais

Objetivo da Aula: Compreender o que são recursos naturais e sua importância para a qualidade de vida.

Parte 1:  Discussão em sala de aula sobre o que os alunos entendem por recursos naturais, montar mural de ideias.

Exposição : Explicação sobre os diferentes tipos de recursos naturais (renováveis e não renováveis) e sua relevância.

Veja a imagem abaixo:
O que podemos inferir que é um recurso renovável e um recurso não renovável? E qual importância para nossa vida?

Volte ao mural conceitual e descartando as palavras sem sentido, monte um mapa conceitual sobre o tema.


Parte 2: Atividade Prática  
Os alunos discutem em grupos como a exploração descontrolada de recursos naturais pode afetar o meio ambiente.Eles devem trazer pelo menos uma problemática para sala de aula e explica-la. 

***

Recursos Naturais em Diferentes Continentes 

Objetivo da Aula: Compreender a distribuição de recursos naturais na Europa, Ásia, África e Oceania.

Atividade Inicial: Revisão rápida da aula anterior.

Apresentação: Apresentação interativa com mapas e gráficos que mostram a distribuição de recursos em cada continente.
Petróleo 
Gás natural 
Escassez Agua
reservas minerais 
Pegada ambiental:


Pesquisa em Grupo: Os alunos são divididos em grupos para pesquisar e criar apresentações sobre a abundância de recursos em um dos continentes mencionados.

Petróleo 
Gás
Água 
Reservas minerais 
Preservação ambiental 

Por continente, contando também com:

i) Atual situação por continente 
ii)  acordos internacionais a respeito e sua efetividade 
iii) Tendências para Futuro

Apresentações de Grupo: Cada grupo compartilha suas descobertas com a classe deixando questões a respeito.

***

Revisão






O Brasil e os Acordos Internacionais Ambientais 

Objetivo da Aula: Reconhecer a participação do Brasil em conferências e acordos internacionais sobre o meio ambiente.

Parte 1. Discussão sobre a importância da cooperação internacional para a proteção ambiental.

Vídeo e Discussão: Assista a um vídeo que destaca a participação do Brasil em conferências e acordos ambientais globais. Em seguida, discuta o papel do Brasil nessas iniciativas.




Atividade de Debate: Divida a classe em grupos para realizar debates sobre questões ambientais globais, como as mudanças climáticas, cada um representa um grupo de interesse: 

i) Agricultores de monocultura e investidores 
ii) Grupos indígenas e Originários 
iii) Governos 
iv)movimentos sociais e sindicatos 
v) ONG's

Faça em seguida uma linha do tempo dos principais acordos ambientais.

Aula 4: Desenvolvimento Sustentável e Relações Antrópicas 

Objetivo da Aula: Estabelecer relações entre natureza, ambiente e atividades humanas com foco no desenvolvimento sustentável.

Atividade Inicial: Revisão dos conceitos-chave aprendidos nas aulas anteriores.

Apresentação e Discussão: Apresentação sobre o desenvolvimento sustentável e a importância de equilibrar o uso de recursos naturais com a preservação do meio ambiente.

Atividade em Pares: Os alunos trabalham em pares para criar um plano de ação sustentável para sua escola ou comunidade.

Design thinking: 


Apresentação e Discussão dos Planos: Os pares compartilham seus planos com a turma e discutem as possíveis ações.

Aula 5: Conclusão e Avaliação 

Avaliação: Os alunos fazem uma avaliação que inclui perguntas sobre os objetivos de aprendizagem da sequência de aulas.

Discussão Final: Discussão em sala de aula sobre o que os alunos aprenderam ao longo da sequência de aulas e como isso se relaciona com o eixo "Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida".

Tarefa de Casa: Os alunos são convidados a escrever uma reflexão sobre como podem contribuir para a preservação do meio ambiente em suas vidas diárias.

Esta sequência de aulas visa envolver os alunos de forma ativa, promovendo o entendimento dos recursos naturais, dos acordos internacionais de meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, enquanto os incentiva a pensar criticamente e a agir de maneira sustentável.








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