Aula | 9° ano • Recursos naturais e acordos ambientais globais
Explorando: Recursos Naturais e Acordos Ambientais Globais
Parte 0: Sondagem
Aula 1: Introdução aos Recursos Naturais
Objetivo da Aula: Compreender o que são recursos naturais e sua importância para a qualidade de vida.
Parte 1: Discussão em sala de aula sobre o que os alunos entendem por recursos naturais, montar mural de ideias.
Exposição : Explicação sobre os diferentes tipos de recursos naturais (renováveis e não renováveis) e sua relevância.
Veja a imagem abaixo:
O que podemos inferir que é um recurso renovável e um recurso não renovável? E qual importância para nossa vida?
•Volte ao mural conceitual e descartando as palavras sem sentido, monte um mapa conceitual sobre o tema.
Parte 2: Atividade Prática
Os alunos discutem em grupos como a exploração descontrolada de recursos naturais pode afetar o meio ambiente.Eles devem trazer pelo menos uma problemática para sala de aula e explica-la.
***
Recursos Naturais em Diferentes Continentes
Objetivo da Aula: Compreender a distribuição de recursos naturais na Europa, Ásia, África e Oceania.
Atividade Inicial: Revisão rápida da aula anterior.
Apresentação: Apresentação interativa com mapas e gráficos que mostram a distribuição de recursos em cada continente.
Petróleo
Gás natural
Pesquisa em Grupo: Os alunos são divididos em grupos para pesquisar e criar apresentações sobre a abundância de recursos em um dos continentes mencionados.
Petróleo
Gás
Água
Reservas minerais
Preservação ambiental
Por continente, contando também com:
i) Atual situação por continente
ii) acordos internacionais a respeito e sua efetividade
iii) Tendências para Futuro
Apresentações de Grupo: Cada grupo compartilha suas descobertas com a classe deixando questões a respeito.
***
Revisão
O Brasil e os Acordos Internacionais Ambientais
Objetivo da Aula: Reconhecer a participação do Brasil em conferências e acordos internacionais sobre o meio ambiente.
Parte 1. Discussão sobre a importância da cooperação internacional para a proteção ambiental.
Vídeo e Discussão: Assista a um vídeo que destaca a participação do Brasil em conferências e acordos ambientais globais. Em seguida, discuta o papel do Brasil nessas iniciativas.
Atividade de Debate: Divida a classe em grupos para realizar debates sobre questões ambientais globais, como as mudanças climáticas, cada um representa um grupo de interesse:
i) Agricultores de monocultura e investidores
ii) Grupos indígenas e Originários
iii) Governos
iv)movimentos sociais e sindicatos
v) ONG's
Faça em seguida uma linha do tempo dos principais acordos ambientais.
Aula 4: Desenvolvimento Sustentável e Relações Antrópicas
Objetivo da Aula: Estabelecer relações entre natureza, ambiente e atividades humanas com foco no desenvolvimento sustentável.
Atividade Inicial: Revisão dos conceitos-chave aprendidos nas aulas anteriores.
Apresentação e Discussão: Apresentação sobre o desenvolvimento sustentável e a importância de equilibrar o uso de recursos naturais com a preservação do meio ambiente.
Atividade em Pares: Os alunos trabalham em pares para criar um plano de ação sustentável para sua escola ou comunidade.
Design thinking:
Apresentação e Discussão dos Planos: Os pares compartilham seus planos com a turma e discutem as possíveis ações.
Aula 5: Conclusão e Avaliação
Avaliação: Os alunos fazem uma avaliação que inclui perguntas sobre os objetivos de aprendizagem da sequência de aulas.
Discussão Final: Discussão em sala de aula sobre o que os alunos aprenderam ao longo da sequência de aulas e como isso se relaciona com o eixo "Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida".
Tarefa de Casa: Os alunos são convidados a escrever uma reflexão sobre como podem contribuir para a preservação do meio ambiente em suas vidas diárias.
Esta sequência de aulas visa envolver os alunos de forma ativa, promovendo o entendimento dos recursos naturais, dos acordos internacionais de meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, enquanto os incentiva a pensar criticamente e a agir de maneira sustentável.
Comentários
Postar um comentário