Prezados alunos do 9º ano,
Como professor coordenador, tenho o prazer de apresentar a vocês o desafio empolgante do Trabalho Coletivo de Autoria (TCA). Esse projeto de graduação será uma oportunidade para vocês mergulharem em questões relevantes, amplas e éticas, buscando soluções criativas e impactantes para problemas do mundo que nos rodeia. Nesse sentido, o TCA visa incentivar a reflexão crítica, a pesquisa, o trabalho em equipe e a construção de intervenções sociais significativas.
Passo 1: Perceber e problematizar a realidade
O primeiro passo é identificar uma temática relevante e desafiadora para o projeto. Procurem escolher um tema que vá além dos limites da escola, abordando questões de justiça, democracia, liberdade, desigualdade social e outras problemáticas que afetam nossa comunidade e sociedade em geral.
Passo 2: Imaginar e propor ação de intervenção social
Uma vez que o tema esteja definido, é hora de imaginarem possíveis soluções e ações de intervenção social. Trabalhem em conjunto para pensar em como utilizar os conhecimentos já adquiridos e aprofundar suas pesquisas para propor uma intervenção efetiva. Por exemplo, se o tema for o destino do lixo, pensem em implementar a coleta seletiva na escola e desenvolvam ações que impactem positivamente a comunidade.
Passo 3: Investigar e conhecer melhor a temática
Aprofundem suas pesquisas sobre o tema escolhido. Leiam livros, artigos, realizem visitas a bibliotecas, museus e entrevistas com pessoas da comunidade e especialistas na área em questão. É importante organizarem o trabalho em grupo, definindo tarefas específicas para cada membro envolvido.
Passo 4: Relacionar conhecimentos com a ação
Conectem o conteúdo das disciplinas do currículo escolar com as possíveis ações de intervenção social. Identifiquem como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na prática para gerar impacto positivo na temática escolhida.
Passo 5: Identificar recursos necessários
Nesta etapa, façam uma lista dos recursos materiais (como computador, impressora, câmera fotográfica, etc.) e humanos (parceiros, colaboradores, entrevistados, etc.) necessários para a execução do projeto.
Passo 6: Articular e registrar as etapas
Mantenham registros detalhados de todas as etapas do trabalho, desde as pesquisas até as ações de intervenção. Sínteses, fichamentos, análises, pesquisa de opinião, documentação fotográfica e outros materiais devem ser articulados entre professores e alunos.
Passo 7: Preparar a primeira apresentação
Elaborem uma apresentação inicial do projeto para a comunidade escolar. Pensem em diferentes formas de compartilhar as informações, como programas de rádio, vídeos, documentários, palestras, etc. Esta é uma oportunidade de avaliar o progresso e pedir ajuda, caso necessário.
Passo 8: Compartilhar o projeto
Organizem uma apresentação final do projeto em um ambiente amplo da escola ou até mesmo fora dela, envolvendo a comunidade local. Celebrem os resultados alcançados e proporcionem um ambiente festivo para valorizar a aprendizagem de todos os envolvidos.
Lembre-se, o TCA é uma jornada de aprendizado e crescimento tanto para os alunos como para os professores. Sintam-se à vontade para contar comigo e com os demais docentes para orientação e apoio durante todo o processo.
Desejo a todos um trabalho inspirador e impactante! Vamos juntos construir um futuro melhor através da educação.
Atenciosamente,
Comentários
Postar um comentário