Aula | 9° Ano | Cartografia e dados Sociais de Europa, Ásia, África e Oceânica
O que? Cartografia de Europa, Ásia, África e Oceania com Metodologia Ativa e Protagonismo Estudantil
Por quê?
Identificar a taxonomia dos relevos e interpretar blocos, diagramas e esquemas visuais relacionados à Europa e à Ásia.
Produzir e interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses sobre Europa, Ásia, África e Oceania.
Identificar as diferentes projeções cartográficas e anamorfoses utilizadas para representar questões sociais, ambientais, aspectos naturais e de saúde.
Identificar e compreender os fluxos populacionais e de capitais, por meio da produção e interpretação de mapas de fluxos, cartogramas, gráficos, tabelas, imagens e textos multimodais.
Como? Metodologias ativas
Parte 0
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Parte 1
1 AULA INVERTIDA
Leia o texto e faça um mapa mental do conteúdo do texto:
2. RETOMADA
Inicie a aula fazendo uma breve revisão sobre os conceitos de cartografia, mapas temáticos e projeções cartográficas.
Faça perguntas aos alunos para ativar seus conhecimentos prévios e promover a participação ativa. Por exemplo:
O que vocês entendem por cartografia? O que são mapas temáticos?
O que sabem sobre projeções cartográficas?
Parte 2
1 ANAMORFOSES E MAPAS TEMÁTICOS
Mostre exemplos de anamorfoses, croquis e mapas temáticos da Europa, Ásia, África e Oceania, destacando as informações que podem ser representadas em cada um deles.
Atividade em grupos: Explorando as formas de representação
Cada grupo ficara com um mapa por 2 minutos, seu objetivo é desvendar as principais informações que estes mapas representam
Ao final, os grupos irão confrontar suas interpretações em uma breve exposição.
3. ELABORANDO MAPAS TEMÁTICOS
Divida a turma em grupos .
Distribua mapas Europa, Ásia, África e Oceania para cada grupo.
Os grupos devem ter pesquisas precisas sobre os continentes.
Em seguida, solicite que cada grupo produza um mapa temático em anamorfismo por estudante representando os elementos geográficos identificados, destacando as características principais de cada região.
Os membros dos grupos devem apresentar seus mapas para a turma, explicando as características das regiões representadas.
Atividade em grupos: Mapas temáticos e cartogramas
Agora, os grupos devem escolher um tema específico sobre a Europa, Ásia, África ou Oceania, como população, relevo, clima, economia, entre outros.
Cada grupo deve pesquisar dados sobre o tema escolhido e produzir um mapa temático ou cartograma que represente essas informações.
Os mapas temáticos podem ser feitos à mão em cartolina
Os grupos devem considerar a escolha adequada dos elementos visuais, como cores, símbolos e legendas, para representar as informações de forma clara e compreensível.
Após a conclusão dos mapas, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, explicando as escolhas feitas e as informações representadas.
4. SINTESE
Discussão e reflexão sobre as diferentes representações cartográficas
Inicie uma discussão em sala de aula sobre as diferentes projeções cartográficas utilizadas na representação dos continentes e regiões.
Mostre exemplos de projeções comuns, como a projeção de Mercator, a projeção de Peters e a projeção de Robinson, ressaltando as distorções que cada uma apresenta.
Explique que a escolha da projeção cartográfica pode influenciar a forma como percebemos o tamanho e a forma dos países e continentes.
Converse com os alunos sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de projeção e como elas podem impactar a interpretação dos mapas.
4. CARTOGRAFIA DOS FLUXOS POPULACIONAIS
Atividade individual: Fluxos populacionais e de capitais
Distribua materiais multimodais, como imagens, gráficos, tabelas e textos, que representem os fluxos populacionais e de capitais entre os continentes e regiões estudados.
Peça aos alunos que analisem e interpretem os materiais, identificando os principais fluxos e as tendências observadas.
Cada grupo ficara 2 min com cada imagem, devendo expor suas percepção de cada um após ter contato com todos.
Após confrontar a interpretação de todos devemos identificar padrões.
Em seguida, solicite que cada aluno produza um mapa de fluxos ou um cartograma que represente as informações sobre os fluxos populacionais e de capitais.
Os alunos podem escolher a forma de produção dos mapas, seja manualmente ou utilizando ferramentas digitais.
Ao final, os alunos podem compartilhar seus mapas e explicar as escolhas feitas durante a criação. Um fará a correção do outro.
6. CONCLUSÃO
Conclusão e síntese da aula
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando os objetivos de aprendizagem alcançados.
Incentive os alunos a refletirem sobre a importância da cartografia na compreensão e representação do espaço geográfico.
Estimule a participação dos alunos por meio de perguntas e convide-os a compartilhar suas impressões sobre a aula e as atividades realizadas.
Avaliação:
Durante a realização das atividades em grupo, observe a participação ativa dos alunos, a colaboração entre os membros do grupo e a qualidade dos croquis e mapas temáticos produzidos.
Avalie a compreensão dos alunos sobre as diferentes formas de representação cartográfica, sua capacidade de interpretar as informações presentes nos mapas e sua habilidade em produzir mapas temáticos e cartogramas.
Analise também a participação dos alunos nas discussões em sala de aula e sua capacidade de refletir sobre as escolhas feitas na representação do espaço geográfico.
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