Aula | 9° ano | Geopolítica, Descolonização, Nova Ordem Mundial e Regionalização Mundi

Aula | 9° ano | Geopolítica, Descolonização, Nova Ordem Mundial e Regionalização Mundial


O que?  Organização Territorial no Tempo e no Espaço 

Como? Ativa

Por quê?

Analisar o reordenamento territorial, político e econômico africano a partir da atual globalização e da Nova Ordem Mundial.

Identificar os principais movimentos nacionalistas e separatistas no mundo, com destaque para a região do Oriente Médio.

Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, Ásia, África e Oceania.

Discutir e analisar os critérios de regionalização do mundo, a partir dos diferentes blocos econômicos e políticos.

***

Atividade 1 - Reordenamento Territorial Africano


1) Apresente aos alunos um mapa atual da África e destaque os países que surgiram após o processo de descolonização.

Veja o mapa da África Colonial do Séc XIX e XXI

Veja mapa 2 


Liste em cima de cada área colonial, quais países surgiram: 

2) Veja o Vídeo abaixo e sintetize seu conteúdo:


3) Veja o mapa mental abaixo e registrei em seu caderno: 


4) Peça aos alunos que, em duplas ou trios, façam uma redação entrelaçando: reordenamento territorial africano, com foco no processo de descolonização e na influência da globalização e Nova Ordem Mundial.

5) A sala será dividia em 5 Grupos que devem relacionar uma certa seleção de temas< sendo entrelaçados ou sequenciais, o estudante deve propor como estes fatos, categorias e conceitos alteraram o território. Como abaixo: 

1) Descolonização da África • Globalização • Nova Ordem Mundial • Possível Ascensão do Oriente

2) Descolonização da Ásia • Revoluções Socialistas • Globalização • Nova Ordem Mundial 

3) Descolonização da América • Dependência da América • Globalização • Nova Ordem Mundial • Neoliberalismo 

4) Europa Após perda das Colonias • Globalização • União Europeia • Nova Ordem Mundial • Neoliberalismo 

5) Oceania e Independência Relativa • Ilhas Colonizadas atuais • Globalização • Nova Ordem Mundial

Cada grupo deve apresentar suas conclusões ao restante da turma, discutindo as principais transformações ocorridas em casa continente a partir da descolonização e do contexto atual.

Atividade 2 - Movimentos Nacionalistas e Separatistas no Oriente Médio

Inicie a aula com um breve resumo sobre o contexto histórico do Oriente Médio, destacando as tensões e conflitos presentes na região.

Veja o mapa mental no link 1

Veja o mapa mental no Link

Vamos fazer algumas situações problemas: 

A) Ação Externa no Oriente Médio 

B) Conflitos Oriente Médio 

C) Conflitos Israel e Palestina 

Verifique se terminou todas as etapas

Atividade 3 - Componentes Físico-naturais da Eurásia e sua Divisão em Europa e Ásia


1) Explique aos alunos a divisão da Eurásia em Europa e Ásia e os critérios que foram utilizados para tal distinção.



2) Divida a turma em grupos e peça para que cada um pesquise sobre os componentes físico-naturais de uma das regiões, como clima, relevo, hidrografia e vegetação.

A) Europa Ocidental

B) Europa Setentrional

C)  Europa Centro Oriental

D) Europa Mediterrânea

E) Europa Geral

3) Cada grupo deve apresentar suas conclusões ao restante da turma, discutindo as diferenças e semelhanças entre as regiões estudadas e as influências histórico-geográficas na sua formação.

Atividade 4 - Características Físico-naturais e Forma de Ocupação em Regiões do Mundo

1. Divida a turma em grupos e peça para que cada um escolha uma região do mundo (Europa, Ásia, África ou Oceania) e pesquise sobre suas características físico-naturais e principais formas de ocupação e usos da terra e a questão ambiental em cada Continente. 

A) Europa 

B) Ásia 

C) Oceania 

D) Europa 

E) América 


Atividade 5 - Critérios de Regionalização do Mundo

1) Vamos debater Blocos Econômicos e Organização Interestatais e Organismos Internacionais. 

A) Veja o Vídeo e sintetize 

2) Divida a turma em grupos e peça para que cada um pesquise sobre um dos blocos econômicos ou políticos, como a União Europeia, a União Africana, Organização das Nações Unidas, MercoSul e BRICS. 

A) Cada Grupo deve bolar perguntas sobre seus Blocos e se preparar para ser perguntado pelos demais Blocos. 

B) Faremos um jogo de perguntas e Respostas, o vencedor ganha um prêmio surpresa 


Avaliação:


Ao final das atividades, os alunos deverão ser avaliados a partir de sua participação e contribuição nas discussões em grupo, bem como pela qualidade de suas apresentações e conclusões. O professor poderá utilizar também atividades escritas, como resumos ou relatórios, para avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre os temas estudados.

Comentários