Aula | 9° ano | Geopolítica, Descolonização, Nova Ordem Mundial e Regionalização Mundial
O que? Organização Territorial no Tempo e no Espaço
Como? Ativa
Por quê?
Analisar o reordenamento territorial, político e econômico africano a partir da atual globalização e da Nova Ordem Mundial.
Identificar os principais movimentos nacionalistas e separatistas no mundo, com destaque para a região do Oriente Médio.
Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, Ásia, África e Oceania.
Discutir e analisar os critérios de regionalização do mundo, a partir dos diferentes blocos econômicos e políticos.
***
Atividade 1 - Reordenamento Territorial Africano
1) Apresente aos alunos um mapa atual da África e destaque os países que surgiram após o processo de descolonização.
Veja o mapa da África Colonial do Séc XIX e XXI
Veja mapa 2Liste em cima de cada área colonial, quais países surgiram:
2) Veja o Vídeo abaixo e sintetize seu conteúdo:
3) Veja o mapa mental abaixo e registrei em seu caderno:
4) Peça aos alunos que, em duplas ou trios, façam uma redação entrelaçando: reordenamento territorial africano, com foco no processo de descolonização e na influência da globalização e Nova Ordem Mundial.
5) A sala será dividia em 5 Grupos que devem relacionar uma certa seleção de temas< sendo entrelaçados ou sequenciais, o estudante deve propor como estes fatos, categorias e conceitos alteraram o território. Como abaixo:
1) Descolonização da África • Globalização • Nova Ordem Mundial • Possível Ascensão do Oriente
2) Descolonização da Ásia • Revoluções Socialistas • Globalização • Nova Ordem Mundial
3) Descolonização da América • Dependência da América • Globalização • Nova Ordem Mundial • Neoliberalismo
4) Europa Após perda das Colonias • Globalização • União Europeia • Nova Ordem Mundial • Neoliberalismo
5) Oceania e Independência Relativa • Ilhas Colonizadas atuais • Globalização • Nova Ordem Mundial
Cada grupo deve apresentar suas conclusões ao restante da turma, discutindo as principais transformações ocorridas em casa continente a partir da descolonização e do contexto atual.
Atividade 2 - Movimentos Nacionalistas e Separatistas no Oriente Médio
Inicie a aula com um breve resumo sobre o contexto histórico do Oriente Médio, destacando as tensões e conflitos presentes na região.
Vamos fazer algumas situações problemas:
A) Ação Externa no Oriente Médio
C) Conflitos Israel e Palestina
Verifique se terminou todas as etapas
Atividade 3 - Componentes Físico-naturais da Eurásia e sua Divisão em Europa e Ásia
1) Explique aos alunos a divisão da Eurásia em Europa e Ásia e os critérios que foram utilizados para tal distinção.
2) Divida a turma em grupos e peça para que cada um pesquise sobre os componentes físico-naturais de uma das regiões, como clima, relevo, hidrografia e vegetação.
A) Europa Ocidental
B) Europa Setentrional
C) Europa Centro Oriental
D) Europa Mediterrânea
E) Europa Geral
3) Cada grupo deve apresentar suas conclusões ao restante da turma, discutindo as diferenças e semelhanças entre as regiões estudadas e as influências histórico-geográficas na sua formação.
Atividade 4 - Características Físico-naturais e Forma de Ocupação em Regiões do Mundo
1. Divida a turma em grupos e peça para que cada um escolha uma região do mundo (Europa, Ásia, África ou Oceania) e pesquise sobre suas características físico-naturais e principais formas de ocupação e usos da terra e a questão ambiental em cada Continente.
A) Europa
B) Ásia
C) Oceania
D) Europa
E) América
Atividade 5 - Critérios de Regionalização do Mundo
1) Vamos debater Blocos Econômicos e Organização Interestatais e Organismos Internacionais.
A) Veja o Vídeo e sintetize
2) Divida a turma em grupos e peça para que cada um pesquise sobre um dos blocos econômicos ou políticos, como a União Europeia, a União Africana, Organização das Nações Unidas, MercoSul e BRICS.
A) Cada Grupo deve bolar perguntas sobre seus Blocos e se preparar para ser perguntado pelos demais Blocos.
B) Faremos um jogo de perguntas e Respostas, o vencedor ganha um prêmio surpresa
Avaliação:
Ao final das atividades, os alunos deverão ser avaliados a partir de sua participação e contribuição nas discussões em grupo, bem como pela qualidade de suas apresentações e conclusões. O professor poderá utilizar também atividades escritas, como resumos ou relatórios, para avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre os temas estudados.
Comentários
Postar um comentário