Aula | 8° Ano | Estado, Colonialismo e NeoColonialismo

Aula | 8° Ano | Estado, Colonialismo e NeoColonialismo



O que? Conceito de Estado e dos seus Elementos Integrantes – Povo, Governo e Território. O Processo Histórico de Agentes Estatais/Privados e Econômicos no (Re)Ordenamento Territorial Americano e Africano (Colonialismo e Neocolonialismo).


Por que? Consolidar e aplicar os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País para o entendimento de conflitos e tensões na atualidade, com destaque para as situações geopolíticas na América Latina e África.

Relacionar a ocupação colonial e a distribuição da população pelos territórios da América Latina e África.

Compreender os conflitos étnicos como consequência da ocupação territorial do continente Africano.

Como?

A aula será ativa e participativa, com atividades individuais e em grupo. Serão utilizados recursos multimídia e mapas para auxiliar na compreensão dos conteúdos.


Siga o passo a passo


1) Iniciar a aula perguntando aos alunos o que é um Estado e quais são seus elementos integrantes. Montar uma Nuvem de ideias, copiar. 

Monte um mapa mental individual sobre o tema.

Apresentar o conceito de Estado e seus elementos integrantes: povo, governo e território.

Veja o mapa final abaixo

Fazer uma análise do Erro dos elementos que diferem do 1° e do 2° mapa e expor a relação entre os elementos integrantes do Estado e como eles se inter-relacionam.


2) Explicar o processo histórico de agentes estatais, privados e econômicos no (re)ordenamento territorial americano e africano, com destaque para o colonialismo e neocolonialismo.

Vídeo 1 • 


Vídeo 2 •


Vídeo 3 • 


Estregar resumo dos vídeos 

3) Distribuir mapas da América Latina e da África e pedir aos alunos que identifiquem os países colonizados e os países que foram colonizadores.



4) Dividir a turma em grupos e pedir que realizem uma pesquisa sobre um país da América Latina ou África que foi colonizado e apresentem para a turma as consequências dessa colonização na atualidade.

5) Discutir em grupo as causas e consequências dos conflitos étnicos na África.

Observem este mapa: 


Observem este mapa: 


Observem este mapa: 


Qual motivo dos conflitos até hoje no Continente Europeu?

Encerrar a aula resumindo os principais pontos abordados e enfatizando a importância do estudo da organização territorial no tempo e no espaço para compreender as tensões e conflitos atuais. Entregando Redação temática 

***

A avaliação será feita através da participação dos alunos nas atividades em grupo e na discussão em sala de aula. Também será avaliado o conhecimento adquirido através da entrega de um trabalho individual sobre a história da colonização em um país da América Latina ou África.



Comentários