Aula | 6° ano | Trabalho: Minha Quebrada
O que?
conceito de paisagem e lugar
Por que?
Desenvolver a Topo filia entre escola e bairro
Como?
Pesquisa em campo
______
Siga as instruções abaixo:
1. Realize uma entrevista com alguém que viva há muito tempo na comunidade e compartilhe as respostas com a turma:
Qual é o seu nome?
Há quanto tempo você mora aqui?
Complete a frase:
O meu bairro é (...)
A minha casa é (...)
O meu bairro era (...)
O meu bairro pode ser (...)
Como era o bairro quando você chegou?
De onde você veio originalmente?
2. Traga fotos de você, sua família e sua casa do passado (se possível, em cópias).
3. Utilize a folha que você recebeu para ilustrar cada uma das respostas, com muita arte e cor.
4. Escreva em papel sulfite: Meu lugar é (...)
5. Entreviste outra pessoa que mora na comunidade e que tenha chegado mais recentemente:
Qual seu nome?
Há quanto tempo você mora aqui?
De onde você veio?
Por que decidiu mudar para cá?
Como você descreveria o bairro agora?
6. Compare as respostas das duas pessoas entrevistadas e discuta em grupo como as transformações ocorridas no bairro afetaram a vida das pessoas que habitam a comunidade.
7. Reflita sobre a contribuição dos migrantes na transformação da paisagem na Cidade de São Paulo.
8. Discuta em grupo sobre a importância dos motivos que geram os fluxos populacionais no Brasil e como eles influenciam na cultura da Cidade de São Paulo e do país.
9. Observe a diversidade étnico-cultural na comunidade e reflita sobre a distribuição territorial da população na Cidade de São Paulo
Comentários
Postar um comentário