Aula | 6° ano | Trabalho: Minha Quebrada| Entrevista

 Aula | 6° ano | Trabalho: Minha Quebrada




O que? 
conceito  de paisagem e lugar


Por que? 

Desenvolver a Topo filia entre escola e bairro


Como? 
Pesquisa em campo 

______

Siga as instruções abaixo: 

1. Realize uma entrevista com alguém que viva há muito tempo na comunidade e compartilhe as respostas com a turma:

Qual é o seu nome?

Há quanto tempo você mora aqui?

Complete a frase:

O meu bairro é (...)

A minha casa é (...)

O meu bairro era (...)

O meu bairro pode ser (...)

Como era o bairro quando você chegou?

De onde você veio originalmente?

2. Traga fotos de você, sua família e sua casa do passado (se possível, em cópias).

3. Utilize a folha que você recebeu para ilustrar cada uma das respostas, com muita arte e cor.

4. Escreva em papel sulfite: Meu lugar é (...)

5. Entreviste outra pessoa que mora na comunidade e que tenha chegado mais recentemente:

Qual seu nome?

Há quanto tempo você mora aqui?

De onde você veio?

Por que decidiu mudar para cá?

Como você descreveria o bairro agora?

6. Compare as respostas das duas pessoas entrevistadas e discuta em grupo como as transformações ocorridas no bairro afetaram a vida das pessoas que habitam a comunidade.

7. Reflita sobre a contribuição dos migrantes na transformação da paisagem na Cidade de São Paulo.

8. Discuta em grupo sobre a importância dos motivos que geram os fluxos populacionais no Brasil e como eles influenciam na cultura da Cidade de São Paulo e do país.

9. Observe a diversidade étnico-cultural na comunidade e reflita sobre a distribuição territorial da população na Cidade de São Paulo

Comentários