Olá querido estudante, tudo bem?
Você acaba de acessar a plataforma de aprendizagem do Prof. William Poiato, abaixo você verá o que estudaremos hoje:
O que? O lugar chamado Brasil a
Por quê? Criar uma perspectiva territorial
Como? Contraposição de cenários históricos
Como? Contraposição de cenários históricos
Na aula de hoje buscaremos a partir dos conceitos geográficos de espaço e território reconstruir mentalmente a formação do território Brasileiro.
A conquista do espaço brasileiro: Espaço ou Território?
Espaço Geográfico:
Do ponto de vista Europeu, este espaço do Brasil, até então conhecido como Santa e Vera Cruz era novo. A descoberta do Brasil e de sua gente passou primeiro pelo conhecimento deste espaço, não sem motivo, os primeiros anos foi de contato constante com os indígenas, por exemplo:
a) Vamos conhecer João Ramalho
Do ponto de vista Europeu, este espaço do Brasil, até então conhecido como Santa e Vera Cruz era novo. A descoberta do Brasil e de sua gente passou primeiro pelo conhecimento deste espaço, não sem motivo, os primeiros anos foi de contato constante com os indígenas, por exemplo:
a) Vamos conhecer João Ramalho
b) Também este laço cultural em nossas terras com os indígenas
Do ponto de vista indígena, o conhecimento de espaço começou a mais de 10 mil anos, onde aprendeu a viver da terra em todo o Brasil, desde o interior da floresta amazônica, onde ajudou a fecundar a terra, até tempos mais antigos onde vivia de frutos do mar, formando os Sambaquis, formando toda uma pré história brasileira e uma formação de povos diversos.
Este encontro, leva à uma invasão territorial, iniciada pelo litoral brasileiro, vejamos os territórios abaixo:
Este encontro, leva à uma invasão territorial, iniciada pelo litoral brasileiro, vejamos os territórios abaixo:
O que significam as duas imagens? Quais territórios são mostrados? Há uma contradição?
A ocupação Portuguesa passa por diversas fazes:
1° Extração de Pau Brasil e trabalho indígena (pela força, poder, acordos, etc) fundando diversas Vilas:
Surge também a criação de gado e começa a Cana de Açucar, especialmente no nordeste. E se inicia o ciclo de busca de mão de obra escrava.
Um espaço em constante expansão
Olhe o mapa abaixo:
Quais as motivações destas bandeiras? Quem as praticava?
O Brasil se transforma mais? Vamos entender cada um destes mapas?
Quem levantou o Brasil em cada período?
- Trabalho Indígena Escravo (Séc XVI)
- Trabalho Escravo (Sec XVI ao XIX)
- Imigrantes, migrantes e libertos Assalariados (XIX e XX)
- Classe trabalhadora brasileira consolidada e Assalariada (XXI)
Vamos refletir sobre o lugar de cada um destes agentes?
Lição de casa:
Resuma e faça os exercícios das páginas 41 até 56
A ocupação Portuguesa passa por diversas fazes:
1° Extração de Pau Brasil e trabalho indígena (pela força, poder, acordos, etc) fundando diversas Vilas:
Surge também a criação de gado e começa a Cana de Açucar, especialmente no nordeste. E se inicia o ciclo de busca de mão de obra escrava.
Um espaço em constante expansão
Olhe o mapa abaixo:Quem levantou o Brasil em cada período?
- Trabalho Indígena Escravo (Séc XVI)
- Trabalho Escravo (Sec XVI ao XIX)
- Imigrantes, migrantes e libertos Assalariados (XIX e XX)
- Classe trabalhadora brasileira consolidada e Assalariada (XXI)
Vamos refletir sobre o lugar de cada um destes agentes?
Lição de casa:
Resuma e faça os exercícios das páginas 41 até 56
Comentários
Postar um comentário