Aula | 7° Ano | O Território chamado Brasil

 Olá querido estudante, tudo bem? 


Você acaba de acessar a plataforma de aprendizagem do Prof. William Poiato, abaixo você verá o que estudaremos hoje: 

O  que? O lugar chamado Brasil a 
Por quê? Criar uma perspectiva territorial 
Como? Contraposição de cenários históricos 

Na aula de hoje buscaremos a partir dos conceitos geográficos de espaço e território reconstruir mentalmente a formação do território Brasileiro.

A conquista do espaço brasileiro: Espaço ou Território?


Espaço Geográfico: 

Do ponto de vista Europeu, este espaço do Brasil, até então conhecido como Santa e Vera Cruz era novo. A descoberta do Brasil e de sua gente passou primeiro pelo conhecimento deste espaço, não sem motivo, os primeiros anos foi de contato constante com os indígenas, por exemplo: 

a) Vamos conhecer João Ramalho 

b) Também este laço cultural em nossas terras com os indígenas

Do ponto de vista indígena, o conhecimento de espaço começou a mais de 10 mil anos, onde aprendeu a viver da terra em todo o Brasil, desde o interior da floresta amazônica, onde ajudou a fecundar a terra, até tempos mais antigos onde vivia de frutos do mar, formando os Sambaquis, formando toda uma pré história brasileira e uma formação de povos diversos.

Este encontro, leva à uma invasão territorial, iniciada pelo litoral brasileiro, vejamos os territórios abaixo: 



 


O que significam as duas imagens? Quais territórios são mostrados? Há uma contradição?

A ocupação Portuguesa passa por diversas fazes: 

Extração de Pau Brasil e   
trabalho indígena  (pela força, poder, acordos, etc) fundando diversas Vilas: 

Surge também a criação de gado e começa a Cana de Açucar, especialmente no nordeste. E se inicia o ciclo de busca de mão de obra escrava.

Um espaço em constante expansão 

Olhe o mapa abaixo: 


 


 Quais as motivações destas bandeiras? Quem as praticava? 

O Brasil se transforma mais? Vamos entender cada um destes mapas?





Quem levantou o Brasil em cada período? 

  • Trabalho Indígena Escravo (Séc XVI) 
  • Trabalho Escravo (Sec XVI ao XIX) 
  • Imigrantes, migrantes e libertos Assalariados  (XIX e XX) 
  • Classe trabalhadora brasileira consolidada e Assalariada (XXI) 
Vamos refletir sobre o lugar de cada um destes agentes? 

Lição de casa: 

Resuma e faça os exercícios das páginas 41 até 56


Comentários