Aula | 7° ano | Ética e Moral

 Aula | 7° ano | Ética e Moral


Olá estudante, tudo bem? 

Você acaba de acessar o ambiente virtual de aprendizagem do Professor William Poiato. Aproveite o encontro: 

O que? Ética e Moral
Por quê? Para compreensão de si
Como? Exposição inicial

******

O que é Moral? 

Moral é um grupo de regras sociais estabelecidas, por vezes ditas abertas, por vezes são "Não-ditos", ou seja, apesar de todos a conhecerem ela não é abertamente dita por todos.

Como a sociedade se transforma constantemente a Moral também se transforma. 

O que é Ética? 

É um ramo da filosofia que buscou analisar a conduta humana, em busca daquela conduta mais adequada para vida em sociedade. Uma das suas formas de pensar analisa: 

1. Esclarecer a moral (vigente) quais são seus traços específicos.
2. Fundamentar a moralidade, ou seja, criar uma racionalidade que explique o esforço pela moralidade.
3. Aplicar na prática os resultados das especulações anteriores.

Disto resulta um grupo de condutas justificadas como corretas e verdadeiras.

Qual a necessidade da moral e ética? 

A partir do momento que o ser humano se constitui como humano e começa a explorar e transformar o mundo, ou seja, a partir do momento que ele se constitui como ser social, ele começa a estabelecer regras, limites e ponderações praticas.

Não se vive em coletivo sem estas regras ditas e não-ditas, toda relação e ambiente as possui. 

portanto, a moral e ética existem para viabilizar a vida em coletivo.

Crítica à moral e ética: 




Como a moral se reproduz em geral entre as relações, sendo transmitidas em nossas relações diárias e a ética analisa estas postulações morais se desenvolveu um amplo campo de crítica à moral, esta crítica se contempla em dois aspectos:

  • A transformação da sociedade: A moral tende a se transformar de forma mais lenta que as sociedades onde se aplica, sendo uma comum barreira para transformações sociais de um período para outro, seus grupos éticos, oriundos de morais não ajustadas em seu tipo tendem a ser argumentos políticos e jurídicos contra os partidários das mudanças.

  • A sociedade de classes: Certa vertente de pensamento percebe que a moral e as diversas éticas como mecanismos de poder, utilizados pelas classes dominantes contra as dominadas visando controle social e autoproteção.
Diante destas criticas surgem diversos movimentos políticos, culturais e até mesmo éticos, propondo novas formas de ser e estar no mundo. Entre eles se destacou nas décadas de 60 aos 90 os movimentos culturais hippie e Punk e políticos socialistas e anarquistas.


 Lição de casa: 

Faça as paginas da apostila 6 à 10

















Comentários