✅ Plano de Aula – 9º Ano | TIC | 4º Bimestre
Tema Central: Autoria Digital Ética: Criar, Compartilhar e Intervir com Responsabilidade
Duração Sugerida: 8-10 aulas (45 minutos cada)
Público-Alvo: Alunos de 13 a 14 anos
Integração Curricular: TIC + Língua Portuguesa (Ciclo Autoral) + Cidadania Digital
🔹 1. Papel e Usos das TIC na Sociedade – Produção com Intervenção Social
Habilidade TIC: (EF09TPA05) Realizar e avaliar produções e fazer o compartilhamento em diferentes repositórios digitais, entendendo a produção como possibilidade de intervenção social.
Conexões com LP:
- (EF09LP11) Produzir artigo de opinião com movimento argumentativo.
- (EF09LP12) Escrever comentários opinativos sobre temas atuais.
- (EF09LP04, EF09LP06) Comparar posicionamentos e valores éticos em textos sociais.
- Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)
🎯 Objetivo:
Os alunos produzirão conteúdos digitais com intenção de transformação social, utilizando blogs, redes sociais ou sites como plataformas de voz ativa.
🧩 Atividade: “Campanha Digital por um Mundo Mais Justo”
Imersão em Temas Sociais (1 aula):
- Exibir vídeos curtos (documentários, TED Talks, reportagens) sobre:
- Racismo e representatividade
- Cyberbullying
- Desigualdade de gênero
- Crise climática
- Roda de conversa: “Qual desses temas mais nos afeta? Por quê?”
- Conexão com LP: (EF09LP04) – comparar posicionamentos em textos sociais. Em nossa rede social, responda e comente no do colega
- Exibir vídeos curtos (documentários, TED Talks, reportagens) sobre:
Formação de Grupos (g) e Escolha de Tema (1 aula):
- Cada grupo escolhe um tema e define:
- Objetivo da campanha (informar, mobilizar, denunciar)
- Público-alvo (colegas, comunidade, redes sociais)
- Plataforma de divulgação (blog, Instagram, mural digital, site da escola)
- Cada grupo escolhe um tema e define:
- Produção Colaborativa (3 aulas):
- Criar um artigo de opinião (conexão com LP: EF09LP11) com:
- Título impactante
- Problematização
- Argumentos com dados e exemplos
- Proposta de solução
- Complementar com pesquisa de:
- Vídeo curto (TikTok ou YouTube Shorts)
- Infográfico (Canva)
- Cartaz digital com frase de impacto
- Publicar em blog escolar ou mural digital (Google Sites, WordPress, Padlet).
- Criar um artigo de opinião (conexão com LP: EF09LP11) com:
- Apresentação e Avaliação (1 aula):
- Cada grupo apresenta sua campanha.
- Turma avalia:
- Clareza
- Impacto
- Uso ético das fontes
- Discussão: “Como a tecnologia pode ser usada para mudar realidades?”
📦 Materiais:
Computadores, internet, Canva, Google Docs, YouTube, Instagram (simulado), blog escolar.
🔹 2. Criatividade e Propriedade Intelectual – Uso Ético da Informação
Habilidade TIC:
- (EF09TPA06) Utilizar o conceito de propriedade intelectual no uso de informações da web.
- (EF09TPA07) Identificar licenças de uso (ex: Creative Commons) nas buscas.
Conexões com LP: - (EF09LP23) Citação do discurso alheio e efeitos de sentido.
- (EF09LP22) Adequação lexical e intencionalidade.
- Trabalho autônomo (a), trabalho coletivo (c)
🎯 Objetivo:
Refletir sobre o plágio, o uso ético de imagens e textos e aprender a usar licenças digitais (Creative Commons).
🧩 Atividade: “Cite, Não Copie!” – Workshop de Ética Digital
Situação-problema (20 min):
- Pesquise umcaso de plagio
- Pergunta: “É ético? Por quê?” Cite uma fonte.
- Conexão com LP: (EF09LP23) – citação do discurso alheio.
Pesquisa com Filtro de Licença (1 aula):
- Ensinar a usar filtros de uso justo no Google Imagens, YouTube e sites educacionais.
- Exemplo: “Buscar imagens com licença Creative Commons para meu projeto.”
- Prática guiada: cada aluno busca 3 imagens com licença livre explica qual contexto de uso possível
Reescrita com Autoria (1 aula):
- Texto modelo sobre “cyberbullying” (copiado).
🌐 O que é Cyberbullying?
(Texto didático para sala de aula)
O cyberbullying é uma forma de violência praticada por meio de tecnologias digitais, como redes sociais, mensagens de texto, aplicativos de conversa, e-mails ou sites. A palavra vem do inglês: “cyber” (relacionado à internet) e “bullying” (intimidação ou violência psicológica).
Diferente do bullying tradicional, que acontece presencialmente — como em sala de aula, no pátio ou no ônibus —, o cyberbullying pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar, porque as pessoas estão sempre conectadas.
💬 Como o cyberbullying acontece?
Algumas formas comuns de cyberbullying são:
- Enviar mensagens ofensivas, ameaçadoras ou humilhantes;
- Publicar fotos ou vídeos constrangedores de alguém sem permissão;
- Criar perfis falsos para ridicularizar uma pessoa;
- Espalhar boatos ou rumores falsos nas redes sociais;
- Excluir alguém de grupos online de propósito;
- Fazer piadas pesadas ou comentários preconceituosos sobre aparência, família, orientação sexual, religião, etc.
🎯 Quem pode ser vítima?
Qualquer pessoa pode ser vítima de cyberbullying — colegas, amigos, ou até quem parece "forte". Muitas vezes, a pessoa que sofre o ataque se sente:
- Envergonhada
- Isolada
- Com medo de ir à escola
- Triste ou ansiosa
- Sem vontade de usar a internet
E o pior: como as mensagens na internet podem ser copiadas e compartilhadas rapidamente, a humilhação pode se espalhar em minutos.
⚠️ E quem pratica? Por que isso acontece?
Nem sempre quem pratica o cyberbullying é uma "pessoa má". Às vezes, a pessoa:
- Acha que está "brincando";
- Quer se destacar ou fazer graça na frente dos outros;
- Está com raiva ou frustrado com algo;
- Não entende o impacto das suas palavras.
Mas uma brincadeira que machuca não é brincadeira. O que parece engraçado para um pode ser muito doloroso para outro.
✅ Como combater o cyberbullying?
Todos têm um papel importante:
Se você for vítima:
Não se culpe. Guarde provas (prints, mensagens) e conte para um adulto de confiança: professor, pais, orientador.Se você vir alguém sendo atacado:
Não compartilhe. Não curta. Não comente. Denuncie o conteúdo. E, se possível, mostre apoio à pessoa.Se você já fez isso:
Pense no impacto. Peça desculpas. Mude de atitude. Crescer também é aprender com os erros.Na escola e em casa:
Precisamos falar sobre respeito, empatia e uso responsável da tecnologia. Educação digital é tão importante quanto matemática ou português.
🛡️ A internet pode ser um lugar seguro?
Sim, pode! A internet é uma ferramenta poderosa para aprender, se conectar, se expressar e mudar o mundo — mas só se for usada com responsabilidade.
Lembre-se:
Suas palavras têm poder. Use-as para construir, não para destruir.
- Alunos reescrevem com suas palavras, citando a fonte.
- Conexão com LP: (EF09LP22) – adequação lexical e autoria.
- Texto modelo sobre “cyberbullying” (copiado).
Carta Aberta Digital (1 aula):
- Produção autônoma (a): escrever uma carta aberta (conexão com EF09LP11) sobre “Por que respeitar a autoria é importante?” - Responda na nossa rede Comente nas dos colegas com nota e explicação, questionamentos e complementações.
📦 Materiais:
Computadores, internet, Google Advanced Search, modelo de citação.
🔹 3. Implicações Morais, Éticas e Cidadania Digital
Habilidade TIC:
- (EF09TPA08) Atuar com responsabilidade em produções autorais, evitando conteúdos preconceituosos.
- (EF09TPA09) Evitar compartilhamento de conteúdos discriminatórios ou de cyberbullying.
Conexões com LP: - (EF09LP15) Participar de assembleias sobre temas da adolescência.
- (EF09LP28) Analisar discriminação por uso de variedade linguística.
- Trabalho coletivo (c), autonomia (a)
🎯 Objetivo:
Promover debates críticos sobre cyberbullying, preconceito digital e responsabilidade nas redes.
🧩 Atividade: “Assembleia Digital: Direitos e Deveres na Web”
Casos Reais (1 aula):
- Apresentar casos de cyberbullying, fake news e discriminação online (anônimos).
- Discussão: “O que poderia ter sido feito diferente?” - No caderno
- Apresentar casos de cyberbullying, fake news e discriminação online (anônimos).
Assembleia Escolar (1 aula):
- Simular uma assembleia (conexão com LP: EF09LP15):
- Tema: “Como combater o preconceito nas redes sociais?”
- Alunos se revezam como debatedores, mediadores, ouvintes.
- Regras: respeito, escuta ativa, justificativa com argumentos.
- Simular uma assembleia (conexão com LP: EF09LP15):
Criação de Carta de Boas Práticas Digitais (1 aula):
- Em grupo, elaborar um documento coletivo com regras:
- “Nunca compartilharei imagens sem consentimento.”
- “Respeitarei todas as formas de falar e ser.”
- Publicar no site da escola.
- Em grupo, elaborar um documento coletivo com regras:
📦 Materiais:
Computadores, câmeras, microfones, modelo de assembleia.
🔹 4. Cultura Digital e Armazenamento Seguro – Identidade Digital Consciente
Habilidade TIC: (EF09TPA10) Adotar critérios para armazenamento seguro de dados e cultura digital nas produções autorais.
Conexões com LP:
- (EF09LP21) Uso da vírgula em elipse e orações coordenadas.
- (EF09LP20) Articuladores textuais (conectivos lógicos).
- (EF09LP25) Recursos gráfico-textuais em produção autoral.
- Trabalho autônomo (a)
🎯 Objetivo:
Conscientizar os alunos sobre segurança digital, backup de arquivos e identidade digital.
🧩 Atividade: “Meu Portfólio Digital Seguro”
- Oficina de Segurança (1 aula):
- Temas: senhas fortes, autenticação em duas etapas, backup em nuvem (Google Drive, OneDrive).
- Checklist: “Como proteger minhas produções?” Produza uma tabela e entregue em entregas
- Temas: senhas fortes, autenticação em duas etapas, backup em nuvem (Google Drive, OneDrive).
Montagem do Portfólio (2 aulas):
- Cada aluno cria uma pasta digital com:
- Artigo de opinião
- Carta aberta sobre autoria
- Vídeo-testemunho
- Infográfico da campanha
- Organização com pastas, nomes claros, datas de terceiros e principalmente os links.
- Cada aluno cria uma pasta digital com:
Reflexão Final (1 aula): Modelo de texto:
📦 Materiais:
Computadores, Google Drive, modelo de portfólio.
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