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Plano de Aula – 9º Ano | TIC | 4º Bimestre

Tema Central: Autoria Digital Ética: Criar, Compartilhar e Intervir com Responsabilidade
Duração Sugerida: 8-10 aulas (45 minutos cada)
Público-Alvo: Alunos de 13 a 14 anos
Integração Curricular: TIC + Língua Portuguesa (Ciclo Autoral) + Cidadania Digital


🔹 1. Papel e Usos das TIC na Sociedade – Produção com Intervenção Social

Habilidade TIC: (EF09TPA05) Realizar e avaliar produções e fazer o compartilhamento em diferentes repositórios digitais, entendendo a produção como possibilidade de intervenção social.
Conexões com LP:

  • (EF09LP11) Produzir artigo de opinião com movimento argumentativo.
  • (EF09LP12) Escrever comentários opinativos sobre temas atuais.
  • (EF09LP04, EF09LP06) Comparar posicionamentos e valores éticos em textos sociais.
  • Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Os alunos produzirão conteúdos digitais com intenção de transformação social, utilizando blogs, redes sociais ou sites como plataformas de voz ativa.

🧩 Atividade: “Campanha Digital por um Mundo Mais Justo”

  1. Imersão em Temas Sociais (1 aula):

  2. Formação de Grupos (g) e Escolha de Tema (1 aula):

    • Cada grupo escolhe um tema e define:
      • Objetivo da campanha (informar, mobilizar, denunciar)
      • Público-alvo (colegas, comunidade, redes sociais)
      • Plataforma de divulgação (blog, Instagram, mural digital, site da escola)
  1. Produção Colaborativa (3 aulas):
  1. Apresentação e Avaliação (1 aula):

📦 Materiais:

Computadores, internet, Canva, Google Docs, YouTube, Instagram (simulado), blog escolar.


🔹 2. Criatividade e Propriedade Intelectual – Uso Ético da Informação

Habilidade TIC:

  • (EF09TPA06) Utilizar o conceito de propriedade intelectual no uso de informações da web.
  • (EF09TPA07) Identificar licenças de uso (ex: Creative Commons) nas buscas.
    Conexões com LP:
  • (EF09LP23) Citação do discurso alheio e efeitos de sentido.
  • (EF09LP22) Adequação lexical e intencionalidade.
  • Trabalho autônomo (a), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Refletir sobre o plágio, o uso ético de imagens e textos e aprender a usar licenças digitais (Creative Commons).

🧩 Atividade: “Cite, Não Copie!” – Workshop de Ética Digital

  1. Situação-problema (20 min):

    • Pesquise umcaso de plagio
    • Pergunta: “É ético? Por quê?” Cite uma fonte.
    • Conexão com LP: (EF09LP23) – citação do discurso alheio.
  2. Pesquisa com Filtro de Licença (1 aula):

  3. Reescrita com Autoria (1 aula):

    • Texto modelo sobre “cyberbullying” (copiado). 

      🌐 O que é Cyberbullying?

      (Texto didático para sala de aula)

      O cyberbullying é uma forma de violência praticada por meio de tecnologias digitais, como redes sociais, mensagens de texto, aplicativos de conversa, e-mails ou sites. A palavra vem do inglês: “cyber” (relacionado à internet) e “bullying” (intimidação ou violência psicológica).

      Diferente do bullying tradicional, que acontece presencialmente — como em sala de aula, no pátio ou no ônibus —, o cyberbullying pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar, porque as pessoas estão sempre conectadas.

      💬 Como o cyberbullying acontece?

      Algumas formas comuns de cyberbullying são:

      • Enviar mensagens ofensivas, ameaçadoras ou humilhantes;
      • Publicar fotos ou vídeos constrangedores de alguém sem permissão;
      • Criar perfis falsos para ridicularizar uma pessoa;
      • Espalhar boatos ou rumores falsos nas redes sociais;
      • Excluir alguém de grupos online de propósito;
      • Fazer piadas pesadas ou comentários preconceituosos sobre aparência, família, orientação sexual, religião, etc.

      🎯 Quem pode ser vítima?

      Qualquer pessoa pode ser vítima de cyberbullying — colegas, amigos, ou até quem parece "forte". Muitas vezes, a pessoa que sofre o ataque se sente:

      • Envergonhada
      • Isolada
      • Com medo de ir à escola
      • Triste ou ansiosa
      • Sem vontade de usar a internet

      E o pior: como as mensagens na internet podem ser copiadas e compartilhadas rapidamente, a humilhação pode se espalhar em minutos.

      ⚠️ E quem pratica? Por que isso acontece?

      Nem sempre quem pratica o cyberbullying é uma "pessoa má". Às vezes, a pessoa:

      • Acha que está "brincando";
      • Quer se destacar ou fazer graça na frente dos outros;
      • Está com raiva ou frustrado com algo;
      • Não entende o impacto das suas palavras.

      Mas uma brincadeira que machuca não é brincadeira. O que parece engraçado para um pode ser muito doloroso para outro.

      ✅ Como combater o cyberbullying?

      Todos têm um papel importante:

      • Se você for vítima:
        Não se culpe. Guarde provas (prints, mensagens) e conte para um adulto de confiança: professor, pais, orientador.

      • Se você vir alguém sendo atacado:
        Não compartilhe. Não curta. Não comente. Denuncie o conteúdo. E, se possível, mostre apoio à pessoa.

      • Se você já fez isso:
        Pense no impacto. Peça desculpas. Mude de atitude. Crescer também é aprender com os erros.

      • Na escola e em casa:
        Precisamos falar sobre respeito, empatia e uso responsável da tecnologia. Educação digital é tão importante quanto matemática ou português.

      🛡️ A internet pode ser um lugar seguro?

      Sim, pode! A internet é uma ferramenta poderosa para aprender, se conectar, se expressar e mudar o mundo — mas só se for usada com responsabilidade.

      Lembre-se:

      Suas palavras têm poder. Use-as para construir, não para destruir.

       
    • Alunos reescrevem com suas palavras, citando a fonte.
    • Conexão com LP: (EF09LP22) – adequação lexical e autoria.
  4. Carta Aberta Digital (1 aula):

📦 Materiais:

Computadores, internet, Google Advanced Search, modelo de citação.


🔹 3. Implicações Morais, Éticas e Cidadania Digital

Habilidade TIC:

  • (EF09TPA08) Atuar com responsabilidade em produções autorais, evitando conteúdos preconceituosos.
  • (EF09TPA09) Evitar compartilhamento de conteúdos discriminatórios ou de cyberbullying.
    Conexões com LP:
  • (EF09LP15) Participar de assembleias sobre temas da adolescência.
  • (EF09LP28) Analisar discriminação por uso de variedade linguística.
  • Trabalho coletivo (c), autonomia (a)

🎯 Objetivo:

Promover debates críticos sobre cyberbullying, preconceito digital e responsabilidade nas redes.

🧩 Atividade: “Assembleia Digital: Direitos e Deveres na Web”

  1. Casos Reais (1 aula):

    • Apresentar casos de cyberbullying, fake news e discriminação online (anônimos).

    • Discussão: “O que poderia ter sido feito diferente?” - No caderno
  2. Assembleia Escolar (1 aula):

    • Simular uma assembleia (conexão com LP: EF09LP15):
      • Tema: “Como combater o preconceito nas redes sociais?”
      • Alunos se revezam como debatedores, mediadores, ouvintes.
      • Regras: respeito, escuta ativa, justificativa com argumentos.
  3. Criação de Carta de Boas Práticas Digitais (1 aula):

    • Em grupo, elaborar um documento coletivo com regras:
      • “Nunca compartilharei imagens sem consentimento.”
      • “Respeitarei todas as formas de falar e ser.”
    • Publicar no site da escola.

📦 Materiais:

Computadores, câmeras, microfones, modelo de assembleia.


🔹 4. Cultura Digital e Armazenamento Seguro – Identidade Digital Consciente

Habilidade TIC: (EF09TPA10) Adotar critérios para armazenamento seguro de dados e cultura digital nas produções autorais.
Conexões com LP:

  • (EF09LP21) Uso da vírgula em elipse e orações coordenadas.
  • (EF09LP20) Articuladores textuais (conectivos lógicos).
  • (EF09LP25) Recursos gráfico-textuais em produção autoral.
  • Trabalho autônomo (a)

🎯 Objetivo:

Conscientizar os alunos sobre segurança digital, backup de arquivos e identidade digital.

🧩 Atividade: “Meu Portfólio Digital Seguro”

  1. Oficina de Segurança (1 aula):
  1. Montagem do Portfólio (2 aulas):

    • Cada aluno cria uma pasta digital com:
      • Artigo de opinião
      • Carta aberta sobre autoria
      • Vídeo-testemunho
      • Infográfico da campanha
    • Organização com pastas, nomes claros, datas de terceiros e principalmente os links.
  2. Reflexão Final (1 aula): Modelo de texto:


📦 Materiais:

Computadores, Google Drive, modelo de portfólio.


Avaliação Formativa e Integrada

Produção Digital
Campanha publicada, artigo de opinião
Leitura Crítica
Análise de casos, comparação de textos
Ética Digital
Uso de licenças, citações, respeito ao outro
Colaboração
Trabalho em grupo, assembleia
Autonomia
Portfólio, reflexão escrita
Análise Linguística
Uso de articuladores, pontuação, coesão

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