Aula | 6° Ano | LED | 4° Bimestre

 

Plano de Aula – 6º Ano | LED | 4º Bimestre

Tema Central: Autoria Digital, Cidadania e Ciência no Mundo Conectado
Duração Sugerida: 7 aulas (50 minutos cada)
Público-Alvo: Alunos de 11 a 12 anos
Integração Curricular: LED + Língua Portuguesa (Ciclo Autoral) + Pensamento Científico


🔹 1. Cultura Digital – Interação com Múltiplas Linguagens e Expressões

Habilidade LED: (EF06TPA14) Analisar e interagir com outros modos de ler o mundo por meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos colaborativos.
Conexões com LP:

  • (EF06LP11) Efeitos de sentido em quadrinhos, charges, mangás.
  • (EF06LP12) Multimodalidade em textos interdisciplinares.
  • (EF06LP26) Comparar gêneros textuais.
  • Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Os alunos analisarão e produzirão conteúdos multimodais, compreendendo como diferentes linguagens (verbal, visual, sonora) constroem significados.

🧩 Atividade: “Projeto Multimodal: Expressão Criativa com Impacto”


  1. ETAPA 0

    Introdução (15 min):

  2. ETAPA 2

      Formação de Grupos (g) e Escolha de Tema (20 min):

    • Temas sugeridos:
      • Sustentabilidade urbana
      • Direitos da criança e do adolescente (ECA)
      • Diversidade cultural no Brasil
      • Educação digital e cyberbullying
    • Cada grupo escolhe uma plataforma (blog, podcast, HQ digital, vídeo) e um público-alvo (alunos, comunidade, redes sociais).  https://padlet.com/profpoiato/nossa-rede-social-e7jba9mo4cr1nn5t
  3. ETAPA 3

    Produção Multimodal (3 aulas):

    • Pesquisa com fontes confiáveis (artigos, vídeos, leis – ex: ECA).
    • Roteiro com divisão de linguagens:
      • Quem escreve?
      • Quem grava?
      • Quem edita?
    • Produção com ferramentas:
      • Canva (HQ/blog)
      • Anchor (podcast)
      • WeVideo (vídeo)
    • Conexão com LP: (EF06LP38) – uso de recursos gráfico-textuais (cores, fontes, alinhamento). https://padlet.com/profpoiato/nossa-rede-social-e7jba9mo4cr1nn5t
  4. ETAPA 4

    Apresentação e Análise Coletiva (1 aula):

    • Exibição dos trabalhos.
    • Roda de análise:
      • “Qual linguagem foi mais eficaz? Por quê?”
      • “O conteúdo informou, emocionou ou mobilizou?”
    • Conexão com LP: (EF06LP26) – comparação entre gêneros.

📦 Materiais:

Tablets/computadores, internet, Canva, WeVideo, Anchor, microfones, câmeras.


🔹 2. Consciência Crítica, Criativa e Cidadã – Debate de Problemas Sociais Locais

Habilidade LED: (EF06TPA15) Debater problemas sociais locais em ambientes mediados por tecnologias.
Conexões com LP:

  • (EF06LP08) Contexto de produção e valores em textos reivindicatórios.
  • (EF06LP24) Participar de assembleias escolares com respeito e autonomia.
  • (EF06LP25) Debater temas da atualidade com base em pesquisa.
  • Trabalho coletivo (c), autonomia (a)

🎯 Objetivo:

Promover debates cidadãos sobre problemas locais, usando tecnologias como ferramenta de escuta, argumentação e mobilização.

🧩 Atividade: “Fórum Digital: Voz Ativa na Escola e na Comunidade”

  1. Identificação do Problema (20 min):
    • Roda de conversa: “Quais problemas vemos no bairro ou na escola?”
    • Exemplos: falta de iluminação, bullying, descarte irregular de lixo.
    • Conexão com LP: (EF06LP13) – uso de trechos de leis (ex: Lei de Crimes Ambientais).
  1. Pesquisa em Duplas (d) (2 aulas):

    • Cada dupla escolhe um problema e pesquisa:
      • Causas
      • Leis relacionadas (ex: Política Nacional de Resíduos Sólidos)
      • Soluções adotadas em outras cidades
    • Produzem um comentário digital (conexão com LP: EF06LP22) – curto, argumentativo, publicado em Padlet ou mural digital.
  2. Fórum Online (1 aula):

    • Plataforma: Google Classroom, Padlet ou Jamboard.
    • Alunos postam comentários, respondem uns aos outros com respeito.
    • Professor media: “Você concorda? Quais dados apoiam sua opinião?”
  1. Assembleia Digital (1 aula):
    • Videoconferência ou roda presencial.
    • Cada grupo apresenta proposta de solução.
    • Votação e construção de síntese coletiva (conexão com LP: EF06LP24).
    • Produção de carta coletiva para a prefeitura ou diretoria escolar.

📦 Materiais:

Tablets, internet, Padlet, Google Docs, modelo de carta argumentativa.


🔹 3. Investigação e Pensamento Científico – Construção de Conhecimento Científico

Habilidade LED: (EF06TPA16) Identificar as potencialidades dos recursos midiáticos para construir conhecimento científico.
Conexões com LP:

  • (EF06LP10) Organização hierárquica em artigos científicos.
  • (EF06LP21) Produzir notícia com foco em clareza e objetividade.
  • (EF06LP35) Efeitos de sentido da metáfora e metonímia em textos científicos.
  • Trabalho em grupo (g), autonomia (a)

🎯 Objetivo:

Usar mídias digitais para investigar fenômenos científicos e comunicar descobertas com clareza e rigor.

🧩 Atividade: “Investigação Científica Multimodal”

  1. Pergunta Científica (15 min):

    • Exemplos:
      • “Como o plástico afeta os oceanos?”
      • “Por que precisamos de vacinas?”
      • “Como a energia solar funciona?”
  2. Pesquisa em Grupo (g) (2 aulas):

    • Usar sites confiáveis: National Geographic Kids, Ciência Hoje, Khan Academy.
    • Registrar hipótese, dados, conclusões.
    • Produzir um infográfico digital (Canva) ou notícia científica (conexão com LP: EF06LP21).
    • Incluir: título, lead, corpo, fontes.
  3. Experimento Simples ou Simulação (1 aula):

    • Ex: simular poluição em um aquário com água e óleo.
    • Registrar com fotos/vídeos e legendas descritivas.
  4. Apresentação Científica (1 aula):

    • Cada grupo apresenta com suporte digital.
    • Perguntas da turma (conexão com LP: EF06LP25 – debate com justificativas).
    • Reflexão: “Como as mídias ajudaram a entender a ciência?”

📦 Materiais:

Computadores, materiais para experimentos, Canva, câmeras, microscópio (opcional).


🔹 4. Distinguir Linguagens e Plataformas – Autoria Digital Consciente

Habilidade LED: (EF06TPA17) Distinguir diferentes linguagens e plataformas de forma fundamentada em conhecimentos e experiências.
Habilidade LP:

  • (EF06LP14, EF06LP15) Contexto de produção em anúncios e campanhas.
  • (EF06LP34) Adequação lexical conforme intenção.
  • (EF06LP28, EF06LP29) Coesão e organizadores textuais com autonomia (a)
  • Trabalho autônomo (a), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Os alunos analisarão como diferentes plataformas usam linguagens específicas e produzirão conteúdo alinhado ao público e ao objetivo.

🧩 Atividade: “Desafio da Plataforma Ideal”

  1. Análise Comparativa (2 aulas):

    • Comparar o mesmo tema (ex: "Reciclagem") em:
      • Instagram (vídeo curto, emojis, música)
      • Site de notícias (texto objetivo, dados, fontes)
      • Podcast (voz, trilha, entrevista)
    • Ficha de análise (conexão com LP: EF06LP14, EF06LP15):
      • “Quem é o público?”
      • “Qual linguagem predomina?”
      • “Que emoção ou ação o texto quer provocar?”
  2. Produção Autônoma (a) (2 aulas):

    • Cada aluno escolhe um tema social ou científico e produz um conteúdo digital na plataforma que considerar mais adequada.
    • Deve justificar sua escolha por escrito:
      • “Escolhi o Instagram porque…”
    • Conexão com LP: (EF06LP28, EF06LP29) – uso autônomo de coesão e organizadores textuais.
  3. Feira Digital (1 aula):

    • Exposição dos trabalhos em mural digital ou sala de aula.
    • Votação por categorias:
      • Mais informativo
      • Mais criativo
      • Mais mobilizador
    • Reflexão final escrita (autônoma – a):
      • “O que aprendi sobre linguagem e tecnologia?”
      • “Como posso usar isso para mudar algo no mundo?”

📦 Materiais:

Tablets, internet, Canva, YouTube, Instagram (simulado), Google Sites.


Avaliação Formativa e Integrada

Leitura Crítica
Fichas de análise de mídia, debates
Produção Escrita
Notícias, comentários digitais, justificativas
Expressão Oral
Apresentações, assembleia, podcast
Colaboração
Observação em grupo (g), participação coletiva (c)
Autonomia
Produção individual, reflexão escrita (a)
Análise Linguística
Uso de metáfora, coesão, recursos gráfico-textuais

Mapa de Trabalho Colaborativo (Currículo Oculto de LP)

Projeto Multimodal
Fórum Digital
Investigação Científica
Desafio da Plataforma

Comentários