✅ Plano de Aula – 5º Ano | LED | 4º Bimestre
Tema Central: Investigar, Criar e Compartilhar com Tecnologia
Duração Sugerida: 8-10 aulas (45 minutos cada)
Público-Alvo: Alunos de 10 a 11 anos
Integração Curricular: LED + Língua Portuguesa (letramento digital, crítico e multimodal)
🔹 1. Exploração de Mídias Digitais e Compartilhamento de Conhecimentos
Habilidade LED: (EF05TPA10) Diferenciar e compreender a utilização de diferentes linguagens midiáticas e conteúdos digitais em atividades colaborativas.
Conexões com LP:
- (EF05LP27) Comparar textos em diferentes gêneros e identificar multimodalidade.
- (EF05LP08, EF05LP09) Efeitos de sentido em quadrinhos e textos multimodais.
- Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)
🎯 Objetivo:
Os alunos identificarão e usarão diferentes linguagens midiáticas (texto, imagem, áudio, vídeo) para pesquisar e comunicar ideias de forma colaborativa.
🧩 Atividade: “Explorando o Mundo em Vídeos” – Projeto Colaborativo
Introdução (15 min):
- Apresentar exemplos de vídeos educativos (TED-Ed, vídeos do YouTube escolar).
- Discussão: “Como um vídeo pode nos ensinar algo complexo de forma clara?”
- Conexão com LP: (EF05LP09) – “O que o som, a imagem e o texto juntos nos ajudam a entender?” escreva texto digital e poste em nossa rede social
- Apresentar exemplos de vídeos educativos (TED-Ed, vídeos do YouTube escolar).
Formação de Grupos (g) e Escolha de Tema (15 min):
- Temas sugeridos:
- Mudanças climáticas
- Animais em extinção
- Histórias de culturas indígenas ou afro-brasileiras
- Alimentação saudável
- Cada grupo escolhe um tema e define no caderno de cada membro:
- Mensagem principal ( Oque queremos dizer?)
- Público-alvo (Quem devemos atingir?)
- Linguagens a serem usadas (voz, texto na tela, imagens, trilha sonora)
- Temas sugeridos:
- Produção do Vídeo/ imagem narrada/audio(2 aulas):
- Pesquisa com fontes confiáveis (artigos, vídeos, sites educativos).
- Roteiro escrito em grupo (conexão com LP: EF05LP18 – artigo de divulgação científica).
- Gravaçãoe criação usando IA ou outros recursos - imagem, video, audio, etc.
- Incluir legendas, imagens e narração clara. entregar aqui:
- Apresentação e Análise Crítica (1 aula):
- Exibição dos vídeos.
- Roda de conversa:
- “Qual linguagem foi mais eficaz? Por quê?”
- “O vídeo informou, emocionou ou convenceu?”
- Conexão com LP: (EF05LP34) – metáforas e comparações visuais; (EF05LP37) – uso de cores, fontes, alinhamento.
📦 Materiais:
Tablets/computadores, internet, aplicativos de edição, câmeras, microfone (opcional).
🔹 2. Consciência Crítica, Criativa e Cidadã
Habilidade LED: (EF05TPA13) Compreender a intencionalidade no processo de apropriação das tecnologias, como cidadão crítico, criativo e participativo.
Conexões com LP:
- (EF05LP11) Comparar textos publicitários e estratégias de convencimento.
- (EF05LP19, EF05LP20) Comentários opinativos e cartas argumentativas.
- (EF05LP25) Debater temas da atualidade.
- Trabalho coletivo (c), trabalho autônomo (a)
🎯 Objetivo:
Refletir criticamente sobre o uso das tecnologias e produzir mensagens cidadãs sobre seu impacto.
🧩 Atividade: “Debate Digital + Cartaz Cidadão”
Roda de Conversa (30 min):
- Perguntas norteadoras:
- “Redes sociais nos conectam ou nos isolam?”
- “Quem ganha com o tempo que passamos na tela?”
- “O que é desinformação?”
- Conexão com LP: (EF05LP11) – análise de anúncios digitais enganosos.
Vamos assistir e debater
- Perguntas norteadoras:
Pesquisa em Duplas (d) (20 min):
- Cada dupla pesquisa um caso real de desinformação ou uso positivo da tecnologia (ex: campanha ambiental no TikTok).
- Anotações com: Fonte da pesquisa O que foi feito? Qual era a intensão
Produção Autônoma (a): Cartaz Digital ou Físico (1 aula)
- Mensagem positiva: “Use a tecnologia para transformar!”
- Deve incluir:
- Texto curto e impactante
- Imagem simbólica
- Citação inspiradora (ex: “Compartilhe conhecimento, não boatos”)
- Conexão com LP: (EF05LP19) – comentário opinativo; (EF05LP37) – recursos gráfico-textuais.
Exposição na Sala ou Mural Digital:
- Discussão final: “Como podemos ser cidadãos digitais responsáveis?” publique seu texto em nossa rede social
📦 Materiais:
Tablets, papel, canetas, Canva, Google Slides.
🔹 3. Investigação e Pensamento Científico
Habilidade LED: (EF05TPA14) Investigar e identificar a potencialidade dos recursos midiáticos para aprender e construir conhecimento científico.
Conexões com LP:
- (EF05LP13) Ler textos para estudar temas científicos.
- (EF05LP23) Expor temas com base em pesquisas.
- (EF05LP36) Polissemia: palavras com sentidos diferentes na ciência e no cotidiano (ex: “energia”).
- Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)
🎯 Objetivo:
Usar tecnologias digitais para investigar fenômenos científicos e comunicar descobertas.
🧩 Atividade: “Desafio Científico Digital”
Pergunta Investigativa (10 min):
- Exemplos:
- “Como as plantas fazem fotossíntese?”
- “Por que a água evapora?”
- “Como a eletricidade chega nas casas?”
- Exemplos:
Pesquisa em Grupo (g) (2 aulas):
- Usar sites educativos (Ciência Hoje, Escola Kids, Khan Academy Kids).
- Registrar hipótese inicial em caderno.
- Produzir um infográfico digital (Canva) ou vídeo de 2 minutos com IA explicando o fenômeno.
- Incluir: definição, processo, exemplo do cotidiano. entregue aqui
Experimento Simples (opcional):
- Ex: plantar feijão em algodão e registrar crescimento com fotos.
- Criar linha do tempo com legendas (conexão com LP: EF05LP24 – relatar experiências vividas).
Apresentação Científica (1 aula):
- Cada grupo apresenta com suporte digital.
- Perguntas da turma (conexão com LP: EF05LP23 – síntese e perguntas).
- Discussão: “Como a tecnologia ajudou a entender melhor a ciência?” Entregue um texto de resposta em nossa rede social
📦 Materiais:
Tablets, materiais para experimentos, câmeras, Canva, PowerPoint.
🔹 4. Projeto Integrador: “A Ciência no Cotidiano”
Habilidade LED: (EF05TPA11) Compreender a convergência de mídias digitais na comunicação e produção de conteúdo.
Habilidade LP:
- (EF05LP18) Produzir artigo de divulgação científica.
- (EF05LP22) Apresentar ideias em diferentes situações comunicativas.
- (EF05LP30) Articulação de tempos verbais e coesão textual.
- Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)
🎯 Objetivo:
Integrar ciência, tecnologia e linguagem para investigar e comunicar um tema do cotidiano com profundidade.
🧩 Projeto Final: “A Ciência no Meu Dia a Dia”
Escolha do Tema (15 min):
- Exemplos:
- Como funciona o lixo reciclável?
- Por que devemos lavar as mãos?
- Como o sol gera energia?
- De onve vem a água que eu bebo?
- Exemplos:
Investigação Colaborativa (2 aulas):
- Grupos pesquisam usando:
- Vídeos
- Artigos científicos adaptados
- Produzem um artigo de divulgação científica (150-200 palavras) com:
- Título
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Conexão com LP: (EF05LP18) – estrutura do artigo.
- Grupos pesquisam usando:
Criação de Apresentação Interativa (2 aulas):
- Slides com imagens, vídeos curtos, animações.
- Incluir perguntas para o público.
- Pode usar QR Code com o artigo escrito. entregue aqui
- Feira de Ciências Digital (1 aula):
- Apresentação para a turma ou outra sala.
- Votação: “Projeto mais criativo”, “Mais informativo”.
- Reflexão escrita (autônoma – a):
- “O que aprendi sobre ciência e tecnologia?”
- “Como trabalhar em grupo me ajudou?”
- Conexão com LP: (EF05LP12) – anotações reflexivas. Poste em nossas redes sociais
📦 Materiais:
Computadores, internet, Google Slides, Canva, gravadores, papel.
Comentários
Postar um comentário