Aula | 5° ano | LED | 4° Bimestre

 

Plano de Aula – 5º Ano | LED | 4º Bimestre

Tema Central: Investigar, Criar e Compartilhar com Tecnologia
Duração Sugerida: 8-10 aulas (45 minutos cada)
Público-Alvo: Alunos de 10 a 11 anos
Integração Curricular: LED + Língua Portuguesa (letramento digital, crítico e multimodal)


🔹 1. Exploração de Mídias Digitais e Compartilhamento de Conhecimentos

Habilidade LED: (EF05TPA10) Diferenciar e compreender a utilização de diferentes linguagens midiáticas e conteúdos digitais em atividades colaborativas.
Conexões com LP:

  • (EF05LP27) Comparar textos em diferentes gêneros e identificar multimodalidade.
  • (EF05LP08, EF05LP09) Efeitos de sentido em quadrinhos e textos multimodais.
  • Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Os alunos identificarão e usarão diferentes linguagens midiáticas (texto, imagem, áudio, vídeo) para pesquisar e comunicar ideias de forma colaborativa.

🧩 Atividade: “Explorando o Mundo em Vídeos” – Projeto Colaborativo

  1. Introdução (15 min):

    • Apresentar exemplos de vídeos educativos (TED-Ed, vídeos do YouTube escolar).

    • Discussão: “Como um vídeo pode nos ensinar algo complexo de forma clara?”
    • Conexão com LP: (EF05LP09) – “O que o som, a imagem e o texto juntos nos ajudam a entender?” escreva texto digital e poste em nossa rede social 
  2. Formação de Grupos (g) e Escolha de Tema (15 min):

    • Temas sugeridos:
      • Mudanças climáticas
      • Animais em extinção
      • Histórias de culturas indígenas ou afro-brasileiras
      • Alimentação saudável
    • Cada grupo escolhe um tema e define no caderno de cada membro:
      • Mensagem principal ( Oque queremos dizer?)
      • Público-alvo (Quem devemos atingir?)
      • Linguagens a serem usadas (voz, texto na tela, imagens, trilha sonora)
  1. Produção do Vídeo/ imagem narrada/audio(2 aulas):
    • Pesquisa com fontes confiáveis (artigos, vídeos, sites educativos).
    • Roteiro escrito em grupo (conexão com LP: EF05LP18 – artigo de divulgação científica).
    • Gravaçãoe criação usando IA ou outros recursos - imagem, video, audio, etc.
    • Incluir legendas, imagens e narração clara. entregar aqui:
  1. Apresentação e Análise Crítica (1 aula):
    • Exibição dos vídeos.
    • Roda de conversa:
      • “Qual linguagem foi mais eficaz? Por quê?”
      • “O vídeo informou, emocionou ou convenceu?”
    • Conexão com LP: (EF05LP34) – metáforas e comparações visuais; (EF05LP37) – uso de cores, fontes, alinhamento.

📦 Materiais:

Tablets/computadores, internet, aplicativos de edição, câmeras, microfone (opcional).


🔹 2. Consciência Crítica, Criativa e Cidadã

Habilidade LED: (EF05TPA13) Compreender a intencionalidade no processo de apropriação das tecnologias, como cidadão crítico, criativo e participativo.
Conexões com LP:

  • (EF05LP11) Comparar textos publicitários e estratégias de convencimento.
  • (EF05LP19, EF05LP20) Comentários opinativos e cartas argumentativas.
  • (EF05LP25) Debater temas da atualidade.
  • Trabalho coletivo (c), trabalho autônomo (a)

🎯 Objetivo:

Refletir criticamente sobre o uso das tecnologias e produzir mensagens cidadãs sobre seu impacto.

🧩 Atividade: “Debate Digital + Cartaz Cidadão”

  1. Roda de Conversa (30 min):

    • Perguntas norteadoras:
      • “Redes sociais nos conectam ou nos isolam?”
      • “Quem ganha com o tempo que passamos na tela?”
      • “O que é desinformação?”
    • Conexão com LP: (EF05LP11) – análise de anúncios digitais enganosos. Vamos assistir e debater

  2. Pesquisa em Duplas (d) (20 min):

    • Cada dupla pesquisa um caso real de desinformação ou uso positivo da tecnologia (ex: campanha ambiental no TikTok).
    • Anotações com:  Fonte da pesquisa O que foi feito? Qual era a intensão
  3. Produção Autônoma (a): Cartaz Digital ou Físico (1 aula)

    • Mensagem positiva: “Use a tecnologia para transformar!”
    • Deve incluir:
      • Texto curto e impactante
      • Imagem simbólica
      • Citação inspiradora (ex: “Compartilhe conhecimento, não boatos”)
    • Conexão com LP: (EF05LP19) – comentário opinativo; (EF05LP37) – recursos gráfico-textuais.
  4. Exposição na Sala ou Mural Digital:

📦 Materiais:

Tablets, papel, canetas, Canva, Google Slides.


🔹 3. Investigação e Pensamento Científico

Habilidade LED: (EF05TPA14) Investigar e identificar a potencialidade dos recursos midiáticos para aprender e construir conhecimento científico.
Conexões com LP:

  • (EF05LP13) Ler textos para estudar temas científicos.
  • (EF05LP23) Expor temas com base em pesquisas.
  • (EF05LP36) Polissemia: palavras com sentidos diferentes na ciência e no cotidiano (ex: “energia”).
  • Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Usar tecnologias digitais para investigar fenômenos científicos e comunicar descobertas.

🧩 Atividade: “Desafio Científico Digital”

  1. Pergunta Investigativa (10 min):

    • Exemplos:
      • “Como as plantas fazem fotossíntese?”
      • “Por que a água evapora?”
      • “Como a eletricidade chega nas casas?”
  2. Pesquisa em Grupo (g) (2 aulas):

    • Usar sites educativos (Ciência Hoje, Escola Kids, Khan Academy Kids).
    • Registrar hipótese inicial em caderno.
    • Produzir um infográfico digital (Canva) ou vídeo de 2 minutos com IA explicando o fenômeno.
    • Incluir: definição, processo, exemplo do cotidiano. entregue aqui
  1. Experimento Simples (opcional):

    • Ex: plantar feijão em algodão e registrar crescimento com fotos.
    • Criar linha do tempo com legendas (conexão com LP: EF05LP24 – relatar experiências vividas).
  2. Apresentação Científica (1 aula):

📦 Materiais:

Tablets, materiais para experimentos, câmeras, Canva, PowerPoint.


🔹 4. Projeto Integrador: “A Ciência no Cotidiano”

Habilidade LED: (EF05TPA11) Compreender a convergência de mídias digitais na comunicação e produção de conteúdo.
Habilidade LP:

  • (EF05LP18) Produzir artigo de divulgação científica.
  • (EF05LP22) Apresentar ideias em diferentes situações comunicativas.
  • (EF05LP30) Articulação de tempos verbais e coesão textual.
  • Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Integrar ciência, tecnologia e linguagem para investigar e comunicar um tema do cotidiano com profundidade.

🧩 Projeto Final: “A Ciência no Meu Dia a Dia”

  1. Escolha do Tema (15 min):

    • Exemplos:
      • Como funciona o lixo reciclável?
      • Por que devemos lavar as mãos?
      • Como o sol gera energia?
      • De onve vem a água que eu bebo?
  2. Investigação Colaborativa (2 aulas):

    • Grupos pesquisam usando:
      • Vídeos
      • Artigos científicos adaptados
    • Produzem um artigo de divulgação científica (150-200 palavras) com:
      • Título
      • Introdução
      • Desenvolvimento
      • Conclusão
    • Conexão com LP: (EF05LP18) – estrutura do artigo.
  3. Criação de Apresentação Interativa (2 aulas):

    • Slides com imagens, vídeos curtos, animações.
    • Incluir perguntas para o público.
    • Pode usar QR Code com o artigo escrito. entregue aqui
  1. Feira de Ciências Digital (1 aula):
    • Apresentação para a turma ou outra sala.
    • Votação: “Projeto mais criativo”, “Mais informativo”.
    • Reflexão escrita (autônoma – a):
      • “O que aprendi sobre ciência e tecnologia?”
      • “Como trabalhar em grupo me ajudou?”
    • Conexão com LP: (EF05LP12) – anotações reflexivas. Poste em nossas redes sociais

📦 Materiais:

Computadores, internet, Google Slides, Canva, gravadores, papel.


Avaliação Formativa e Integrada

Colaboração
Observação de trabalho em grupo (g) e coletivo (c)
Autonomia
Diário de reflexão, produção individual (a)
Leitura Crítica
Análise de postagens, debates (EF05LP11, EF05LP25)
Produção Escrita
Artigo científico, cartaz, comentário (EF05LP18, EF05LP19)
Expressão Oral
Apresentações com esquemas (EF05LP23)
Análise Multimodal
Uso de recursos gráfico-textuais (EF05LP37), efeitos de sentido (EF05LP34)

Mapa de Trabalho Colaborativo (Currículo Oculto de LP)

Vídeo Colaborativo
Debate + Cartaz
Desafio Científico
Projeto Integrador

Comentários