Aula | 4° ano | LED | 4° Bimestre

 

Plano de Aula – 4º Ano | LED | 4º Bimestre

Tema Central: Mídias Digitais e Leitura do Mundo em Rede
Duração Sugerida: 5 aulas (50 minutos cada)
Integração com Língua Portuguesa (Currículo Oculto): Trabalho coletivo, em grupo, em duplas e autonomia; práticas de leitura, escrita, escuta e análise linguística multimodal.


🔹 1. Apropriação Tecnológica

Habilidade LED: (EF04TPA13) Diferenciar mídias digitais para comunicação, produção e divulgação de conteúdo digital.
Conexão com LP:

  • (EF04LP10) Identificar recursos em quadrinhos, charges, tiras (multimodalidade).
  • (EF04LP25) Comparar textos em diferentes gêneros.
  • (EF04LP35) Identificar recursos gráfico-textuais (cores, fontes, alinhamento).
  • Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Os alunos identificarão e diferenciarão mídias digitais (texto, imagem, áudio, vídeo), compreendendo como cada uma comunica e produz sentidos.

🧩 Atividade Sugerida: Oficina de Mídia Digital – “Criando com Sentido”

  1. Introdução (15 min):

    • Apresentação de exemplos de mídias: notícia (texto), meme (imagem + texto), podcast (áudio), vídeo de YouTube (vídeo + áudio + texto).
    • Discussão: “Como cada uma dessas mídias nos informa ou entretém?”
    • Conexão com LP: (EF04LP10, EF04LP35) – “O que as cores, fontes e imagens nos dizem?” por exemplo:

  2. Oficina em Grupos (30 min):

    • Divisão em 4 grupos: Escolher um
      • Grupo 1: Podcast (áudio) 
      • Grupo 2: Vídeo curto (vídeo) 
      • Grupo 3: Cartaz digital explicativo de algo (imagem + texto) 
      • Grupo 4: Quadrinho digital (texto + imagem)  Após escolher, escrever texto digital sobre: o que é? O que diz? Por que acha interessante? Termine criando uma imagem digital respondendo:
    • Tarefa: Criar um conteúdo sobre “Como a tecnologia ajuda a aprender na escola”.
  3. Apresentação e Discussão (final da aula):

    • Cada grupo apresenta seu produto.
    • Roda de conversa:
      • “Qual mídia foi mais clara? Por quê?”
      • “O que as imagens e palavras juntas nos ajudaram a entender?” texto agora no caderno respondendo
    • Conexão com LP: (EF04LP25, EF04LP35) – análise dos recursos usados.

📦 Materiais:

Tablets/computadores, aplicativos, projetor.


🔹 2. Cultura Digital

Habilidade LED: (EF04TPA14) Incorporar conhecimentos com a exploração de outros modos de ler o mundo por meio de imagens, ícones, textos etc. em rede.
Conexão com LP:

  • (EF04LP07) Contexto de produção e valores veiculados.
  • (EF04LP13) Propaganda e valores.
  • (EF04LP14) Releitura e anotação crítica.
  • Trabalho em duplas (d), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Os alunos interpretarão mensagens digitais em redes sociais fictícias, desenvolvendo letramento crítico sobre como as imagens e textos constroem significados.

🧩 Atividade Sugerida: “Rede Social da Turma” – Análise de Postagens

  1. Montagem da Rede Fictícia (professor):

    • Criar uma "rede social" com 5 postagens fictícias (projetadas ou impressas):
      • 1 meme sobre tecnologia
      • 1 "anúncio" de app mágico
      • 1 post de “amigo” pedindo ajuda
      • 1 vídeo com legenda enganosa
      • 1 charge sobre excesso de telas Clique aqui REDE SOCIAL
  2. Trabalho em Duplas (25 min):

    • Cada dupla analisa 1 post.
    • Ficha de análise no caderno(conexão com LP):
      • “Quem escreveu? Para quem? Com que intenção?” (EF04LP07)
      • “Quais palavras ou imagens chamam mais atenção?” (EF04LP13)
      • “Você concorda? Por quê?” (EF04LP14 – anotações críticas)
  3. Roda de Compartilhamento (20 min):

    • Cada dupla apresenta sua análise.
    • Discussão coletiva: “Como sabemos se uma informação é confiável?” Texto digital respondendo

📦 Materiais:

Projeção ou cartazes com postagens, fichas de análise, lápis e caderno.


🔹 3. Consciência Crítica, Criativa e Cidadã

Habilidade LED: (EF04TPA15) Expressar criatividade e refletir sobre o impacto da tecnologia.
Conexão com LP:

  • (EF04LP01, EF04LP04) Leitura de poemas e canções.
  • (EF04LP21) Comentários digitais.
  • (EF04LP23) Discussão de temas da atualidade.
  • Trabalho autônomo (a), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Refletir sobre o uso pessoal da tecnologia e expressar criativamente essa relação.

🧩 Atividade Sugerida: “Minha Vida na Era Digital” – Diário + Poema

  1. Diário Digital (Trabalho Autônomo – a):

    • Durante 3 dias, alunos anotam (em caderno ou app):
      • “Quantas horas usei celular/tv/computador?”
      • “O que eu fiz? (jogar, estudar, ver vídeos, conversar)”
      • “Como me senti?”
    • Conexão com LP: (EF04LP14) – marcações e anotações significativas.
  2. Produção Criativa (1 aula):

    • Escrever um poema concreto ou haicai sobre o uso da tecnologia.
      • Exemplo:
        Tela brilhante,
        mãos digitam,
        coração bate...
        sem parar.
    • Conexão com LP: (EF04LP04) – identificar estratégias e efeitos de sentido. O que é um poema haikai?

  3. Roda de Conversa (20 min):

    • Compartilhamento de poemas e reflexões.
    • Pergunta norteadora: “Como podemos usar a tecnologia com mais equilíbrio?”
    • Produção de comentários digitais fictícios sob um “post” da escola:
      • “Concordo porque...” / “Sugiro que...”
    • Conexão com LP: (EF04LP21, EF04LP23)

📦 Materiais:

Caderno, papel sulfite, lápis, app de anotações (opcional).


🔹 4. Investigação e Pensamento Científico

Habilidade LED: (EF04TPA16) Usar recursos midiáticos para hipóteses e resolução de problemas.
Conexão com LP:

  • (EF04LP15) Leitura para estudar temas.
  • (EF04LP19) Produzir verbetes/entrevistas.
  • (EF04LP22) Exposição oral com esquemas.
  • Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)

🎯 Objetivo:

Resolver um problema coletivo usando tecnologias digitais e linguagens diversas.

🧩 Atividade Sugerida: “Desafio Sustentável: Economizar Energia na Escola”

  1. Problematização (10 min):

    • “Por que devemos economizar energia? Como a tecnologia pode ajudar?”


    • Conexão com LP: (EF04LP09, EF04LP15)
  2. Investigação em Grupo (g):

    • Grupos de 4 alunos.
    • Tarefas:
      • Pesquisar formas de economizar energia (usar tablets).

      • Criar um infográfico ou vídeo curto (Com IA) com dicas.
        POSTE AQUI
    • Conexão com LP: (EF04LP19) – produção de verbete/entrevista.
  3. Apresentação Final (2 aulas):

    • Cada grupo apresenta seu projeto com suporte digital.
    • Uso de esquemas, slides ou cartazes.
    • Conexão com LP: (EF04LP22) – exposição oral com apoio visual.
  4. Avaliação Coletiva:

    • Votação: “Qual solução é mais criativa? Mais viável?”
    • Escrita de carta reivindicatória para a direção:
      • “Sugerimos que...”
    • Conexão com LP: (EF04LP20) – carta de solicitação.

📦 Materiais:

Tablets, câmeras, papel, canetas, microfone (opcional), modelo de carta.


Avaliação (integrada ao processo)

  • Formativa: Observação do trabalho em grupo, duplas e autonomia (c, g, d, a).
  • Portfólio Digital: Coletânea das produções (podcast, poema, infográfico, carta).
  • Autoavaliação: Ficha com perguntas:
    • “O que aprendi sobre mídias?”
    • “Como contribuí para o grupo?”
    • “O que posso melhorar?”

Conexões com Trabalho Colaborativo (Currículo Oculto de LP)

Oficina de Mídia
Rede Social Fictícia
Diário + Poema
Desafio Sustentável



Comentários