Plano de Aula – 4º Ano | LED | 4º Bimestre
Tema Central: Mídias Digitais e Leitura do Mundo em Rede
Duração Sugerida: 5 aulas (50 minutos cada)
Integração com Língua Portuguesa (Currículo Oculto): Trabalho coletivo, em grupo, em duplas e autonomia; práticas de leitura, escrita, escuta e análise linguística multimodal.
🔹 1. Apropriação Tecnológica
Habilidade LED: (EF04TPA13) Diferenciar mídias digitais para comunicação, produção e divulgação de conteúdo digital.
Conexão com LP:
- (EF04LP10) Identificar recursos em quadrinhos, charges, tiras (multimodalidade).
- (EF04LP25) Comparar textos em diferentes gêneros.
- (EF04LP35) Identificar recursos gráfico-textuais (cores, fontes, alinhamento).
- Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)
🎯 Objetivo:
Os alunos identificarão e diferenciarão mídias digitais (texto, imagem, áudio, vídeo), compreendendo como cada uma comunica e produz sentidos.
🧩 Atividade Sugerida: Oficina de Mídia Digital – “Criando com Sentido”
- Introdução (15 min): - Apresentação de exemplos de mídias: notícia (texto), meme (imagem + texto), podcast (áudio), vídeo de YouTube (vídeo + áudio + texto).
- Discussão: “Como cada uma dessas mídias nos informa ou entretém?”
- ETAPA 0- Introdução (15 min): 
- Exibir exemplos de produções multimodais:
- Vídeo-ensaio sobre sustentabilidade
- Podcast de crônicas adolescentes
- HQ digital sobre direitos humanos https://www.dhnet.org.br/dados/hq/cartilha_monica_eca.pdf
- Discussão: “Como cada linguagem (imagem, texto, som) contribui para a mensagem?”
- Conexão com LP: (EF06LP11, EF06LP12) – análise de efeitos de sentido.
- eNTREGA AQUI
- https://padlet.com/profpoiato/nossa-rede-social-e7jba9mo4cr1nn5t
 
 
- ETAPA 1- Oficina em Grupos (30 min): 
- Divisão em 4 grupos: Escolher um- Grupo 1: Podcast (áudio)
- Grupo 2: Vídeo curto (vídeo)
- Grupo 3: Cartaz digital explicativo de algo (imagem + texto)
- Grupo 4: Quadrinho digital (texto + imagem) Após escolher, escrever texto digital sobre: o que é? O que diz? Por que acha interessante?
- https://padlet.com/profpoiato/nossa-rede-social-e7jba9mo4cr1nn5t
- Termine criando uma imagem digital respondendo:
 
- Tarefa: Criar um conteúdo sobre “Como a tecnologia ajuda a aprender na escola”.
- ENTREGA AQUI
- Apresentação e Discussão (final da aula): - Cada grupo apresentará seu produto.
- Roda de conversa:- “Qual mídia foi mais clara? Por quê?”
- “O que as imagens e palavras juntas nos ajudaram a entender?” texto agora no caderno respondendo as questões acima
 
- Conexão com LP: (EF04LP25, EF04LP35) – análise dos recursos usados.
 
📦 Materiais:
Tablets/computadores, aplicativos, projetor.
🔹 2. Cultura Digital
Habilidade LED: (EF04TPA14) Incorporar conhecimentos com a exploração de outros modos de ler o mundo por meio de imagens, ícones, textos etc. em rede.
Conexão com LP:
- (EF04LP07) Contexto de produção e valores veiculados.
- (EF04LP13) Propaganda e valores.
- (EF04LP14) Releitura e anotação crítica.
- Trabalho em duplas (d), trabalho coletivo (c)
🎯 Objetivo:
Os alunos interpretarão mensagens digitais em redes sociais fictícias, desenvolvendo letramento crítico sobre como as imagens e textos constroem significados.
🧩 Atividade Sugerida: “Rede Social da Turma” – Análise de Postagens
- Montagem da Rede Fictícia (professor): - Criar uma "rede social" com 5 postagens fictícias (projetadas ou impressas):- 1 meme sobre tecnologia
- 1 "anúncio" de app mágico
- 1 post de “amigo” pedindo ajuda
- 1 vídeo com legenda enganosa
- 1 charge sobre excesso de telas Clique aqui REDE SOCIAL
 
 
- Criar uma "rede social" com 5 postagens fictícias (projetadas ou impressas):
- Trabalho em Duplas (25 min): - Cada dupla analisa 1 post.
- Ficha de análise no caderno(conexão com LP):- “Quem escreveu? Para quem? Com que intenção?” (EF04LP07)
- “Quais palavras ou imagens chamam mais atenção?” (EF04LP13)
- “Você concorda? Por quê?” (EF04LP14 – anotações críticas)
 
 
- Roda de Compartilhamento (20 min): - Cada dupla apresenta sua análise.
- Discussão coletiva: “Como sabemos se uma informação é confiável?” Texto digital respondendo
 
📦 Materiais:
Projeção ou cartazes com postagens, fichas de análise, lápis e caderno.
🔹 3. Consciência Crítica, Criativa e Cidadã
Habilidade LED: (EF04TPA15) Expressar criatividade e refletir sobre o impacto da tecnologia.
Conexão com LP:
- (EF04LP01, EF04LP04) Leitura de poemas e canções.
- (EF04LP21) Comentários digitais.
- (EF04LP23) Discussão de temas da atualidade.
- Trabalho autônomo (a), trabalho coletivo (c)
🎯 Objetivo:
Refletir sobre o uso pessoal da tecnologia e expressar criativamente essa relação.
🧩 Atividade Sugerida: “Minha Vida na Era Digital” – Diário + Poema
- Diário Digital (Trabalho Autônomo – a): - Durante 3 dias, alunos anotam (em caderno ou app):- “Quantas horas usei celular/tv/computador?”
- “O que eu fiz? (jogar, estudar, ver vídeos, conversar)”
- “Como me senti?”
 
- Conexão com LP: (EF04LP14) – marcações e anotações significativas.
 
- Durante 3 dias, alunos anotam (em caderno ou app):
- Produção Criativa (1 aula): - Escrever um poema concreto ou haicai sobre o uso da tecnologia.- Exemplo:
 Tela brilhante,
 mãos digitam,
 coração bate...
 sem parar.
 
- Exemplo:
- Conexão com LP: (EF04LP04) – identificar estratégias e efeitos de sentido.
O que é um poema haikai?
 
 
- Escrever um poema concreto ou haicai sobre o uso da tecnologia.
- Roda de Conversa (20 min): - Compartilhamento de poemas e reflexões.
- Pergunta norteadora: “Como podemos usar a tecnologia com mais equilíbrio?”
- Produção de comentários digitais fictícios sob um “post” da escola:- “Concordo porque...” / “Sugiro que...”
 
- Conexão com LP: (EF04LP21, EF04LP23)
 
📦 Materiais:
Caderno, papel sulfite, lápis, app de anotações (opcional).
🔹 4. Investigação e Pensamento Científico
Habilidade LED: (EF04TPA16) Usar recursos midiáticos para hipóteses e resolução de problemas.
Conexão com LP:
- (EF04LP15) Leitura para estudar temas.
- (EF04LP19) Produzir verbetes/entrevistas.
- (EF04LP22) Exposição oral com esquemas.
- Trabalho em grupo (g), trabalho coletivo (c)
🎯 Objetivo:
Resolver um problema coletivo usando tecnologias digitais e linguagens diversas.
🧩 Atividade Sugerida: “Desafio Sustentável: Economizar Energia na Escola”
- Problematização (10 min): - “Por que devemos economizar energia? Como a tecnologia pode ajudar?”
- Conexão com LP: (EF04LP09, EF04LP15)
 
- Investigação em Grupo (g): - Grupos de 4 alunos.
- Tarefas:- Pesquisar formas de economizar energia (usar tablets).
 
- Criar um infográfico ou vídeo curto (Com IA) com dicas.
POSTE AQUI 
 
- Pesquisar formas de economizar energia (usar tablets).
- Conexão com LP: (EF04LP19) – produção de verbete/entrevista.
 
- Apresentação Final (2 aulas): - Cada grupo apresenta seu projeto com suporte digital.
- Uso de esquemas, slides ou cartazes.
- Conexão com LP: (EF04LP22) – exposição oral com apoio visual.
 
- Avaliação Coletiva: - Votação: “Qual solução é mais criativa? Mais viável?”
- Escrita de carta reivindicatória para a direção:- “Sugerimos que...”
 
- Conexão com LP: (EF04LP20) – carta de solicitação.
 
📦 Materiais:
Tablets, câmeras, papel, canetas, microfone (opcional), modelo de carta.
✅ Avaliação (integrada ao processo)
- Formativa: Observação do trabalho em grupo, duplas e autonomia (c, g, d, a).
- Portfólio Digital: Coletânea das produções (podcast, poema, infográfico, carta).
- Autoavaliação: Ficha com perguntas:- “O que aprendi sobre mídias?”
- “Como contribuí para o grupo?”
- “O que posso melhorar?”
 

Comentários
Postar um comentário