LED | 3° ANO | 3° BIMESTRE

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Parte 1: Grifinória - Uso Responsável da Informação



  • O que?: Compreender o uso responsável da informação.
  • Por quê?: Promover a conscientização sobre a importância da veracidade e responsabilidade no compartilhamento de informações.
  • Como?: Investigando fontes de informação e discutindo a diferença entre informações confiáveis e não confiáveis.

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Grifinória e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Apresentação de exemplos de informações verdadeiras e falsas. Discussão sobre a importância de verificar a fonte.




  1. Desenvolvimento: Dividir a turma em grupos para investigar notícias utilizando tablets/computadores e identificar se são verdadeiras ou falsas. Criar protocolo. ABA NOTÍCIAS

    “O que aprendemos hoje sobre informações falsas?“Quando você for ler algo na internet, o que vai fazer antes de acreditar?”

  2. Compartilhamento : Cada grupo apresenta suas descobertas e explica o processo de verificação.

MISSÃO: Apresentar método de verificação de fake news. 10 pts

Pontuação: Pontos para a análise crítica e capacidade de identificar informações confiáveis.




Parte 2: Sonserina - Produções Colaborativas

Círculo de Ouro:

  • O que?: Produzir atividades em colaboração e socializá-las em ambientes internos e externos à unidade escolar.
  • Por quê?: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e promover a socialização das produções dos alunos.
  • Como?: Criando um projeto colaborativo e compartilhando-o através de plataformas digitais.

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Sonserina e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Explicar a importância da colaboração e como compartilhar projetos digitalmente (ex:  blogs).
  3. Desenvolvimento (25 min): Grupos trabalham em um projeto colaborativo (ex: uma apresentação, um blog) e preparam para compartilhar em plataformas digitais.
    BLOG da turma: 
temas:

  • Segurança na Internet
  • Comportamento Respeitoso Online
  • Uso Equilibrado da Tecnologia
  • Verificação de Informações

    SITE BLOGGER

    MINI GUIA

  • 📝 Mini Roteiro de Produção do Blog – Casa Sonserina

    🎯 Objetivo: Criar um blog colaborativo com temas relacionados ao uso responsável da tecnologia e da internet.

    🕒 Duração sugerida: 25 minutos

    👥 Número ideal de grupo: 4 a 5 alunos


    🎯 Etapas da Produção do Blog

    Etapa
    Descrição
    Tempo estimado
    1. Escolher o tema
    Cada grupo escolhe um dos temas abaixo: <br> - Segurança na Internet <br> - Comportamento Respeitoso Online <br> - Uso Equilibrado da Tecnologia <br> - Verificação de Informações
    2 min
    2. Definir os papéis
    Cada aluno escolhe ou recebe uma função no grupo
    2 min
    3. Planejar o conteúdo
    Decidir o título, o que escrever e quais imagens usar
    5 min
    4. Produzir o conteúdo
    Escrever o texto e selecionar/criar imagens ou ícones
    10 min
    5. Revisar e publicar
    Ler junto, corrigir o que for preciso e postar no blog
    6 min

    👥 Funções no Grupo

    Para garantir que todos participem, cada aluno terá uma função diferente:

    Função
    Responsabilidade
    ✍️ Redator(a)
    Escreve o texto principal com ajuda dos colegas
    🔍 Revisor(a)
    Lê o texto para ver se está claro, sem erros e com boas ideias
    🖼 Designer
    Escolhe ou desenha uma imagem ou ícone legal para ilustrar o texto
    📤 Postador(a)
    Coloca o texto e a imagem no blog (usa o computador/tablet)
    ⏱ Relojoeiro(a)*
    Fica de olho no tempo e avisa quando é hora de mudar de etapa

    *Essa função pode ser alternada entre as etapas ou combinada com outra.


    💡 Dicas para a Produção

    • Use frases curtas e claras.
    • Inclua um título chamativo (ex: “Como identificar notícias falsas?”).
    • Se não tiver imagem pronta, desenhe uma e tire foto!
    • Não esqueça de incluir seu nome ou apelido como autor(a).

    🧾 Exemplo de Página do Blog

    Título: Como ficar seguro na internet
    Autor(a): João e Turma do Blog
    Conteúdo:
    Nós aprendemos que devemos sempre proteger nossas senhas, não aceitar amigos desconhecidos e nunca compartilhar fotos pessoais sem permissão de um adulto. Também vimos que devemos pedir ajuda se algo nos deixar desconfortáveis online.

    🖼️ (imagem de um escudo com símbolos de segurança digital)


    Se desejar, posso te entregar esse roteiro em formato de cartaz colorido para imprimir , fichas de papel para colar no caderno , ou até um modelo editável em PowerPoint ou Google Slides para projetar em sala.

    1. Compartilhamento: Cada grupo apresenta seu projeto à turma e recebe feedback.

    MISSÃO: Terminar blog. 10 pts


    Pontuação: Pontos pela colaboração eficaz e criatividade na socialização do projeto.


    Parte  3: Corvinal - Criatividade e Propriedade Intelectual

    Círculo de Ouro:

    • O que?: Compreender que toda produção tem uma autoria.
    • Por quê?: Valorizar a originalidade e o respeito pelos direitos autorais.
    • Como?: Criando uma obra original e discutindo a importância de atribuir crédito aos autores.

    Atividades:

    1. Introdução (10 min): Apresentar a Casa Corvinal e o objetivo da aula.

    2. Exploração (15 min): Discussão sobre propriedade intelectual e a importância de reconhecer a autoria.

    3. Desenvolvimento (25 min): Alunos criam uma obra original (desenho, texto, música) e aprendem a adicionar um símbolo de copyright.
      use imagens dos sites: Pixabay, Freesound, Canva com imagens livres
    4. Compartilhamento (10 min): Exposição das criações e discussão sobre a importância de respeitar as obras dos outros.

    Pontuação: Pontos pela originalidade e pelo uso correto dos conceitos de propriedade intelectual.


    Aula 4: Lufa-Lufa - Linguagens Midiáticas

    Círculo de Ouro:

    • O que?: Investigar as linguagens midiáticas para expressar suas experiências cotidianas.
    • Por quê?: Compreender a importância das mídias digitais como meio de comunicação e expressão.
    • Como?: Criando um projeto multimídia que expresse uma experiência cotidiana dos alunos.

    Atividades:

    1. Introdução (10 min): Apresentar a Casa Lufa-Lufa e o objetivo da aula.
    2. Exploração (15 min): Introdução a várias mídias digitais (vídeos, fotos, áudios) e como elas podem ser usadas para expressar experiências.
    3. Desenvolvimento (25 min): Alunos escolhem um tema e criam um projeto multimídia usando as mídias digitais disponíveis.

      📺 Cardápio de Produções Midiáticas

      🎯 Objetivo: Expressar uma experiência cotidiana usando linguagens digitais.

      🎨 Dificuldade: Graduada em três níveis: 🟢 Fácil | 🟡 Médio | 🔴 Difícil

      📷📱💻 Ferramentas sugeridas: Recomendadas para uso em sala ou em casa, com ou sem internet.


      🥗 Cardápio de Produção

      Nível
      Tipo de Produção
      O que fazer
      Ferramentas Sugeridas
      🟢 Fácil
      🖼️ Álbum de Fotos Digital
      Tirar 3 fotos (ou desenhar e fotografar) que contem uma história pessoal do dia a dia (ex: minha rotina da manhã).
      Câmera do celular/tablet, Google Fotos, Canva Kids
      🟢 Fácil
      📝 Jornal de Experiências
      Escrever um pequeno texto sobre algo que aconteceu na semana e ilustrar com desenhos ou imagens.
      Caderno digital ou impresso, Google Docs, Canva
      🟡 Médio
      🎧 Podcast Curto
      Gravar um áudio de até 2 minutos contando uma experiência legal que viveu recentemente.
      Gravador do celular, Audacity (opcional), YouTube Shorts
      🟡 Médio
      🎞️ Vídeo Simples
      Fazer um vídeo curto (1 a 2 minutos) mostrando ou contando uma rotina ou atividade do seu dia.
      Câmera do celular/tablet, CapCut, YouTube Kids
      🔴 Difícil
      🎨 História em Quadrinhos Digital
      Criar uma HQ com 4 cenas sobre uma situação engraçada ou especial vivida por você.
      Canva, Adobe Express, Storyboard That
      🔴 Difícil
      🎬 Vídeo Animado
      Usar figuras, bonecos ou desenhos para criar uma animação simples (stop motion ou desenhos sequenciais).
      Stop Motion Studio, iMotion (Android/iOS), papel + câmera

      🧠 Sugestões de Temas

      • Minha rotina escolar
      • Como eu brinco em casa
      • Um dia divertido com a família
      • Uma coisa que aprendi recentemente
      • Como uso a tecnologia no meu dia a dia

      🧩 Etapas Sugeridas para a Produção

      1. Escolher o tipo de produção (com base no nível e interesse).
      2. Definir o tema pessoal que será abordado.
      3. Planejar rapidamente (desenho do roteiro, ideias principais).
      4. Produzir com ajuda do grupo ou sozinho(a) .
      5. Compartilhar com a turma (via projeção, link ou apresentação).

    4. Compartilhamento (10 min): Apresentação dos projetos e discussão sobre como as mídias digitais são parte do cotidiano.


    Pontuação: Pontos para a criatividade na utilização das diferentes mídias digitais.


    Avaliação

    • Formativa: Observação contínua do envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades.
    • Somativa: Avaliação dos projetos finais, considerando a criatividade, colaboração e aplicação dos conceitos aprendidos.

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