LED | 3° ANO | 3° BIMESTRE

 LED | 3° ANO | 3° BIMESTRE


Parte 1: Grifinória - Uso Responsável da Informação



  • O que?: Compreender o uso responsável da informação.
  • Por quê?: Promover a conscientização sobre a importância da veracidade e responsabilidade no compartilhamento de informações.
  • Como?: Investigando fontes de informação e discutindo a diferença entre informações confiáveis e não confiáveis.

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Grifinória e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Apresentação de exemplos de informações verdadeiras e falsas. Discussão sobre a importância de verificar a fonte.




  1. Desenvolvimento: Dividir a turma em grupos para investigar notícias utilizando tablets/computadores e identificar se são verdadeiras ou falsas. Criar protocolo. ABA NOTÍCIAS
  2. Compartilhamento : Cada grupo apresenta suas descobertas e explica o processo de verificação.

MISSÃO: Apresentar método de verificação de fake news. 10 pts

Pontuação: Pontos para a análise crítica e capacidade de identificar informações confiáveis.




Parte 2: Sonserina - Produções Colaborativas

Círculo de Ouro:

  • O que?: Produzir atividades em colaboração e socializá-las em ambientes internos e externos à unidade escolar.
  • Por quê?: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e promover a socialização das produções dos alunos.
  • Como?: Criando um projeto colaborativo e compartilhando-o através de plataformas digitais.

Atividades:

  1. Introdução: Apresentar a Casa Sonserina e o objetivo da aula.
  2. Exploração: Explicar a importância da colaboração e como compartilhar projetos digitalmente (ex:  blogs).
  3. Desenvolvimento (25 min): Grupos trabalham em um projeto colaborativo (ex: uma apresentação, um blog) e preparam para compartilhar em plataformas digitais.
    BLOG da turma: 
temas:

  • Segurança na Internet
  • Comportamento Respeitoso Online
  • Uso Equilibrado da Tecnologia
  • Verificação de Informações

    SITE BLOGGER
    1. Compartilhamento: Cada grupo apresenta seu projeto à turma e recebe feedback.

    MISSÃO: Terminar blog. 10 pts


    Pontuação: Pontos pela colaboração eficaz e criatividade na socialização do projeto.


    Parte  3: Corvinal - Criatividade e Propriedade Intelectual

    Círculo de Ouro:

    • O que?: Compreender que toda produção tem uma autoria.
    • Por quê?: Valorizar a originalidade e o respeito pelos direitos autorais.
    • Como?: Criando uma obra original e discutindo a importância de atribuir crédito aos autores.

    Atividades:

    1. Introdução (10 min): Apresentar a Casa Corvinal e o objetivo da aula.
    2. Exploração (15 min): Discussão sobre propriedade intelectual e a importância de reconhecer a autoria.
    3. Desenvolvimento (25 min): Alunos criam uma obra original (desenho, texto, música) e aprendem a adicionar um símbolo de copyright.
    4. Compartilhamento (10 min): Exposição das criações e discussão sobre a importância de respeitar as obras dos outros.

    Pontuação: Pontos pela originalidade e pelo uso correto dos conceitos de propriedade intelectual.


    Aula 4: Lufa-Lufa - Linguagens Midiáticas

    Círculo de Ouro:

    • O que?: Investigar as linguagens midiáticas para expressar suas experiências cotidianas.
    • Por quê?: Compreender a importância das mídias digitais como meio de comunicação e expressão.
    • Como?: Criando um projeto multimídia que expresse uma experiência cotidiana dos alunos.

    Atividades:

    1. Introdução (10 min): Apresentar a Casa Lufa-Lufa e o objetivo da aula.
    2. Exploração (15 min): Introdução a várias mídias digitais (vídeos, fotos, áudios) e como elas podem ser usadas para expressar experiências.
    3. Desenvolvimento (25 min): Alunos escolhem um tema e criam um projeto multimídia usando as mídias digitais disponíveis.
    4. Compartilhamento (10 min): Apresentação dos projetos e discussão sobre como as mídias digitais são parte do cotidiano.

    Pontuação: Pontos para a criatividade na utilização das diferentes mídias digitais.


    Avaliação

    • Formativa: Observação contínua do envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades.
    • Somativa: Avaliação dos projetos finais, considerando a criatividade, colaboração e aplicação dos conceitos aprendidos.

    Comentários