LED | 3° ANO | 3° BIMESTRE
Parte 1: Grifinória - Uso Responsável da Informação
- O que?: Compreender o uso responsável da informação.
- Por quê?: Promover a conscientização sobre a importância da veracidade e responsabilidade no compartilhamento de informações.
- Como?: Investigando fontes de informação e discutindo a diferença entre informações confiáveis e não confiáveis.
Atividades:
- Introdução: Apresentar a Casa Grifinória e o objetivo da aula.
- Exploração: Apresentação de exemplos de informações verdadeiras e falsas. Discussão sobre a importância de verificar a fonte.
- Desenvolvimento: Dividir a turma em grupos para investigar notícias utilizando tablets/computadores e identificar se são verdadeiras ou falsas. Criar protocolo. ABA NOTÍCIAS
- Compartilhamento : Cada grupo apresenta suas descobertas e explica o processo de verificação.
MISSÃO: Apresentar método de verificação de fake news. 10 pts
Pontuação: Pontos para a análise crítica e capacidade de identificar informações confiáveis.
Parte 2: Sonserina - Produções Colaborativas
Círculo de Ouro:
- O que?: Produzir atividades em colaboração e socializá-las em ambientes internos e externos à unidade escolar.
- Por quê?: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e promover a socialização das produções dos alunos.
- Como?: Criando um projeto colaborativo e compartilhando-o através de plataformas digitais.
Atividades:
- Introdução: Apresentar a Casa Sonserina e o objetivo da aula.
- Exploração: Explicar a importância da colaboração e como compartilhar projetos digitalmente (ex: blogs).
- Desenvolvimento (25 min): Grupos trabalham em um projeto colaborativo (ex: uma apresentação, um blog) e preparam para compartilhar em plataformas digitais.
BLOG da turma:
temas:
SITE BLOGGER
- Compartilhamento: Cada grupo apresenta seu projeto à turma e recebe feedback.
MISSÃO: Terminar blog. 10 pts
Pontuação: Pontos pela colaboração eficaz e criatividade na socialização do projeto.
Parte 3: Corvinal - Criatividade e Propriedade Intelectual
Círculo de Ouro:
- O que?: Compreender que toda produção tem uma autoria.
- Por quê?: Valorizar a originalidade e o respeito pelos direitos autorais.
- Como?: Criando uma obra original e discutindo a importância de atribuir crédito aos autores.
Atividades:
- Introdução (10 min): Apresentar a Casa Corvinal e o objetivo da aula.
- Exploração (15 min): Discussão sobre propriedade intelectual e a importância de reconhecer a autoria.
- Desenvolvimento (25 min): Alunos criam uma obra original (desenho, texto, música) e aprendem a adicionar um símbolo de copyright.
- Compartilhamento (10 min): Exposição das criações e discussão sobre a importância de respeitar as obras dos outros.
Pontuação: Pontos pela originalidade e pelo uso correto dos conceitos de propriedade intelectual.
Aula 4: Lufa-Lufa - Linguagens Midiáticas
Círculo de Ouro:
- O que?: Investigar as linguagens midiáticas para expressar suas experiências cotidianas.
- Por quê?: Compreender a importância das mídias digitais como meio de comunicação e expressão.
- Como?: Criando um projeto multimídia que expresse uma experiência cotidiana dos alunos.
Atividades:
- Introdução (10 min): Apresentar a Casa Lufa-Lufa e o objetivo da aula.
- Exploração (15 min): Introdução a várias mídias digitais (vídeos, fotos, áudios) e como elas podem ser usadas para expressar experiências.
- Desenvolvimento (25 min): Alunos escolhem um tema e criam um projeto multimídia usando as mídias digitais disponíveis.
- Compartilhamento (10 min): Apresentação dos projetos e discussão sobre como as mídias digitais são parte do cotidiano.
Pontuação: Pontos para a criatividade na utilização das diferentes mídias digitais.
Avaliação
- Formativa: Observação contínua do envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades.
- Somativa: Avaliação dos projetos finais, considerando a criatividade, colaboração e aplicação dos conceitos aprendidos.
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