LED | 8° ANO | 2° BIMESTRE

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O que:

  • Este plano de aula visa explorar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), focando no papel e usos das TIC na sociedade, criatividade e propriedade intelectual, bem como nas implicações morais, éticas, responsabilidade e cidadania relacionadas ao uso das TIC.

Por que:

  • É essencial que os alunos compreendam o impacto das TIC na sociedade e desenvolvam habilidades para utilizar essas tecnologias de forma ética, criativa e responsável. Além disso, é importante que eles entendam as implicações morais e éticas do uso das TIC, especialmente em relação ao compartilhamento de conteúdos discriminatórios ou preconceituosos.

Como:

  • Utilizaremos uma abordagem de metodologia ativa, onde os alunos serão os protagonistas de seu próprio aprendizado. Isso será feito através de atividades práticas, discussões em grupo e reflexões individuais. Além disso, integraremos elementos de gamificação para tornar a experiência de aprendizado mais envolvente e motivadora.

Agora, vamos montar a aula com base nesses princípios:

Aula com Metodologia Ativa e Gamificação:

1. Introdução:





  • Apresentação do tema: Papel e usos das TIC na sociedade.
  • DEBATER ABERTAMENTE: 1. **Identificação das tecnologias:** Quais são as principais tecnologias da informação e comunicação que vocês utilizam no dia a dia? Podem listar exemplos específicos, como smartphones, redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros? 2. **Impacto nas vidas pessoais e sociais:** Como essas tecnologias impactam suas vidas pessoais e sociais? Elas facilitam ou complicam a comunicação com amigos, familiares e colegas? Como influenciam suas rotinas diárias, desde tarefas simples até atividades mais complexas? 3. **Impacto nos estudos e trabalho:** De que maneira essas tecnologias afetam seus estudos ou trabalho? Elas facilitam o acesso à informação e colaboração com colegas? Ou, por outro lado, podem representar distrações e dificuldades de concentração? 4. **Aspectos positivos e negativos:** Quais são os principais aspectos positivos e negativos do uso intensivo dessas tecnologias? Elas proporcionam benefícios significativos, como acesso a informações em tempo real e maior conectividade, ou apresentam desafios, como questões de privacidade e dependência excessiva?
PREPARAR MURAL VALENDO 10 PONTOS


2. Atividade 1 - Criatividade e Propriedade Intelectual:





  • Divisão da turma em grupos.
  • Cada grupo receberá um cenário fictício onde precisarão criar um projeto que envolva o uso ético e criativo das TIC.
  • Os projetos devem abordar a propriedade intelectual e as licenças de uso de informações retiradas da web.
  • Os alunos terão um tempo determinado para elaborar e apresentar seus projetos. **Cenário 1: Blog de Educação Online** Os alunos são membros de uma equipe que está criando um blog de educação online. Eles precisam desenvolver um plano para o blog, incluindo o tipo de conteúdo que será compartilhado (artigos, vídeos, podcasts), como eles irão garantir que o conteúdo seja original e respeite os direitos autorais e como irão atribuir corretamente as fontes de informação.

    Cenário 2: Blog de Culinária Os alunos são entusiastas da culinária que decidiram criar um blog para compartilhar receitas e dicas de culinária. Eles precisam desenvolver um plano para o blog, considerando como irão garantir que as receitas compartilhadas sejam originais ou devidamente atribuídas, como irão lidar com possíveis violações de direitos autorais e como irão incentivar a contribuição criativa dos leitores.

    Cenário 3: Campanha de Conscientização Ambiental nas Redes Sociais Os alunos são membros de um grupo ambientalista que quer aumentar a conscientização sobre questões ambientais nas redes sociais. Eles precisam criar uma campanha para as redes sociais, abordando como irão criar conteúdo original e envolvente, como irão usar recursos multimídia (imagens, vídeos, infográficos) de forma ética e legal, e como irão promover a conscientização sem violar os direitos autorais de outras organizações.

    **Cenário 4: Podcast de Entrevistas sobre Inovação Tecnológica** Os alunos são membros de uma equipe que está lançando um podcast de entrevistas sobre inovação tecnológica. Eles precisam criar um conceito para o podcast, incluindo como irão garantir que as entrevistas sejam originais e respeitem os direitos autorais, como irão atribuir corretamente as fontes de informação mencionadas durante as entrevistas e como irão promover o podcast de forma ética nas redes sociais e outras plataformas.



3. Atividade 2 - Implicações Morais e Éticas:

  • Dinâmica em grupo: Estudo de caso.
  • Apresentação de um caso fictício relacionado ao compartilhamento de conteúdos discriminatórios ou preconceituosos nas redes sociais. **Caso: O Incidente do Post Ofensivo** Certo dia, em uma escola secundária fictícia, um aluno chamado Pedro postou uma foto de um colega de classe em uma situação embaraçosa durante uma festa. Na legenda, Pedro fez comentários maldosos e ofensivos sobre a aparência física do colega, usando linguagem discriminatória e preconceituosa. A postagem rapidamente se espalhou pelas redes sociais, alcançando um grande número de alunos da escola e até mesmo pessoas de outras escolas da região. O colega retratado na foto ficou extremamente constrangido e magoado ao ver o que foi publicado sobre ele, e seus amigos começaram a defendê-lo, criando um clima de tensão na comunidade escolar. A situação se agravou quando a escola foi informada sobre o incidente e teve que intervir. Os professores e administradores escolares enfrentaram o desafio de lidar com as consequências do post ofensivo, incluindo a necessidade de proteger o bem-estar emocional do aluno afetado, promover um ambiente escolar seguro e respeitoso e educar os alunos sobre os impactos negativos do cyberbullying e da discriminação nas redes sociais. Diante desse caso, surgem várias questões éticas e morais para os alunos discutirem em grupo, como a responsabilidade de Pedro por suas ações, o papel dos espectadores que viram a postagem e não fizeram nada para detê-la, e como a escola pode prevenir futuros incidentes semelhantes.
  • Discussão em grupo: Quais são as implicações morais e éticas desse tipo de comportamento? Como podemos agir de forma responsável e cidadã diante dessas situações? CASO 2: Claro, aqui está um novo caso fictício relacionado ao compartilhamento de conteúdos discriminatórios ou preconceituosos nas redes sociais: **Caso: A Publicação Insensível** Em uma cidade fictícia, um grupo de amigos estava navegando nas redes sociais quando um deles, chamado João, decidiu compartilhar uma piada que encontrou online. A piada tinha um tom humorístico, mas era baseada em estereótipos raciais e culturais, e continha linguagem insensível e ofensiva. João postou a piada em seu perfil público, sem pensar muito nas possíveis repercussões. Rapidamente, a postagem começou a receber comentários negativos de outras pessoas, que apontaram a natureza ofensiva da piada e expressaram desapontamento com João por compartilhá-la. Além disso, um dos amigos de João, chamado Maria, sentiu-se profundamente magoada pela publicação, pois fazia parte da comunidade racial mencionada na piada. Ela se sentiu traída e desconfortável em continuar a amizade com João após ver a postagem. A situação se tornou ainda mais tensa quando a postagem começou a circular entre outras pessoas da cidade, incluindo colegas de escola, vizinhos e até mesmo familiares de João. A reputação de João foi manchada e ele se viu confrontado com críticas e julgamentos severos de sua comunidade. Diante desse caso, os alunos têm a oportunidade de discutir questões como a responsabilidade individual ao compartilhar conteúdo nas redes sociais, o impacto das palavras e imagens insensíveis na comunidade, e como as ações online podem afetar relacionamentos pessoais e reputações.

  • Discussão em grupo: Quais são as implicações morais e éticas desse tipo de comportamento? Como podemos agir de forma responsável e cidadã diante dessas situações?

4. Conclusão:



  • Reflexão individual: Cada aluno escreverá uma breve reflexão sobre o que aprendeu durante a aula e como pretende aplicar esse conhecimento em sua vida.
  • Encerramento com feedback: Os alunos serão convidados a fornecer feedback sobre a experiência de aprendizado, incluindo sugestões de melhorias para futuras aulas.

**Atividade de Conclusão: "Talk Show do Conhecimento Digital"** **Objetivo:** - Promover uma reflexão individual e coletiva sobre os temas abordados durante a aula de educação digital. - Incentivar os alunos a compartilharem seus insights e experiências de aprendizado. - Facilitar um processo de feedback construtivo para melhorar futuras aulas. **Passos:** 1. **Preparação:** - Divida a turma em grupos pequenos e atribua a cada grupo um tema específico discutido durante a aula de educação digital, como ética online, privacidade de dados, segurança cibernética, entre outros. 2. **Talk Show do Conhecimento Digital:** - Cada grupo se tornará um "painel" em um talk show, onde os alunos representarão especialistas no tema atribuído. - Os alunos terão alguns minutos para preparar uma breve apresentação que destaque os pontos-chave do tema, exemplos relevantes e sugestões práticas para lidar com desafios relacionados. 3. **Apresentações:** - Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu tema como se fosse um segmento de um talk show. - Os alunos podem usar recursos visuais, como slides, vídeos ou demonstrações interativas, para enriquecer suas apresentações. 4. **Debate e Discussão:** - Após cada apresentação, abra para perguntas e comentários da plateia. - Encoraje os alunos a participarem ativamente, fazendo perguntas, compartilhando suas próprias experiências e fornecendo insights sobre o tema discutido. 5. **Reflexão Individual:** - Ao final do talk show, peça a cada aluno que reflita individualmente sobre o que aprendeu durante as apresentações e como pretende aplicar esse conhecimento em sua vida digital. - Eles podem registrar suas reflexões em um diário digital ou em um formulário online. 6. **Feedback Coletivo:** - Para encerrar, convide os alunos a fornecerem feedback sobre a atividade como um todo, destacando o que acharam útil, o que poderia ser melhorado e quais sugestões têm para futuras aulas de educação digital. - Isso pode ser feito por meio de um brainstorming coletivo ou usando ferramentas de votação online para priorizar as sugestões mais importantes. Essa atividade não apenas promove a reflexão individual e coletiva sobre temas importantes de educação digital, mas também oferece uma oportunidade de aprendizado colaborativo e engajamento ativo dos alunos.

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