LED | 7° ano | 2° bimestre

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**Objetivo Geral:** Capacitar os alunos a compreender o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade, promovendo o compartilhamento responsável de produções digitais, a compreensão das licenças de uso na web e a conscientização sobre as implicações morais e éticas do uso da tecnologia.


**1. Papel e Usos das TIC na Sociedade:**






   - **O que?** Os alunos aprenderão a realizar produções digitais e a compartilhá-las em diferentes repositórios digitais, como blogs, sites e redes sociais.
   - **Por que?** Compreender o papel das TIC na sociedade moderna e desenvolver habilidades para compartilhar produções digitais promove a participação ativa dos alunos na cultura digital e estimula a expressão criativa.
   - **Como?** Os alunos serão orientados a criar conteúdo digital em diferentes formatos (textos, imagens, vídeos, etc.) e a compartilhá-lo em plataformas online, explorando a diversidade de repositórios digitais disponíveis.


Para promover a aprendizagem ativa e engajar os alunos no processo de compreensão do papel e usos das TIC na sociedade, podemos utilizar a seguinte abordagem:

**1. Aprendizagem Baseada em Projetos:**

   - Os alunos serão divididos em grupos e receberão um projeto específico relacionado ao tema. Por exemplo, eles podem ser desafiados a criar uma campanha de conscientização sobre o uso ético das TIC na sociedade.

 **Privacidade Online:**
   - Muitas vezes, o uso das TIC na sociedade pode resultar em violações de privacidade, como o compartilhamento não autorizado de informações pessoais em redes sociais ou a coleta de dados sem consentimento explícito dos usuários. Isso pode levar a problemas como roubo de identidade, cyberbullying e exposição a fraudes online.

. **Desinformação e Fake News:**
   - O uso irresponsável das TIC pode facilitar a disseminação de desinformação e fake news. As redes sociais e os blogs podem ser usados para espalhar informações falsas ou distorcidas, causando confusão e prejudicando a tomada de decisões informadas pela sociedade.

**Vício em Tecnologia:**
   - O uso excessivo e não regulado das TIC pode levar ao vício em tecnologia, especialmente entre os jovens. O uso prolongado de dispositivos digitais pode resultar em problemas de saúde física e mental, como sedentarismo, distúrbios do sono e dependência de telas.

**Desigualdade Digital:**
   - Nem todos têm acesso igualitário às TIC, o que pode agravar as desigualdades sociais e econômicas. Pessoas em áreas rurais ou de baixa renda podem ter acesso limitado à internet de alta velocidade e a dispositivos digitais adequados, prejudicando seu acesso a oportunidades educacionais, de emprego e de participação na sociedade digital.

   - Cada grupo terá a liberdade de escolher o formato de sua produção digital, seja um vídeo, uma apresentação, um blog post, etc.

   - Os alunos serão incentivados a pesquisar e coletar informações relevantes sobre o tema, utilizando fontes confiáveis e respeitando os direitos autorais.
   - Durante o processo de criação, os grupos receberão orientações e feedback do professor, bem como terão a oportunidade de compartilhar ideias e colaborar entre si.

**2. Uso de Ferramentas Digitais:**
   - Os alunos serão introduzidos a uma variedade de ferramentas digitais que podem auxiliar na criação e compartilhamento de suas produções. Isso pode incluir editores de vídeo, plataformas de blogs, redes sociais, entre outras.
   - Eles terão a oportunidade de experimentar e explorar essas ferramentas, escolhendo aquelas que melhor se adequam às necessidades do seu projeto.

**3. Feedback e Revisão:**
   - Durante o processo de criação, os alunos serão incentivados a solicitar feedback dos colegas e do professor. Isso promoverá a reflexão e a melhoria contínua de suas produções.
   - O professor também fornecerá orientações específicas sobre como melhorar a qualidade e o impacto de suas produções, bem como garantir que estejam alinhadas com os objetivos do projeto.

**4. Apresentação e Compartilhamento:**
   - Ao final do projeto, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas produções à turma. Isso promoverá a prática das habilidades de comunicação e permitirá que os alunos compartilhem suas ideias e perspectivas com os colegas.
   - Além da apresentação em sala de aula, as produções também serão compartilhadas em repositórios digitais, permitindo que alcancem um público mais amplo e contribuam para o debate sobre o tema na sociedade.


**2. Criatividade e Propriedade Intelectual:**



   - **O que?** Os alunos utilizarão filtros para selecionar informações da web, considerando os diferentes tipos de licenças de uso.
   - **Por que?** É essencial que os alunos compreendam as implicações legais e éticas do uso de conteúdo online, respeitando os direitos autorais e as licenças de uso.
   - **Como?** Os alunos serão guiados em atividades práticas onde aprenderão a usar filtros de pesquisa avançada para identificar e selecionar informações online, considerando as licenças de uso associadas a cada recurso encontrado.



Para abordar a questão da criatividade e propriedade intelectual, utilizando filtros para selecionar informações da web e considerando diferentes tipos de licenças de uso, podemos implementar a seguinte estratégia:

**1. Pesquisa Guiada e Discussão:**
   - Os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de tópicos relacionados ao tema da aula.
   - Cada grupo realizará uma pesquisa online sobre seu tópico, utilizando filtros avançados para encontrar informações relevantes e confiáveis.
   - Durante a pesquisa, os alunos serão orientados a prestar atenção às licenças de uso associadas ao conteúdo encontrado.

**2. Análise e Seleção de Recursos:**
   - Após a pesquisa, os grupos se reunirão para analisar e discutir os recursos encontrados. Eles identificarão as licenças de uso de cada recurso e discutirão sua relevância e confiabilidade para o tópico em questão.
   - Os alunos serão incentivados a considerar a criatividade e originalidade do conteúdo, bem como sua adequação para uso em projetos futuros.

**3. Criação de Conteúdo Original:**
   - Com base nas informações coletadas e discutidas, os grupos serão desafiados a criar conteúdo original relacionado ao seu tópico.
   - Eles utilizarão as informações pesquisadas e as licenças de uso identificadas para garantir que seu conteúdo seja legal e ético.

**4. Apresentação e Avaliação:**
   - Cada grupo apresentará seu conteúdo original à turma, explicando as escolhas feitas durante o processo de criação.
   - A turma fará uma avaliação coletiva dos diferentes projetos, levando em consideração a criatividade, a propriedade intelectual e a relevância do conteúdo apresentado.

**5. Reflexão e Discussão:**
   - Após as apresentações, os alunos participarão de uma discussão reflexiva sobre as implicações legais e éticas do uso de conteúdo online.
   - Eles refletirão sobre a importância de respeitar os direitos autorais e as licenças de uso ao compartilhar e utilizar informações na internet.


**3. Implicações Morais e Éticas:**







   - **O que?** Os alunos explorarão as implicações do uso de práticas de incitação e compartilhamento de conteúdos discriminatórios ou preconceituosos.
   - **Por que?** Compreender as implicações morais e éticas do uso da tecnologia é essencial para promover a responsabilidade e a cidadania digital.
   - **Como?** Os alunos participarão de discussões e atividades reflexivas para analisar casos reais de uso inadequado da tecnologia, refletindo sobre suas consequências e discutindo estratégias para promover um ambiente online mais inclusivo e respeitoso.

**Metodologia do Tribunal: Explorando Implicações Morais e Éticas do Uso de Tecnologia**

**Objetivo Geral:**
Explorar as implicações morais e éticas do uso de tecnologia, especialmente no contexto de práticas de incitação e compartilhamento de conteúdos discriminatórios ou preconceituosos, através de um formato interativo de tribunal.

**1. Preparação:**
   - Divida a turma em grupos, atribuindo a cada grupo um papel específico: promotoria, defesa e júri.
   - Forneça materiais de estudo relacionados a casos reais de uso inadequado da tecnologia, destacando questões éticas e morais envolvidas.

**2. Apresentação do Caso:**
   - O professor apresentará um caso real de incitação ou compartilhamento de conteúdo discriminatório ou preconceituoso, contextualizando-o e destacando os principais pontos éticos e morais em jogo.
   - Os grupos terão um tempo para revisar os materiais fornecidos e preparar suas argumentações.

**3. Debate no Tribunal:**
   - A turma será organizada como um tribunal, com os grupos assumindo os papéis de promotoria, defesa e júri.
   - A promotoria apresentará sua acusação, destacando os aspectos éticos e morais do caso.
   - A defesa terá a oportunidade de contra-argumentar, defendendo seu cliente e abordando questões de liberdade de expressão, contexto do conteúdo compartilhado, entre outros.
   - O júri (restante da turma) observará atentamente os argumentos apresentados por ambas as partes.

**4. Deliberação do Júri:**
   - Após as argumentações da promotoria e da defesa, o júri terá um tempo para deliberar e chegar a uma conclusão sobre a culpa ou inocência do réu.
   - O júri considerará não apenas a legalidade dos atos, mas também as implicações éticas e morais envolvidas.

**5. Discussão e Reflexão:**
   - O professor conduzirá uma discussão após o julgamento, permitindo que os alunos compartilhem suas impressões e reflexões sobre o caso.
   - Os alunos serão incentivados a refletir sobre as implicações morais e éticas do uso de tecnologia em nossa sociedade e a considerar como podem contribuir para promover uma cultura online mais responsável e inclusiva.

**6. Compromisso Pessoal:**
   - Ao final da aula, os alunos serão convidados a fazer um compromisso pessoal para agir de forma ética e responsável em seu próprio comportamento online.
   - Eles poderão compartilhar seus compromissos com a turma, demonstrando seu comprometimento em promover uma cultura digital mais positiva e respeitosa.

**4. aprender jogando**




https://pt.slideshare.net/meninachrys/o-jogo-da-tica

https://www.pucsp.br/puccheck/aprendendo-com-os-games-3-jogos-gratuitos-que-ensinam-como-combater-desinformacao#:~:text=Go%20Viral!&text=Desenvolvido%20por%20pesquisadores%20da%20Universidade,p%C3%A2nico%20sobre%20a%20covid%2D19.


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