LED | 4° ano | 2° Bimestre

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**Objetivos:**

- Reconhecer o papel das tecnologias como meio de informação e comunicação na sociedade.

- Desenvolver habilidades de criação, organização, armazenamento, manipulação, seleção e recuperação de informações.

- Utilizar sistemas de busca de informações em diferentes bases de dados.

- Conhecer critérios de segurança em relação à identidade virtual, proteção e preservação de dados pessoais.


**Recursos Necessários:**

- Computadores com acesso à internet

- Projetor ou tela para apresentação

- Exemplos de sites de busca e bases de dados



**1. Introdução

   - Apresente o tema da aula: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e seu papel na sociedade.

   - Discuta com os alunos sobre como as TICs afetam nossas vidas diárias, desde a comunicação até o acesso à informação.





OBS: Tragam e-mails!!!!





**2. Reconhecendo o Papel das Tecnologias 

**O quê?** Explorar o papel das tecnologias como meio de informação e comunicação na sociedade.

**Por quê?** Compreender a importância das TICs no mundo atual.

**Como?**

   - Apresente exemplos de como as TICs são utilizadas em diferentes áreas da sociedade, como educação, saúde, entretenimento, etc.

   - Incentive a discussão sobre os benefícios e desafios trazidos pelas TICs.

Claro, aqui está a mesma aula com a substituição solicitada:


**Aula com Metodologia Ativa: Explorando o Papel das Tecnologias na Sociedade**


**Objetivo:** Compreender a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no mundo atual, explorando seus usos em diversas áreas da sociedade e discutindo os benefícios e desafios que elas trazem.


a. **Brainstorming Inicial 

Inicie a aula com um brainstorming sobre as tecnologias que os alunos utilizam em seu dia-a-dia. Questione-os sobre como essas tecnologias impactam suas vidas, tanto positiva quanto negativamente.

i. Pegue uma folha, dobre ao meio

ii. Do lado direito devemos colocar os pontos positivos

iii. ii. Do lado esquerdo devemos colocar os pontos negativos

iv. Apresente para sua turma


b. **Apresentação e Discussão de Exemplos 

* Divida a turma em grupos e peça para pesquisarem exemplos de como as TICs são utilizadas em diferentes áreas da sociedade, como educação, saúde, entretenimento, comunicação, etc. Cada grupo apresentará seus exemplos para a turma, destacando os benefícios e desafios associados a cada uso.

i. Repetir procedimento passado, porém com pesquisas que embasem

c. **Jogo de Papéis: Eu sou advogado

 Divida a turma em dois grupos: defensores e opositores das TICs. Cada grupo terá a tarefa de defender ou refutar uma afirmação sobre o papel das tecnologias na sociedade. Por exemplo, uma afirmação poderia ser "As TICs estão tornando as pessoas mais isoladas socialmente". Os grupos terão um tempo para debater e preparar seus argumentos, e depois apresentarão seus pontos de vista para a turma.

  1. As TICs estão aumentando a eficiência e a produtividade em ambientes de trabalho.
  2. As TICs estão facilitando o acesso à informação e promovendo a educação para todos.
  3. As TICs estão promovendo uma maior conectividade global e reduzindo as barreiras geográficas.
  4. As TICs estão prejudicando a privacidade dos indivíduos e aumentando os riscos de vigilância em massa.
  5. As TICs estão contribuindo para a criação de empregos e oportunidades econômicas.
  6. As TICs estão causando uma dependência excessiva da tecnologia e diminuindo as habilidades sociais interpessoais.
  7. As TICs estão capacitando movimentos sociais e promovendo mudanças positivas na sociedade.
  8. As TICs estão exacerbando as desigualdades sociais ao privilegiar aqueles que têm acesso à tecnologia.
  9. As TICs estão revolucionando a saúde, permitindo diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes.
  10. As TICs estão transformando o entretenimento e a cultura, criando novas formas de expressão e interação social.

**Debate Aberto Abra o debate para a turma como um todo, incentivando os alunos a compartilharem suas próprias experiências e opiniões sobre o papel das TICs na sociedade. Faça perguntas provocativas para estimular a reflexão, como "As TICs estão nivelando o acesso à informação ou estão ampliando as desigualdades?".


**Missão Como parte da aula, os alunos terão uma missão para casa. Eles devem escrever um breve ensaio refletindo sobre o impacto das TICs em suas próprias vidas e na sociedade em geral. Devem abordar tanto os aspectos positivos quanto os desafios das tecnologias, utilizando exemplos concretos sempre que possível. Os ensaios serão avaliados com base na profundidade da análise, na clareza da argumentação e na originalidade das ideias.


**Recursos Necessários:**

- Quadro branco ou flipchart

- Marcadores coloridos

- Acesso à internet para pesquisa

- Papel e canetas para os grupos prepararem seus argumentos


**Avaliação:**

- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo e debates.

- Qualidade das apresentações dos grupos e dos argumentos apresentados.

- Ensaio escrito refletindo sobre o impacto das TICs.


**Observações Finais:**

- Incentive uma atmosfera de respeito mútuo durante os debates, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas.

- Estimule a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao abordar os temas propostos.

- Utilize os recursos disponíveis, como vídeos ou artigos relevantes, para enriquecer as discussões e exemplos apresentados durante a aula.



**3. Habilidades de Organização e Manipulação de Informações & Utilização de Sistemas de Busca 

**O que?** Desenvolver habilidades de criação, organização, armazenamento, manipulação, seleção e recuperação de informações.

**Por que?** Capacitar os alunos para lidar efetivamente com a vasta quantidade de informações disponíveis.

**Como?**

   - Demonstre técnicas de organização de informações, como criar pastas digitais, etiquetar arquivos e utilizar aplicativos de produtividade.

   - Realize atividades práticas onde os alunos possam organizar e manipular diferentes tipos de informações, como textos, imagens e vídeos.


**Desenvolvimento de Aula com Metodologia Ativa: Habilidades de Organização e Manipulação de Informações**


**Missão (10 pontos):** Os alunos devem criar um guia de referência rápida contendo técnicas de organização e manipulação de informações aprendidas na aula. O guia deve incluir passos práticos e exemplos de aplicação. Será avaliada a clareza das instruções e a utilidade do guia para a organização de informações.


**a. Exploração Guiada 

 Inicie a aula apresentando aos alunos diferentes técnicas de organização de informações, como criar pastas digitais, etiquetar arquivos, utilizar aplicativos de produtividade (como Evernote, Trello, etc.) e estratégias de seleção e recuperação de informações. Demonstre exemplos práticos de como aplicar essas técnicas.



**b. Atividade de Grupo Divida a turma em grupos e forneça a eles diferentes conjuntos de informações, como textos, imagens e vídeos. Os grupos devem realizar atividades práticas, como organizar os materiais em pastas digitais, criar etiquetas para classificação, editar e resumir textos, selecionar trechos relevantes de vídeos, etc. Cada grupo escolherá um representante para apresentar sua abordagem ao final da atividade.

i. Dividir por disciplina

ii. Criar email, entrar no drive, organizar matérias de pesquisa e organizar por disciplinas. compartilhar com os colegas

**c. Debate Estruturado  Organize um debate sobre o uso ético das informações na era digital. Questione os alunos sobre temas como privacidade, direitos autorais, verificação de fontes e fake news. Incentive-os a compartilhar suas opiniões e experiências, promovendo a reflexão crítica sobre o tema.

i. Separar grupos: 
privacidade na internet

direitos autorais

verificação de fontes

fake news

ii. Pesquisar e criar pasta comum

iii. Montando uma apresentação

iv Ensaiando  em 5 a 10 minutos

**d. Apresentação dos Guias 

Finalize a aula com a apresentação  pelos alunos. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar seu guia com a turma, destacando as técnicas de organização e manipulação de informações mais relevantes e úteis.


**Recursos Necessários:**

- Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet

- Aplicativos de produtividade (opcional)

- Materiais de escrita e papel para atividades em grupo

- Quadro branco ou flipchart para registrar ideias durante o debate


**Avaliação:**

- Participação ativa dos alunos durante as atividades práticas e debates.

- Qualidade das técnicas de organização e manipulação de informações demonstradas nas atividades em grupo.

- Clareza, utilidade e criatividade dos guias de referência rápida criados pelos alunos.


**Observações Finais:**

- Incentive os alunos a aplicarem as técnicas aprendidas não apenas na escola, mas também em suas vidas pessoais e futuras carreiras.

- Promova a colaboração e o trabalho em equipe durante as atividades em grupo, incentivando os alunos a compartilharem ideias e aprenderem uns com os outros.

- Estabeleça um ambiente seguro e respeitoso para o debate sobre temas sensíveis relacionados ao uso ético das informações na era digital.



4.Pensamento Lógico Matemático

O que: Explorar o pensamento lógico matemático, com foco em habilidades como ler e registrar medidas e intervalos de tempo, e utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.

Por que: Desenvolver as competências descritas nos objetivos de aprendizagem EF04MA22 e EF04GE09, permitindo aos alunos aplicar conceitos matemáticos e geográficos em situações do cotidiano.

Como: Utilizando jogos eletrônicos como ferramenta principal de ensino, proporcionando uma abordagem prática e engajadora para explorar os conceitos de pensamento lógico matemático Jogo 1 valendo 10 pontos: Missão relógio Jogo 2 Valendo 10 pontos Guerra ao mosquito jogo 3 Valendo 10 pontos herói Solidariedade Jogo 4 Valendo 10 pontos Dividindo a Pizza




**5. Conscientização sobre Segurança e Veracidade da Informação 

**O que?** Discutir critérios de segurança em relação à identidade virtual, proteção e preservação de dados pessoais.

**Por que?** Conscientizar os alunos sobre os riscos e cuidados necessários ao utilizar a internet.

**Como?**

   - Aborde questões de segurança online, como a importância de manter senhas seguras, evitar compartilhar informações pessoais e identificar fontes confiáveis de informação.

   - Promova a discussão sobre fake news e como verificar a veracidade das informações encontradas online.

Vamos ver o vídeo:



Vamos Jogar: 

Jogo 2
Go viral

jogo 3
https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br/interland



**6. Conclusão 

   - Recapitule os principais pontos abordados na aula.

   - Incentive os alunos a refletirem sobre a importância de desenvolver habilidades relacionadas às TICs e a praticarem os conceitos aprendidos no dia a dia.


**Avaliação:**

- Observação da participação e interesse dos alunos durante as discussões e atividades.

- Avaliação do entendimento dos conceitos apresentados através de perguntas e respostas durante a aula.

- Feedback dos alunos sobre o aprendizado e interesse no tema.


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