Aula | 8° ano | Fluxos populacionais e Gênero

 Aula | 8° ano | Fluxos populacionais e Gênero




Plano de aula:




O que? Discutir a importância da população e seus movimentos como um elemento fundamental para a compreensão da dinâmica da cidade.


Por quê? Todos somos membros desta grande comunidade


Como? Apresentar a Cidade de São Paulo como um importante centro de imigração na América Latina.


Parte 1: Fluxos populacionais na Cidade de São Paulo


Explicar o conceito de imigração e os fatores que influenciam a dinâmica populacional.
anote aquilo que for central em seu caderno, conforme orientação




Pesquisa em grupo sobre imigração em São Paulo, destacando a presença de diferentes comunidades imigrantes na cidade (refugiados, haitianos, bolivianos, nigerianos, chineses, coreanos, entre outros). -para próxima aula.


Análise de reportagens, notícias e estatísticas sobre a situação dos imigrantes em São Paulo, destacando os desafios que eles enfrentam (falta de moradia, discriminação, dificuldades para o acesso a serviços básicos, etc.).





Debate em grupo para reflexão sobre a importância da compreensão e da equidade dos direitos dos imigrantes na sociedade, considerando ações individuais e coletivas que possam ser propostas para a melhoria da situação dos imigrantes na cidade de São Paulo.


Elaboração de um panfleto ou cartaz que apresente as informações levantadas na pesquisa e que destaque a importância da valorização da diversidade e da equidade dos direitos dos imigrantes.


Este trabalho poderá ser apresentado em sala de aula ou exposto em um mural da escola, como uma forma de conscientização e sensibilização da comunidade escolar sobre a importância da equidade dos direitos dos imigrantes.


Parte 2: Equidade de gênero e direitos dos imigrantes


Discutir o conceito de equidade de gênero e sua importância na sociedade.



Estudar a situação dos imigrantes na Cidade de São Paulo, destacando os obstáculos que eles enfrentam, como a falta de documentação, discriminação racial e desigualdade econômica.

Veja esta noticia de 8 anos atrás e vamos refletir:


Questionário:
Quais fatores de atração e de expulsão envolvidos?
Quais principais origens?
Qual a situação que se encontram as mulheres neste processo?
Amplie sua resposta em uma redação e entregue ao Professor:


Propor ações individuais e coletivas para promover a equidade de gênero e a proteção dos direitos dos imigrantes, como debates, fóruns e campanhas.


Parte 3: Intervenção na realidade com base em princípios democráticos, solidários e de justiça




Leitura e análise de reportagens, notícias e estatísticas sobre a situação das relações de gênero e sexualidade na sociedade, destacando as desigualdades e preconceitos enfrentados por diferentes grupos (mulheres, LGBTQIA+ etc.).

Veja os dois vídeos abaixo:





Debate em grupo para reflexão sobre as construções socioculturais das relações de gênero e sexualidade, considerando as diferenças e as desigualdades presentes na sociedade e as possíveis ações de intervenção para a construção de uma sociedade mais justa e equânime.


O grupo deve responder:
Qual origem da opressão destes grupos?
Qual a situação deles hoje no Brasil?
Quais ações coletivas o grupo pensa ser possível de ser construídas para superar esta situação?
Qual passo a passo desta ação?


Apresente para a turma as respostas, cada membro deve apresentar uma resposta. Deve estar em todos os cadernos as respostas coletivas.


Pesquisem uma instituição que atue na defesa dos direitos de grupos marginalizados em relação a questões de gênero e sexualidade, como um centro LGBTQIA+ ou uma organização de defesa dos direitos das mulheres, para conhecer de perto o trabalho realizado e os desafios enfrentados por estes grupos. Prepare um material de divulgação deste grupo em sala e espalhe pela escola. Se puder, entre em contato com o mesmo via redes sociais para conhece-los melhor e conseguir mais materiais.


Elaboração de uma carta coletiva para autoridades locais ou nacionais, solicitando medidas para a promoção da equidade de gênero e da igualdade de direitos para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.


Este trabalho pode ser apresentado em sala de aula ou enviado para as autoridades, como uma forma de conscientização e sensibilização da comunidade escolar sobre a importância da equidade de gênero e da igualdade de direitos para todas as pessoas

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