Aula | 1° Ano | Tema Racismo ambiental | Design thinking

Aula | 1° Ano | Tema Racismo ambiental  | Design thinking 




Petroquimica de Santo André(SP)
Oque estudaremos? 

Racismo ambiental


Por que estudaremos? 


(EF03GE11) Identificar e comparar os diferentes impactos socioambientais (erosão, deslizamento, escoamento superficial entre outros) que podem ocorrer em áreas urbanas e rurais, a partir do desenvolvimento e avanço de algumas atividades econômicas.

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, hidrografia entre outros) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas, discutindo propostas para preservação e conservação de áreas naturais.

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia, direito à cidade entre outros) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive  

Como estudaremos? 


Design thinking

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Olá querido estudante, hoje estudaremos o Racismo Ambiental a partir do Design thinking, criando um projeto para enfrentar algum aspecto deste problema, veja o gráfico abaixo e compreenda o processo:



Passo 1: Empatizar

Assista o vídeo abaixo: 

Vídeo educativo

Sabendo que o racismo ambiental é um problema no mundo todo você deve escolher algum aspécto, alguma "dor" deste problema coletar a maior quantidade de experiências próprias e coletivas  a respeito do problema, sua questão central é: 

Com o segmento escolhido precisamos entender qual são os elementos do cenário. Quem são as pessoas envolvidas?


Como fazer isso?

  1. Mapeio o cenário total, quem são os envolvidos?
  2. Se tiver a oportunidade de ir a campo observe sem intervir.
  3. Se engaje, realize as atividades como ele realiza para realmente “se por no lugar”.
  4. Assista, veja como é o dia a dia deles, pergunte e ouça o que eles dizem sem interromper.
  5. Anote tudo, grave (se possível), desenhe colete todas as informações.

Passo 2: Foco 

Depois de observar e coletar dados na etapa anterior, na etapa 2 nós vamos definir qual problema será o foco do nosso projeto.

Escolher e definir com qual problema nós vamos trabalhar é primordial para manter o foco e não gerar soluções sem um objetivo claro.

Na primeira etapa você e sua equipe provavelmente mapeou várias oportunidades de inovar, para selecionar as ideias mais interessantes você pode seguir os seguintes passos:

  • Levar em consideração o ponto de vista do cliente. Quais “dores” são mais latentes?
  • Dentre essas dores, qual será o foco das soluções geradas? Escolha um problema para trabalharmos. Lembrando que estamos falando do “problema”, não a solução.
  • Se estiver difícil de decidir faça uma votação entre a sua equipe, de 3 votos para cada membro e selecione o problema mais votado.
  • No fim dessa etapa você deve ter três coisas definidas: qual a necessidade/problema a ser abordada? Quem é o público alvo? Qual a visão do projeto (objetivo)?.
Passo 3 :Idear

Colocando a mão na massa, em idear, você deve seguir os seguintes passos:

  • Reúna sua equipe e anote as ideias em uma folha que todos possam ver.
  • Faça muitas perguntas: Como nós poderíamos resolver o problema x?
  • Faça um Brainstorming, crie mapas mentais, esboce soluções.
  • Selecione as ideias mais interessantes. Faça uma votação entre a sua equipe (isso, novamente).
  • Escolha dois ou três ideias para prototipar. Depende do tamanho da sua equipe você pode dividi-la em duas ou três partes.

    Passo 4: Prototipar

Tudo que for construído nessa etapa serve única e exclusivamente para teste! Um protótipo é uma ferramenta de aprendizado. De maneira alguma se apegue a ele, lembre-se que ele possivelmente será descartado ao fim desse processo.

Um bom protótipo é aquele que você investe o mínimo de tempo, esforço e recursos financeiros para gerar aprendizado.

Em resumo: crie soluções de baixa fidelidade para testar hipóteses!

Podemos dividir essa etapa em duas fases: planejamento e construção.

Em planejamento comece respondendo a perguntao que queremos aprender com esse protótipo?

Escreva isso em um local visível para toda a equipe.

Desenhe o mapa do protótipo. Liste os envolvidos, as funcionalidades do protótipo e como as pessoas e o processo se relacionam.

Depois disso analise as ferramentas que você e sua equipe tem disponíveis, o tempo (não gaste mais do que um dia) e as expertises dos integrantes.

Praticamente tudo pode ser prototipado! Se está parecendo muito difícil, você provavelmente está querendo colocar mais detalhes do que o necessário no protótipo. Foque no que você quer aprender!

Definido o esqueleto do protótipo é hora de construir. Lembre-se o protótipo precisa ser testável de alguma forma, seja o interesse ou o uso direto.

Construa para gerar reações!

Passo 5: Testar

Na data combinada teste o seu protótipo com a turma e o professor, expondo processo de criação a dor, a ideia, a solução e o protótipo 

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