Araucária no Brasil | Estudante APROHGS

Araucária no Brasil

Estudante APROHGS

Pode-se afirmar que o tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação. O Brasil, por ter dimensões territoriais continentais que abriga oito tipos principais de vegetação natural, tais como Floresta Amazônica; Mata Atlântica; Caatinga; Cerrado; Pantanal; Campos sulinos; Mata de Araucária; Mangues.

Pode-se mencionar que a Mata de Araucária é chamada assim, pois sua vegetação é formada por árvores conhecidas como araucárias que possuem altitudes que podem variar entre 25 a 50 metros de altura, e troncos com até 2 metros de espessura. Suas sementes são conhecidas como pinhão e pode ser ingerido, e os galhos da árvore envolvem todo o tronco central. Todavia os fatores mais importantes para o desenvolvimento dessa planta é seu habitat, pois deve ser mantido através de clima e relevo apropriado. Outro fator existente é que as araucárias são encontradas em regiões de solo muito fértil, conhecido como “terra-roxa”, um solo de origem vulcânica e altamente produtivo, presente em uma pequena parcela (1%) do território nacional, fazendo com que a vegetação fosse suprida para o plantio de monoculturas e pastoreio. 

Dessa forma a Mata de Araucária tem predominância em pinheiros e se localiza no estado do Paraná, é uma vegetação típica de clima subtropical. Sua cobertura original é quase inexistente em razão da intensa exploração de madeira para fabricação de móveis. A mata de araucárias é encontrada na região Sul do Brasil e onde se encontra relevos mais elevados na Região Sudeste. É conhecida também como Pinheiro do Paraná, encontra-se ameaçada de extinção. Os dados atuais são alarmantes, apenas 1,2% de sua cobertura original encontra-se preservada, e apenas 0,22%, estão sob a proteção de Unidades de Conservação (UC), mostrando assim os riscos que a vegetação corre atualmente. 



Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/os-tipos-vegetacao.htm

Leia também:

Floresta Amazônica, nosso patrimônio | Estudante Aprohgs

Comentários