CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE PAISAGEM | Liz Abad MAXIMIANO

Resumo: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE PAISAGEM  |  Liz Abad MAXIMIANO

Prof. William Poiato

Liz Abad Maximiano Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, especialização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, meio ambiente - diagnóstico e impactos ambientais; desenvolvimento sustentável, estudos socioambientais, geopolítica, conservação e inovação tecnológica; docência em nível superior - graduação, - e pós-graduação, nível especialização; trabalhos publicados e aquarela[1]. Analisaremos seu texto "Considerações sobre o conceito de paisagem".

Na 'introdução' o autor nos lembra que a noção de paisagem existe desde muito antes deste conceito científico, ou da própria palavra, pinturas rupestres já mostram uma "percepção direcionada a alguns
componentes do ambiente"à exemplo de Lascaux na França. Mais adiante na história a filosofia, religião e própria disposição natural dos elementos ao gênero humano em cada região, criando concepções bastante diferentes para Paisagem. No fundo "as diversas disciplinas científicas e mesmo o senso comum têm uma explicação própria do que seja paisagem. Há variações do conceito, conforme a disciplina que o elabora, mas também há parâmetros mais ou menos comuns mantidos nas definições." 


Lascaux- França



No texto Maximiano se propõe a expor 'a noção de paisagem da antiguidade ao séc. XX'. Nos lembra que a relação do homem com a paisagem e muito antiga; que os Egípcios, Mesopotâmios, Assirios e Romanos já criavam relação com ela em seus jardins internos às cidades, de certa forma a relação era  "de uma certa precaução, delimitada pelo conhecimento da realidade circundante. Ainda hoje o conhecimento da realidade define como se vê a paisagem, embora haja valores diferentes, como o econômico, o estético e o religioso".  Ou seja, havia, inclusive na arte, uma oposição entre homem e natureza. Já no Oriente, marcadamente China e Japão da antiguidade, os jardins e símbolos que remetiam a paisagem também remetam à arte a ao sagrado, a natureza é pintada como algo seguro, subjetivo e emocional.

No ocidente a primeira palavra a se relacionar com a paisagem foi "landschaft" um termo da idade média que se designa à uma região de dimensões médias com pequenas ocupações humanas. No iluminismo o termo se associa à quadros de paisagem, no renascimento francês surge o termo "paysage" como espaço ao redor delimitado e delimitante, o termo também se associa à estética; enquanto isso n século XVII a paisagem inglesa era pintada com muros e delimitações, de forma mais humana, inaugurando a noção de "landscape planning". Durante todo este período a intervenção humana para alterar a disposição natural era lembrada como 'arte dos jardins' a ampliação deses conceito (tanto no oriente como no ocidente) passa a ser lembrada como paisagismo, conceito carregado até o sec. XX.

Landschaft mit Regenbogen | Peter Paul Rubens


É discutida também a "representação da paisagem" onde ela é essencial para construção da paisagem, porém a paisagem natural ou seja a natureza como algo não hostil entra em voga apenas na virada do séc. XV ao XVI, no mundo ocidental, especialmente com escritos de Montaigne, relatando sua viagem à Itália no século XVII, e aquarelas do holandês Albrecht Dürer, produzidas em sua viagem aos Alpes austro-italianos, de 1495 a 1505. 

Burg arco dürer 1495



Após isso podemos falar de uma "construção do conceito de paisagem", o predecessor da geografia e viajante Humboldt mostrou em seus escritos do Séc. XVIII u interesse pela "paisagem", demonstrando sua variação conforme a natureza do solo e sua cobertura vegetal. Já no século XIX outro predecessor da geografia também descreve em seus conceitos a paisagem, Ratzel tentava criar uma relação entre sociedade e natureza, onde a segunda -em geral- determinava a primeira, seus pensamentos foram assimilados pela Landschaftskunde, uma ciência da paisagem, na Russia também surge o “Complexo Natural Territorial” (CNT), em geral esta paisagem científica tem a vegetação como fator central, isso segue até entre anos 40'-70 e a URSS que trabalham na separação das paisagens naturais (complexos físico químicos), porém em 1925 Carl Sauer já havia proposto a soma de características humanas e uma interindependência entre natureza e humanidade, o seja a inter pendencia entre a cultura e natureza. Por fim, no Congresso da União Geográfica Internacional – UGI, em Amsterdã (1938), Carl Troll trouxe o conceito de biogeografia (estudo ecológico) para paisagem e uma visão horizontal, ligando-a ao horizonte (como na arte) e outra de método, vertical, ligando-a a leitura de mapas intercalando ecologia, geografia, botânica, zoologia, comportamento animal, arquitetura e sociologia.

paisagem vertical-Floreta Amazônica



Logo, ao nos introduzir todo este debate, o autor entende que já podemos debater diferentes "conceitos de paisagem" que serão organizados abaixo já avisando que "os significados do termo paisagem se diversificam a cada definição de dicionário e tornam-se mais complexos, conforme os usuários": 

i.   UNESCO-ONU: simplesmente a estrutura do ecossistema

ii. Conselho Europeu: o meio natural, moldado pelos fatores sociais e econômicos, torna-se paisagem, sob o olhar humano

iii. Paysage (Francês): refere-se principalmente aos aspectos visuais ou em holandês 'visueel
landschap'.

iv. Landschaft (Alemão): Noção de território, ou em inglês landscape, também traduzido para o Ruso como mesnost e ourotchitche.

vi. Pedologia: o resultado da interação entre os fatores de formação do solo, e que, portanto, deve ser considerada a posição do solo na paisagem.

vii. Agronomia: expressão da relação entre vertentes e propriedades dos solos, onde ocorre uma relação inversa entre os ângulos de inclinação das vertentes e a espessura do horizonte A dos solos. O conjunto destas variações formaria uma paisagem.

viii. Políticas públicas: pode ser identificada como um conjunto de formas e habitats ligados por corredores naturais

ix. Paisagismo: considera o papel das plantas importante como expressão de paisagem

x. Arquitetura: conjunto de distinções estéticas 

representando os usos da paisagem


Após vermos todos estes usuários do conceito, devemos entrar na geografia, ou 'no conceito de paisagem na geografia' e sabemos que "entre os geógrafos há um consenso de que a paisagem, embora tenha sido estudada sob ênfases diferenciadas, resulta da relação dinâmica de elementos físicos, biológicos e antrópicos. E que ela não é apenas um fato natural, mas inclui a existência humana". Abaixo seguem algumas interpretações: 

a) SAUER (1998) : "O conteúdo cultural da paisagem, para este autor, é a marca da existência humana em uma área. Em outras palavras, a cultura seria o elemento que, agindo sobre o meio natural, resulta na paisagem cultural."

b) DANSEREAU (1946): "considera como objeto da pesquisa a influência exercida pelo homem sobre a natureza, comunidades vegetais e animais. O material a ser estudado é a paisagem. O método de estudo é a documentação histórica. Assim, há, em primeiro lugar, uma noção de paisagem natural, que existe sem o ser humano, mas que passa a ser alterada por ele."

c) BERTRAND (1972): a paisagem não seria a simples junção de elementos geográficos que resultaria em uma paisagem, mas a combinação dinâmica, instável, dos elementos físicos, biológicos e antrópicos.

d) FORMAN (1995): um conjunto integrado e repetido de elementos espaciais, caracteriza uma paisagem.

e) SOTCHAVA (1978) pensa a paisagem como um geossistema consiste em classes hierarquizadas do meio natural. Possui três escalas de grandeza: planetária, regional e topológica

f) Fel  (1978), considerou a paisagem como ponto de partida para análise de compartimentos - políticos, econômicos e orgânicos - do espaço geográfico. Este, possui caráter mais abstrato, de totalidade, enquanto a paisagem lembra parcela e fração.

Após uma visão geral dos autores fora do Brasil, devemos entender "o conceito de paisagem na geografia brasileira", organizaremos em pensadores para tentar deixar mais didático, vale lembrar que nos influenciamos muito nos franceses e atualmente nos ingleses e estadunidênces:

  1. Jurandyr Ross: Influência inglesa, a paisagem pode ser compartimentalizada em ZEE (zoneamento ecológico-econômico)
  2. Aziz Ab'Saber: Influência francesa, a paisagem poderia ser compreendida como domínios morfoclimáticos (relação cobertura vegetal, tipo de clima e modelado predominante do relevo)
  3. Dantas e Coelho Netto (1995), a paisagem pode ser considerada "sob um enfoque geohidroecológico: “estudo integrado do meio geobiofísico (relevo-rocha-solovegetação- fauna-uso), que regula a distribuição das águas pluviais no domínio das encostas e, conseqüentemente, a dinâmica dos processos geomorfológicos (intemperismo, erosão e deposição), em diferentes escalas espaço-temporais
  4. CASTILLO (2002) adverte sobre o engano de uma redução da geografia a análises de produtos de sensores remotos e conseqüente confusão entre paisagem e espaço geográfico. Para o autor, paisagem é a “materialidade congelada e parcial do espaço geográfico”; sendo sua manifestação.
Em suas conclusões Maximiniano nos diz que "assim, como objeto do interesse da pesquisa, a paisagem pode ser entendida como o produto das interações entre elementos de origem natural e humana, em um determinado espaço. Estes elementos de paisagem organizam-se de maneira dinâmica, ao longo do tempo e do espaço. Resultam daí feições e condições também dinâmicas, diferenciadas ou repetidas, o que permite uma classificação, ao agruparse os arranjos similares, separando-os dos diferentes. No todo, forma-se um mosaico articulado. Este processo poderá ser tão detalhado ou amplo, quanto interesse ao observador."

E por fim arremata
"Paisagem não é o mesmo que espaço geográfico, mas pode ser compreendida como uma manifestação deste. O espaço é o objeto de estudo da geografia, enquanto a paisagem poderia ser entendida como uma medida multidimensional de compreensão de um lugar"



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