Aula | 3° ano | LED | 4° Bimestre

 Aula | 3° ano | LED | 4° Bimestre



1. Convocação para a Missão em Hogwarts 



    • Objetivo: Introduzir a aula com gamificação, promovendo escrita autônoma e trabalho coletivo (EF03TPA12, EF03LP34, EF03LP19).
    • Contexto Gamificado: As crianças são “bruxos e bruxas” convocados por Dumbledore para uma missão no “Torneio Digital de Hogwarts”. Cada aluno recebe um “Pergaminho de Inscrição” onde escreve seu nome, reforçando a escrita convencional de palavras frequentes (EF03LP34).
    • Atividade:
      • Divida a turma em casas de Hogwarts (Grifinória, Sonserina, Corvinal, Lufa-Lufa) por sorteio (ex.: “Chapéu Seletor” com nomes em uma caixa ou app simples). Isso promove trabalho em grupos (EF03LP12).
      • Explique que as casas ganharão Pontos Mágicos ao completar quatro desafios digitais: criar um relato mágico, produzir um cartaz de valores, explorar ícones do mundo mágico e investigar um mistério. Mostre um placar (quadro, slide ou app como ClassDojo) para registrar os pontos.
      • Peça que cada aluno relate oralmente uma experiência recente (ex.: “O que você fez de mágico ontem?”) para aquecer (EF03LP19 – relatar experiências).
    • Materiais: Papel para “pergaminhos”, canetas, placar (quadro ou digital).
    • Currículo Oculto: Reforça escrita autônoma (EF03LP34), produção oral (EF03LP19), e trabalho coletivo (EF03LP20).
    • ODS: ODS 4 (Educação de Qualidade) ao engajar os alunos de forma lúdica.

      https://profpoiato.blogspot.com/2025/09/padlet-entrega-de-licoes.html

2. Cultura Digital (Exploração de Diferentes Formas de Comunicação)



  • Objetivo: Explorar novos modos de entender o mundo através de diferentes formatos, como imagens, ícones e textos.
  • Atividade Sugerida:
    • Caça ao Símbolo: Prepare uma atividade onde as crianças exploram a escola ou imagens em um ambiente controlado para identificar diferentes símbolos (como ícones de banheiro, reciclagem, saídas de emergência). Depois, discutam o que esses símbolos comunicam e como ajudam na organização do cotidiano.
    • “O Mundo em Ícones e Imagens”: Mostre ícones e imagens de diferentes culturas ou aplicativos digitais e peça aos alunos que interpretem o que veem. Em seguida, conversem sobre como esses elementos ajudam na comunicação e no entendimento do mundo de forma universal.
  • Material: Imagens e ícones impressos ou em slides, cartazes para criar um mural de símbolos e ícones identificados pelos alunos.

    Link de entrrega



3. Investigação e Pensamento Científico (Exploração de Recursos Midiáticos para Solução de Problemas)



  • Objetivo: Expressar experiências cotidianas usando mídias digitais, como um relato jornalístico (EF03TPA12, EF03LP15 – escrever relatos, EF03LP14 – escrever legendas).
  • Contexto Gamificado: Os alunos são “jornalistas do Profeta Diário” que criam um relato digital sobre um dia em Hogwarts, inspirado em suas experiências na escola.
  • Atividade:
    • Em duplas (trabalho em duplas, EF03LP12), as crianças escolhem uma experiência cotidiana (ex.: um momento no recreio, uma aula divertida) e criam um “artigo” para o Profeta Diário. No LED, usam um tablet com um app simples (ex.: Canva, Google Slides) para adicionar uma imagem (ex.: foto da escola ou desenho digital) e uma legenda ou frase curta (ex.: “Bruxinhos brincam no pátio mágico!”, EF03LP14).

      Relato Mágico do Profeta Diário

      Instruções para os Bruxinhos

      1. Escolha uma experiência do seu dia na escola (ex.: brincadeira no recreio, uma aula divertida).

      2. Crie um “artigo” para o Profeta Diário:

        • Selecione ou desenhe uma imagem que represente a experiência.

        • Escreva uma legenda ou frase curta (ex.: “Bruxinhos do 3º ano descobrem um feitiço novo!”).

        • Revise para evitar palavras repetidas (ex.: use “amigos” em vez de repetir “bruxinhos”).

      3. Apresente seu relato na roda de conversa, contando por que escolheu essa experiência.

      Exemplo

      Imagem: Desenho de um pátio com crianças brincando.
      Legenda: “No recreio mágico, os bruxinhos da Grifinória jogaram quadribol!”
      Apresentação: “Escolhemos o recreio porque foi divertido correr com os amigos.”



    • Se não houver tablets, as crianças desenham a cena e escrevem a legenda em papel, revisando para evitar repetições (EF03LP22 – coesão).
    • Cada dupla apresenta o relato na roda de conversa, explicando sua experiência (EF03LP19 – relatar experiências).
  • Pontuação: Pontos por criatividade, clareza e coesão no texto.
  • Materiais: Tablets com Canva/Slides, imagens impressas, papel, canetas.
  • Currículo Oculto: Promove escrita (EF03LP15, EF03LP14, EF03LP22), produção oral (EF03LP19), e trabalho em duplas (EF03LP12).
  • ODS: ODS 4 (Educação de Qualidade) ao estimular expressão criativa.

  • 4. Cartaz Mágico de Valores



    • Objetivo: Ampliar o conhecimento por meio de imagens, ícones e textos, explorando novos modos de ler o mundo (EF03TPA14, EF03LP07 – ler para estudar temas).
    • Contexto Gamificado: Os alunos são “exploradores do Livro Mágico de Hogwarts” que decifram ícones e imagens para aprender sobre o mundo mágico.
    • Atividade:
      • Apresente uma seleção de ícones e imagens digitais (ex.: varinha, coruja, chapéu seletor) em um tablet ou impressos. Peça que as crianças, em duplas (EF03LP12), identifiquem o que cada ícone representa (ex.: “A coruja leva mensagens”) e escrevam uma frase curta explicando (EF03LP14).







      • Mostre um texto curto ou vídeo (ex.: descrição de Hogwarts ou um clipe sobre criaturas mágicas) e peça que selecionem um ícone que resuma o tema (EF03LP07)



        .

      • Cada dupla compartilha sua frase e escolha na roda, explicando o significado (EF03LP18 – expor aspectos de temas).


    • Pontuação: Pontos por criatividade e clareza nas interpretações.
    • Materiais: Tablets com imagens, impressões de ícones, papel, canetas, projetor para texto/vídeo.
    • Currículo Oculto: Promove leitura (EF03LP07), escrita (EF03LP14), produção oral (EF03LP18), e trabalho em duplas (EF03LP12).
    • ODS: ODS 4 (Educação de Qualidade) ao explorar novos modos de leitura




Comentários