Aula | 2° ano | LED | 4° Bimestres

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1. Jornal do Profeta Diário Digital



  • Objetivo: Interagir com mídias digitais para comunicação, ampliando o repertório criativo (EF02TPA15, EF02LP16 – escrever bilhetes/cartões, EF02LP20 – apresentar ideias).
  • Contexto Gamificado: Os alunos são “jornalistas do Profeta Diário” e devem criar uma edição digital do jornal de Hogwarts com notícias sobre a escola ou o mundo mágico.
  • Atividade:
    • Em duplas (trabalho em duplas, EF02LP13), as crianças escolhem uma mídia para contribuir com o jornal: uma imagem (foto ou desenho), um áudio curto (ex.: “Notícia: Novo feitiço aprendido!”) ou uma frase escrita (ex.: “Hagrid encontrou um unicórnio!”). Devemos escrever recortar e colar formando nosso jornal ficticio 






    • Cada dupla escreve (ou dita ao professor, EF02LP13) uma legenda ou notícia curta, respeitando a situação comunicativa (EF02LP16). Exemplo: “Foto do Salão Principal: Todos comemoram a vitória na Copa das Casas!”.
    • Apresente o “jornal” (projetado ou em papel) em uma roda de conversa, onde cada dupla explica sua contribuição (EF02LP20 – apresentar ideias).
  • Pontuação: Pontos por criatividade, clareza e colaboração.
  • Materiais: Tablets com apps de edição (Canva, Slides), imagens impressas, papel/canetas para versão manual, gravador de áudio (se disponível).
  • Material: Imagens impressas ou digitais, vídeos curtos, sons (músicas ou gravações simples).

2. Cartaz Mágico de Valores



  • Objetivo: Analisar mídias e expressar ideias para promover participação social e cidadã (EF02TPA16, EF02LP07, EF02LP30 – analisar aspectos gráficos).
  • Contexto Gamificado: Os alunos são “artistas de Hogwarts” criando um “Cartaz Mágico” para espalhar valores como amizade, respeito ou cooperação pelo castelo.
  • Atividade:
    • Mostre um vídeo curto (2-3 minutos) sobre valores, como uma animação da Turma da Mônica sobre amizade



      . Pergunte: “Qual é a mensagem deste vídeo?” ou “Por que esse valor é importante?” (EF02LP07).

    • Em grupos (trabalho em grupos, EF02LP09), as crianças criam um cartaz digital ou em papel sobre um valor (ex.: amizade). Elas escolhem uma imagem (digital ou desenhada), adicionam uma frase curta (ex.: “Amigos ajudam como Harry e Ron!”, EF02LP14) e explicam as cores/imagens usadas (EF02LP30).
    • Apresente os cartazes em uma roda de conversa (EF02LP22 – emitir opiniões), discutindo como os valores podem ser aplicados na escola.
  • Pontuação: Pontos por criatividade, reflexão crítica e trabalho em equipe.
  • Materiais: Tablets com apps de edição (Canva, Slides), papel, canetas, post-its, projetor para o vídeo.

3. Caça-Respostas no Caldeirão Mágico



  • Objetivo: Formular hipóteses e buscar respostas usando mídias digitais de forma lúdica (EF02TPA17, EF02LP19 – formular perguntas).
  • Contexto Gamificado: Os alunos são “alquimistas de Hogwarts” que jogam perguntas no “Caldeirão Mágico” para investigar curiosidades do mundo.
  • Atividade:
    • Mostre um vídeo educativo curto (ex.: “Por que o céu é azul?” ou “Como as árvores crescem?”, disponível em National Geographic Kids ou offline). Pergunte: “E se fosse diferente? O que aconteceria?” (ex.: “E se o céu fosse verde?”). Em duplas (EF02LP13), as crianças formulam uma pergunta ou hipótese (EF02LP19).








    • Cada dupla grava a pergunta em áudio (ex.: “Por que as estrelas brilham?”) ou escreve/dita ao professor. Se possível, mostre um vídeo curto para responder uma ou duas perguntas selecionadas.
    • Exiba as perguntas no “Caldeirão de Respostas” (projetor ou quadro) e discuta possíveis respostas em uma roda de conversa (EF02LP20).
  • Pontuação: Pontos por perguntas criativas e participação.
  • Materiais: Tablets para vídeos/áudios, vídeos educativos curtos, papel para anotações (se necessário).

4. Cerimônia no Salão Principal



  • Contexto Gamificado: Reúna os alunos no “Salão Principal” para anunciar a casa vencedora com base nos pontos acumulados.
  • Atividade:
    • Reforce os conceitos: “Vocês criaram um jornal mágico, espalharam valores com cartazes e investigaram o mundo como alquimistas digitais!”.
    • vamos fazer um “Certificado de Mestre do Feitiço Digital” (impresso ou digital) com o nome de cada aluno, que eles podem escrever ou confirmar (EF02LP11).
    • Pergunte: “Qual foi o momento mais mágico da aula?” para promover reflexão (EF02LP21 – relatar experiências).



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