Aula 7° ano | Industrialização | Recursos energéticos

Aula 7° ano | Industrialização | Recursos energéticos



Olá estudante, você está em mais um modulo de Geografia, leia o tema abaixo: 

Por quê? O fornecimento de energia é resultante é resultante do trabalho do ser humano.

Como? Por meio de um quebra-cabeça sobre os tipos de usinas

O quê? Reconhecer os recursos energéticos mais utilizados no Brasil e no mundo e entender a importância do uso racional das fontes.

Passo a passo: 

a) Responda com sua sala: 

"De onde vem a energia elétrica de sua casa?"

b) Entre Na trilha da energia  e responda no seu caderno se sua observação inicial era verdadeira ou falsa 

c) Cada grupo receberá um quebra cabeça, o desafio é monta-lo.

d) Responda, qual tipo de energia  correspondia ao seu quebra cabeças? 

e) Cole os quebra cabeças em folha de suporte e exponha-o

f) Com pesquisas, responda as questões abaixo em seu caderno e justifique sua resposta: 

1) Apesar de um relativo declínio nas últimas décadas, esse recurso natural continua sendo a mais importante fonte de energia da atualidade. Trata-se de uma fonte não renovável e que atua na produção de eletricidade, combustíveis e na constituição de matérias-primas para inúmeros produtos, como a borracha sintética e o plástico.

A descrição acima refere-se:
2) Enumere a segunda coluna a partir da primeira, classificando corretamente as diferentes fontes de energia existentes.
Coluna 01
(1) Fontes renováveis
(2) Fontes não renováveis
_________________________________
Coluna 02
( ) Energia do Carvão
( ) Energia Eólica
( ) Energia Solar
( ) Energia do Petróleo
( ) Energia Geotérmica
( ) Energia Atômica
( ) Energia das Ondas das Marés
3) O Brasil é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o que justifica, em partes, o fato de esse tipo de energia ser bastante utilizado no país. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia, mas vale lembrar que não existem formas 100% limpas de realizar esse processo. Descreva outras vantagens das hidroelétricas:
4) A construção das grandes usinas hidrelétricas foi uma tônica central no âmbito da produção de eletricidade e fontes de energia do Brasil. No entanto, em virtude das ressalvas, polêmicas e protestos contra os impactos ambientais gerados, o governo brasileiro vem adotando alternativas a essa estratégia.
Além da busca por outras matrizes energéticas, uma medida adotada foi:
5) “No ano passado, 45,8% da energia usada pelos brasileiros veio de fontes renováveis (…). É a matriz mais equilibrada entre as nações mais populosas ou ricas do planeta. A média mundial de uso de energias renováveis é de 12,7%; essa média cai para 6,2% entre os 30 países-membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que inclui os Estados Unidos e as mais ricas nações do globo”.
MONTÓIA, P. Brasil: Energia múltipla. Planeta Sustentável. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 05 jun. 2015.
Os recursos naturais renováveis e não renováveis,mais utilizados como fontes de energia no Brasil são:
6) “Entre as grandes obras, a usina de Balbina, construída no meio da bacia sedimentar amazônica, a aproximadamente 200 km ao norte de Manaus, foi a que causou os maiores prejuízos. (…) Sua represa, que inundou 2594 km² da Floresta Amazônica, produz somente 250 MW, energia que abastece apenas 50% das necessidades de consumo de Manaus. Em suma, Balbina possui uma represa com dimensões comparáveis às de Tucuruí, mas a energia que pode produzir é praticamente irrisória (17 vezes menor que Tucuruí)”.
SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 2010. p.521.
O fator geográfico que explica a menor produtividade da usina de Balbina em relação à de Tucuruí é:
7) “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque:
8) As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.
Diante dessas considerações, analise as afirmativas a seguir:
I. O Petróleo refinado pode ser considerado uma fonte de energia secundária e não renovável.
II. A energia solar, na sua função de aquecimento do ambiente e iluminação da Terra, deve ser entendida como uma fonte primária.
III. O Etanol, em virtude de sua produção agrícola geralmente ineficiente, não pode mais ser considerado uma fonte de energia renovável.
IV. Podemos concluir que toda energia primária é renovável.
Estão corretas as alternativas:
9) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?
10) Sobre fontes de energia alternativas, correlacione as proposições aos respectivos termos e assinale a alternativa que contenha a ordem correta:
(  ) A energia é obtida por meio da intensidade dos ventos.
(  ) A obtenção de energia provém do calor gerado no interior do planeta.
(  ) A energia é obtida por meio da queima de plantas, madeira, matérias vegetais e animais.
(1) Geotérmica
(2) Eólica
(3) Biomassa

 Até Breve: 

Fazer os exercícios da página 253 do Material Múltiplo.

Aula desenvolvida por: Prof Graça- Escola Luminova















Comentários