Transplante: um ato de amor ao próximo


Este texto é uma redação de uma de nossas estudantes, publicaremos por ser uma redação com estrutura modelo.
Estudante: Ezielma Braz
Orientador: Prof. William Poiato
Transplante: um ato de amor ao próximo
   A BBC, agência de noticia do Reino Unido, publicou em sua página na Internet, uma matéria sobre a doação de córneas no Sri Lanka. Segundo a agência o país asiático é “o país que dá seus olhos para salvar a visão do resto do mundo”.
Bandeira do Siri Lanka

   A doação de órgão é um ato de amor ao próximo. É a possibilidade de vida e saúde para outro ser humano quando você não poderá mais tê-la. Em algumas culturas a doação não é possível, pois não é permitida a violação do corpo, mesmo depois de morto. Em outras culturas a doação é estimulada. Diversos países fazem constantemente campanhas para doação de órgãos tentam demonstrar para a população os benefícios do transplante para aqueles que precisam. Na maioria das vezes a decisão de doar ou não cabe à família que nem sempre segue a decisão do indivíduo.
Estudante de novo colégio no país
Por outro lado é interessante saber que pessoas e, muitas vezes, religiões que não permitem violação aos seus corpos, depois de morto, para retirada de órgãos para doação não tem a mesma restrição para recebê-los. Sabemos que muitas pessoas não doam seus órgãos com medo que eles sejam retirados de seus corpos ainda vivos. A questão da doação e do momento em que ela será realizada tem que ser muito bem explicada, principalmente para camada da população com baixa informação. Quando se trata de questão cultural, é contraditório tentar entender como pode países de não doadores de órgão ser os grandes recebedores, e a não restrição cultura em ser transplantado, temos em contrapartida de respeitar as diferenças, mesmo aquelas consideradas contraditórias. 

Assim, independentemente de religião ou cultura, a postura do Sri Lanka, em relação ao transplante, deve ser admirada e copiada, pois seu banco de córnea esta salvando a visão e dando qualidade de vida ao redor do mundo.


Noticia:

Comentários